Abordagens e práticas de inovação

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Design for attachment
Esta seção define o que é design for attachment (algo como design para criação de vínculo emocional / apego) e diferencia de design for trust (confiança) e articula como um caso específico do design emocional. Traz ainda exemplos de design for attachment.
Design for Maintainability
Desde o início do desenvolvimento, deve-se aplicar regras de design para apoiar a criação de sistemas (produto, infraestrutura, equipamentos etc.) mais fáceis de manter e reparar ao longo do seu ciclo de vida. Visa tornar os produtos mais sustentáveis, econômicos e amigáveis para o usuário, garantindo que eles possam ser usados por mais tempo com menos dificuldades em caso de problemas ou necessidade de manutenção. Dessa forma, a longo prazo os custos e os desperdícios são reduzidos, pois ocorre um aumento da durabilidade do produto.
Design for six sigma
O DFSS surgiu da metodologia de qualidade Seis Sigma e estabelece processos alternativos ao Define-Measure-Analyze-Improve-Control (DMAIC) voltados ao desenvolvimento (design) de novos produtos e/ou processos de fabricação, com a aplicação de técnicas estatísticas para “projetar corretamente pela primeira vez” minimizando o efeito de fontes de vulnerabilidades do design que podem se propagar para a produção e fase de uso dos produtos.
Design of experiments
Design of Experiments (DoE) é uma metodologia sistemática e estruturada para planejar, conduzir e analisar experimentos (testes) em diversas áreas, como ciência, engenharia, marketing, pesquisa de mercado, gestão de operações, serviço e negócios. O DOE contribui para aumentar a qualidade e diminuir a taxa de falhas dos produtos e processos ao longo do ciclo de vida.
Design Thinking
Design thinking é uma abordagem ampla, que deu origem a muitas metodologias centradas no usuário para entendimento e ideação. Serve tanto para as fases iniciais da inovação, como para a resolução de problemas em geral.
Design Verification Plan and Report (DVP&R)
O Plano e Relatório de Verificação de Design (DVP&R) é um complemento do DFMEA para coordenar os testes e verificações especificadas nas ações recomendadas do DFMEA com o objetivo final de aumentar a confiabilidade dos produtos.
Developer Roadmaps
Traz uma série de roadmaps, melhores práticas, guias e vídeos de acesso gratuito para você se tornar um desenvolvedor de soluções de tecnologia de informação e comunicação.
Diagrama de Ishikawa (espinha de peixe)
O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta utilizada para buscar e analisar causas que afetam um efeito indesejado, que é identificado e analisado de forma sistêmica pela aplicação da ferramenta, integrando diversas categorias / tipos de causas.
Diagrama de Pareto
Diagrama empregado para se representar da maior a menor frequência de ocorrência um fenômeno para priorizar 20% das causas que provocam 80% dos problemas.
Diferenciação entre tipos, arquétipos e padrões de modelos de negócio
O uso desses termos é realizado de uma maneira mais formal na academia, e na prática há uma grande confusão, mesmo porque autores acadêmicos também não possuem consenso, principalmente se forem consideradas publicações mais antigas. A utilização desses termos traz muitas ambiguidades. Esta seção procura esclarecer as similaridades e diferenças entre esses termos.
Difusão da inovação
A teoria da difusão da inovação apresenta um modelo que explica como ocorre a aceitação (absorção) da inovação e com isso dá origem a conceitos importantes como a curva-S e os estágios de adoção para definição de categorias de clientes, que devem ser tratados de forma distinta.
DRBFM (design review based on failure mode)
O DRBFM é um método complementar ao FMEA e é utilizado para se analisar com profundidade preocupações relacionadas com falhas potenciais resultantes de mudanças de um design / produto já estável e robusto.
Economia Circular
Economia circular é uma abordagem de sustentabilidade, que visa mudar o paradigma produtivo de “extrair, produzir, descartar” da economia linear. Esta seção traz as principais características da economia circular e seus principais elementos.
Ecossistema Circular
Ecossistema circular integra conceitos de ecossistemas de inovação e empreendedorismo com a economia circular. Esta seção apresenta os principais conceitos e definições, suas características e elementos, as razões para uma empresa participar de um ecossistema circular, os gargalos e principais benefícios em co-criar valor circular colaborativamente e uma linha de tempo das principais publicações sobre este assunto.
Ecossistema de inovação e empreendedorismo
A maioria das empresas deveria criar ou participar de um ecossistema para criar e capturar valor em conjunto com uma rede de atores. Hoje em dia, é difícil encontrar uma empresa que consiga criar valor sozinha. Além disso, todo empreendedor independente deve procurar se inserir em um ecossistema para ter mais chances de sucesso. Nesta seção discutimos e comparamos as principais definições e termos relacionados, e apresentamos os principais aspectos dos ecossistemas.
Efeitos rebote de iniciativas da economia circular
A adoção da abordagem de economia circular visa criar valor de forma dissociada da degradação ambiental e social. Os efeitos rebote são consequências negativas e não intencionais que surgem na transição para a economia circular. Esses efeitos podem minimizar os resultados esperados com a adoção de estratégias e práticas de economia circular. Esta seção apresenta os aspectos introdutórios e uma visão dos principais fatores e suas relações para a obtenção de uma visão sistêmica deste fenômeno.
Effectuation
Effectuation é a lógica de pensamento dos empreendedores de sucesso, que aproveitam os recursos e competências disponíveis para criar novos negócios diante das incertezas do futuro. Seus princípios podem ser usados também no intraempreendedorismo das corporações, desde que as condições sejam favoráveis.
Elementos de valor
Esta prática apresenta dois checklists de elementos de valor na relação B2C e B2B para você checar, quais são os valores que as suas ofertas (produtos e serviços) são percebidas por seus clientes.
Empreendedorismo
O empreendedorismo, apresentado nesta seção como conceito geral, é dividido em empreendedorismo independente e empreendedorismo corporativo. Discutimos a sua importância e o papel do(a) empreendedor(a). Apresentamos a relação entre empreendedorismo e inovação.
Empreendedorismo independente
Empreendedorismo (independente) é a ação de criação de startups (empresas emergentes), normalmente associadas a novos negócios emergentes (inovação) que não surgiram a partir de iniciativas de uma empresa estabelecida (corporação).
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