Abordagens e práticas de inovação
Clique aqui para acessar a lista das abordagens e práticas em ordem alfabética
Saiba o que são abordagens e práticas
Na flexM4i,
- abordagem (e também teoria) é constituída por um conjunto de princípios, conceitos e/ou práticas que utilizamos para lidar com um problema ou situação (ou para tentar explicar no caso de algumas teorias).
- prática é um tipo específico de atividade profissional ou gerencial que contribui para a execução de um processo, e, na flexM4i, consideramos ainda que prática é uma generalização de: frameworks, metodologias, processos, métodos, ferramentas, e técnicas de inovação.
Acesse a seção “Termos que indicam tipos de conteúdos da flexM4I” se desejar ter uma visão integrada e pragmática desses termos.
Saiba mais sobre abordagens e teorias de inovação na flexM4i |
Biomimética
Biomimética é uma abordagem de aprender com a natureza e emular as formas naturais, os processos da natureza e os ecossistemas para criar soluções mais sustentáveis. Não se trata da apropriação de práticas da natureza e sim de usar a natureza como fonte de inspiração.
Brainstorming
O brainstorming é uma técnica utilizada para propor soluções a um problema através de uma reunião em que os participantes expõem sugestões e debatem contribuições coletivas. Pode ser aplicado desde o desenvolvimento de produtos e serviços até para a solução de problemas em geral.
Busca e registro de patentes
Patente é um direito ou título emitido por um órgão governamental (no caso do Brasil é o INPI) sobre uma invenção (com potencial de se tornar uma inovação), que concede a propriedade temporária sobre ela para proteger com relação a outros interessados em utilizá-la. A busca por patentes existentes é uma prática essencial nos dias de hoje, que pode preceder (ou não) o registro de uma patente.
Business Intelligence and Analytics
Apresentamos um conjunto de abordagens e práticas que tratam da transformação de dados brutos (estruturados ou não) em informações significativas e úteis para dar apoio à gestão de negócios e, portanto, também à gestão da inovação.
Business plan (plano de negócios)
É um documento que descreve um empreendimento para se conseguir apresentar e justificar o negócio perante stakeholders, tais como, investidores, parceiros, agências, clientes e sócios. Utilizado para a captação de recursos.
Capabilidades dinâmicas e ordinárias
Permitem o desempenho de funções administrativas, operacionais e de governança e compreendem as habilidades de reconfigurar, redirecionar, transformar e moldar a empresa e seu ecossistema. Obtê-las é a condição para se diferenciar e manter a competitividade, ou seja, inovar.
Checklist de estratégias de economia circular – CIRCit Scanner
Este checklist é um material de apoio para aplicação do Circular Strategies Scanner, mas pode ser utilizado de forma independente por todos usuários que desejam conhecer estratégias genéricas da economia circular, estruturadas segundo as categorias do Scanner com alguns exemplos.
Checklist para definir requisitos de produtos e serviços
Este checklist pode ser utilizado em diversos momentos para inspirar e avaliar se nenhum requisitos deixou de ser levantado durante o design e desenvolvimento de produtos, serviços e sistemas produto-serviço (PSS).
Circular Strategies Scanner
Esta ferramenta pode ser utilizada para você conhecer e compreender quais são as estratégias genéricas da economia circular. Pode ser aplicada no início de projetos de implementação da economia circular para mapear a situação atual da sua empresa e para definir estratégias iniciais que direcionem iniciativas de economia circular.
Clima organizacional e estilos de liderança
O clima organizacional influencia os comportamentos dos membros da organização. O estilo de liderança é a forma como um líder orienta suas ações e decisões, moldando o ambiente e a dinâmica da equipe dentro da organização. Esses elementos do design organizacional são tratados de forma integrada, pois há uma sinergia entre eles. Mostramos como eles devem ser alinhados e complementados pelos perfis de profissionais da inovação. Listamos ainda ações para melhorar o clima organizacional e promover uma cultura de colaboração e segurança psicológica.
Competitive Intelligence
Faz parte da market intelligence, que é parte da business intelligence (BI). Seu foco é analisar e monitorar os concorrentes e suas estratégias, com base na coleta e análise de informações sobre a concorrência, permitindo que a empresa entenda a posição competitiva, as estratégias e as ações dos concorrentes.
Conexão com startups
É um conjunto de mecanismos e práticas que resultam em iniciativas de inovação aberta, nas quais as empresas estabelecidas (corporações mas também empresas médias) interagem com startups com o objetivo de melhorar o seu desempenho em inovação.
Consumer / customer intelligence
É uma das inteligências que faz parte da business intelligence (BI). Seu foco é entender o comportamento, as preferências, as necessidades e as expectativas dos consumidores como um todo, independentemente de terem um relacionamento direto com a empresa para tomar decisões estratégicas e táticas em relação ao marketing, vendas, atendimento e relacionamento com o cliente com base em dados sobre os clientes.
Consumer behavior
É uma disciplina acadêmica que examina os aspectos psicológicos, sociais e culturais que moldam o comportamento do consumidor para entender como os consumidores tomam decisões de compra, quais são os fatores que influenciam suas escolhas e como eles se comportam durante o processo de compra. Traz o embasamento teórico para a atuação do consumer / customer intelligence, que engloba a social e social media intelligence.
Content Intelligence
É o campo da inteligência artificial que se concentra na coleta, análise e interpretação de dados relacionados ao conteúdo digital. Envolve o uso de técnicas e ferramentas para extrair insights significativos sobre o desempenho, eficácia e impacto de conteúdo como blogs, artigos, vídeos, posts de mídia social, entre outros. Pode ser considerada uma disciplina especializada dentro da área mais ampla de data analytics, focada na análise e interpretação de dados não estruturados. A content intelligence pode ser considerada uma prática transversal e básica para várias áreas de inteligência.
Contextual Intelligence
Visa entender como os consumidores se envolvem com os conteúdos produzidos por uma empresa, o que revela insights profundos sobre o comportamento do usuário, e isso pode ser aproveitado para fornecer publicidade mais relevante, resultando em uma melhor experiência e campanhas mais eficazes.
Contratação de serviços de inovação
Diversas práticas de inovação corporativa, aberta e empreendedorismo corporativo podem envolver transações comerciais que necessitam do fechamento de contratos de prestação de serviços entre os interessados. A contratação também pode envolver uma assinatura de um “innovation as a service”.
Corpo de conhecimentos (BOK: body of knowledge), norma, modelo e framework de processos
São referências para se definir um modelo de processo para uma empresa específica e alguns trazem requisitos e diretrizes que têm de ser considerados na gestão da inovação.
Corporate Venture Building (CVB)
É um mecanismo de inovação / empreendedorismo corporativo para criação e. eventualmente, gerenciamento de novos negócios ágeis e escaláveis (startups) de forma intencional e sistemática
Corporate Venture Capital (CVC)
Modalidade de investimento das corporações (empresas estabelecidas) em startups para receber um retorno financeiro do investimento, mas o foco está no desenvolvimento de novas ofertas ou negócios alinhados com os seus interesses estratégicos. É um dos mecanismos da inovação aberta.