Circular Strategies Scanner

Análise e definição de estratégias de economia circular

flexM4i > abordagens e  práticas > Circular Strategies Scanner (versão 1.5)​
Esta ferramenta foi criada pelo projeto CIRCit Norden (leia mais em “origem desta ferramenta”)
Edição desta seção: Henrique Rozenfeld (roz@usp.br)

Esta ferramenta pode ser utilizada para você conhecer e compreender quais são as estratégias genéricas da economia circular. Pode ser aplicada no início de projetos de implementação da economia circular para mapear a situação atual da sua empresa e para definir estratégias iniciais que direcionem iniciativas de economia circular.

Introdução

Esta ferramenta está inserida no contexto da economia circular e foi utilizada no projeto CIRCit Norden e é uma das ferramentas da plataforma ready2loop (leia mais sobre isso no tópico “origem desta ferramenta”).

O Scanner é bem flexível e pode ser usado em várias situações, como as descritas no tópico “Quando você deveria utilizar esta ferramenta”, para atingir os objetivos descritos em “Por que você deveria utilizar esta ferramenta”:

A descrição das estratégias e exemplos estruturados por esta ferramenta é baseada em publicações que  descrevem a construção e algumas aplicações do Scanner. Foram ainda adicionadas explicações e exemplos adicionais para facilitar o entendimento dos seus usuários.

Leia o tópico “Estratégias de economia circular” da seção principal sobre economia circular para localizar o contexto de aplicação desta ferramenta.

Origem desta ferramenta

O Circular Strategies Scanner é uma das 32 ferramentas desenvolvidas no projeto CIRCit Norden, um projeto para apoiar as empresas dos países nórdicos a descobrir oportunidades da economia circular. É a ferramenta utilizada no início de todos os pacotes de trabalho desse projeto, descritos em seis workbooks. Ela está descrita no site do projeto, no qual você pode fazer o download do template original (em inglês).

Uma nova versão desta ferramenta, com o mesmo conteúdo, está no repositório de ferramentas da metodologia ready2loop. Somente o desenho do template é diferente.

O ready2LOOP é uma plataforma na web para a realização de uma auto-avaliação e definição de ações para a sua empresa seguir em uma jornada de implementação de estratégias e práticas da economia circular. A flexM4i tem uma seção que introduz a ready2loop e remete para o site da plataforma.

O desenvolvimento do Scanner, as estratégias de cada categoria e exemplos estão descritos no artigo “Developing a circular strategies framework for manufacturing companies to support circular economy-oriented innovation” (Blomsma et al., 2019).

O  Circular Strategies Scanner possui a licença de creative commons CC BY-ND, que permite sua reutilização, mas o seu compartilhamento não pode ser apresentado em uma forma adaptada. Os autores permitiram que as seguintes adaptações fossem realizadas: tradução para o português, adição de outros exemplos, simplificação da figura do Scanner para a sua apresentação na web, mas com acesso a figura original (o template para aplicação contém a figura completa). 

Descrição resumida

O Scanner é constituído por:

  • um quadro (framework) com campos, que representam categorias de estratégias de economia circular para empresas de manufatura, como ilustra a próxima figura, que é uma simplificação do framework original e
  • instruções de como utilizar.

Figura 928: visão simplificada das categorias das estratégias de economia circular do Circular Strategies Scanner
Adaptado de: Blomsma et al. (2019)

A descrição das categorias do Scanner, das estratégias e os exemplos correspondentes está em um checklist de estratégias de economia circular. Na seção atual descrevemos quando, por que e como utilizar esta ferramenta. O checklist deve ser utilizado em conjunto e pode ser impresso como material de apoio à aplicação do Scanner.

O Scanner pode ser usado em um workshop na forma de um pôster, no qual os participantes colam adesivos (post its) que representam estratégias da economia circular.

Os próximos dois tópicos complementam a descrição resumida.

Quando você deveria utilizar esta ferramenta?

Você deveria aplicar essa ferramenta no início de uma iniciativa de economia circular para atingir os objetivos listados no próximo tópico. Exemplos de iniciativas:

  • durante a definição das estratégias de negócio e indicadores relacionados com as estratégias de economia circular;
  • antes de definir um modelo de negócio circular;
  • durante a definição de diretrizes (guidelines) e práticas para o design e desenvolvimento de produtos e serviços circulares;
  • no momento de definição de estratégias de fim de uma fase de uso dos produtos para recirculação de produtos, componentes e materiais;

No projeto CiRCit, no qual essa ferramenta foi desenvolvida, ela foi utilizada no início de cada pacote de trabalho do projeto e, por isso, está no início de cada um dos workbooks. No tópico “informações adicionais” mostramos mais detalhes dessas aplicações.

Por que você deveria utilizar esta ferramenta?
O Scanner é uma ferramenta bem simples de ser utilizada para:
  • você conhecer estratégias de economia circular (*1);
  • mapear a situação atual das iniciativas em economia circular da empresa;
  • gerar ideias que possam aumentar a circularidade da empresa e
  • criar uma visão compartilhada do potencial da economia circular, que oriente novas iniciativas.
(*1): Nos repositórios do projeto CIRCit e da plataforma ready2loop, nos quais as versões originais desta ferramenta estão disponíveis, é indicado que o usuário (facilitador do workshop) conheça o artigo de Blomsma et al. (2019) antes de aplicar o Scanner, porque nele a ferramenta é descrita em detalhes. Nesse artigo,  estratégias de economia circular de cada categoria do Scanner estão descritas com exemplos, que servem de inspiração para atingir os objetivos listados anteriormente.
O segundo objetivo após conhecer é mapear a situação atual.
A descrição da ferramenta no repositório do CIRCit, diz que “esse mapeamento pode ser usado como ponto de partida para uma varredura de novas oportunidades para aprimorar ou acrescentar estratégias adicionais de economia circular”.
As estratégias de economia circular evoluem, pois sempre novas estratégias e práticas são definidas e o Scanner permite que elas sejam estruturadas para atingir os objetivos colocados. No entanto, a fonte de estratégias para aplicação do Scanner, na versão atual, é o artigo da Blomsma et al. (2019) e, para a categoria de estratégias de recircular, o “Closing the Loop for a Circular Economy: CIRCit Workbook 5“ (Hildenbrand et al., 2020).
Essas publicações não serão atualizadas, pois são resultados da época do desenvolvimento e aplicações iniciais do Scanner. Além disso, são publicações em inglês e o artigo da Blomsma et al. (2019) é científico. A maior parte dos exemplos dessas publicações não são do Brasil. Isso torna difícil a compreensão e motivação pelas pessoas da prática no Brasil. Portanto, extraímos dessas publicações a lista atual de estratégias de economia circular, acrescentamos novos exemplos e adicionamos detalhes de outras fontes para explicar um pouco mais sobre as estratégias. Esse conteúdo está em uma seção separada da flexM4i:  “Checklist de estratégias de economia circular – CIRCit Scanner”. Sempre estaremos atualizando essa lista e adicionando novos exemplos.
O Scanner também é indicado como uma das ferramentas da plataforma ready2loop. A lógica de aplicação desta plataforma parte da realização de um diagnóstico da prontidão da empresa com relação à economia circular, ou seja, o quanto uma empresa já possui as condições (está pronta) para aplicar as estratégias de economia circular. Após a realização do diagnóstico, a plataforma ready2loop indica estratégias e práticas a serem aplicadas (diferenciadas por setor e posição dentro uma cadeia de suprimentos). Mesmo no contexto do ready2loop, o Scanner pode ser utilizado para se realizar um mapeamento simples e inicial de quais estratégias estão sendo aplicadas atualmente, assim como a identificação de novas estratégias.

Atividades para aplicação desta ferramenta

A sequência de atividades é a proposta a seguir. As atividades não estão numeradas para que a sequência possa ser adaptada / complementada em cada caso de aplicação. 

Preparação

Estabelecer o objetivo de aplicação da ferramenta, diante das alternativas:

  • conhecer / disseminar as estratégias de economia circular
  • mapear a situação atual da aplicação das estratégias de economia circular na sua empresa
  • definir novas estratégias: ideias de estratégias para utilização em novos modelos de negócios; para orientar o design de novos produtos e/ou serviços; para restaurar, reduzir e evitar impactos; para recircular produtos, componentes ou material; para logística; para economia de energia; uma combinação das anteriores.

Definir o time para aplicação: 

  • quais membros (setores, formação, competência)
  • facilitador(es): deve apoiar a aplicação da ferramenta
  • patrocinadores
As duas atividades anteriores podem ocorrer em outra sequência ou de forma intercalada. Conforme o objetivo, a formação do time pode mudar. O patrocinador, facilitador e alguns membros chave do time podem estabelecer o objetivo de aplicação.

Conhecer a ferramenta e estabelecer a dinâmica de aplicação:

  • estudo prévio desta ferramenta (o facilitador)
  • estudar e conhecer o checklist de estratégias de economia circular desta ferramenta (o facilitador) – consulte o checklist no material de apoio
  • levantamento prévio de informações sobre a situação atual (os membros da equipe)
  • definir se e quais ferramentas devem  ser aplicadas antes, depois ou em conjunto (relacionado com os objetivos) – opcional: montar um quadro que relaciona esta ferramenta com outras ferramentas
  • estabelecer o local de realização do workshop, sua duração, definição das atividades (facilitador e alguns membros podem adaptar as atividades de aplicação descritas a seguir, definindo responsáveis, se serão em grupo ou individualmente, com apresentações e discussões, ou não, etc.)

Providenciar material / condições para aplicação:

  • imprimir dois pôsteres do Scanner (template) no formato A0 ou em um ambiente virtual – ver material de apoio
  • post-its para aplicação presencial
  • reservar a agenda do local; solicitar que os participantes reservem a agenda e confirmar dias antes a participação 
  • material de apoio: checklist de estratégias, exemplos, padrões  e publicações (ver tópico específico)
Padrões são combinações de opções de configuração de elementos de modelos de negócio, que podem ser utilizados na configuração de modelos de negócio orientados para economia circular (Pieroni et al., 2019), mas que pode servir de inspiração para fomentar ideias de estratégias da categoria de “repensar e reconfigurar modelos de negócio”.   
  • o/a facilitador(a): Estudar a ferramenta (Scanner), checklists, exemplos, padrões e, eventualmente, publicações indicadas
  • membros do time: Levantar as informações necessárias, de acordo com a dinâmica estabelecida.

Aplicação (no workshop)

Nivelar os conhecimentos dos participantes sobre a ferramenta e o material de apoio: conforme o nível de dúvidas, o nivelamento pode ocorrer ad-hoc durante a preparação da aplicação 

Coletar e mapear no Scanner as iniciativas atuais de economia circular

  • os participantes podem ter coletado informações antes do workshop sobre possíveis iniciativas de economia circular
  • caso necessário, coletar informações durante o workshop (o que pode ser pouco eficiente) sobre iniciativas de economia circular
  • os membros do time devem registrar em post-its as iniciativas existentes e posicionar os post-its nos campos do Scanner (utilizar o checklist de estratégias e exemplos para ver se todas as possibilidades foram consideradas)
  • associar as estratégias existentes a elementos do negócio

Elementos de negócio podem ser:

  • por categoria ou por iniciativa (se houver mais de uma iniciativa por categoria), os membros devem indicar qual o nível de implementação da aplicação das estratégias

As opções para indicação do nível atual de implementação são:

  • compreende o potencial da estratégia
  • planeja realizar uma implementação piloto
  • realizando uma implementação piloto
  • planeja escalar a implementação 
  • a estratégia está escalando
  • a estratégia já está rodando completamente com toda a sua abrangência 

Analisar a situação atual: os membros do time podem discutir a situação atual e registrar algum insight, ideia, problema, desafio, oportunidade, que possam ser consideradas na 

Definir estratégias

  • propor estratégias

A proposição de estratégias pode ocorrer de várias maneiras, que devem ter sido definidas na dinâmica de aplicação do Scanner, definida na fase de preparação. Podem existir as seguintes opções:

  • brainstorming individual
  • brainstorming coletivo
  • utilizar o checklist de estratégias e exemplos como inspiração
  • lembrar que no brainstorming não deve haver críticas relacionadas às propostas
  • registrar na segunda impressão do template do Scanner propostas de estratégias de economia circular inexploradas (ou registrar em post-its de outra cor)
  • associar as estratégias a elementos de negócio da empresa

Comparar, consolidar, discutir e priorizar as estratégias

Há diversas ferramentas que podem ser utilizadas para realizar esta atividade:

Premissas, dicas e cuidados

  • Esta ferramenta é um passo inicial para fomentar ideias sobre estratégias de economia circular que podem ser desdobradas em outros artefatos, de acordo com os objetivos listados no tópico “Por que você deveria utilizar essa ferramenta”.
  • A utilização do Scanner foi pensada inicialmente no contexto do projeto CIRCit citado na introdução; veja nas “informações adicionais” as aplicações específicas do Scanner nesse projeto.
  • Considere o elemento / objeto associado à definição das estratégias, pois ele pode apresentar diferentes abrangências. Ele pode ser um novo: empreendimento, modelo de negócio (ou um componente do modelo de negócio), produto, serviço etc. Essa caracterização é importante para se limitar o escopo das iniciativas de economia circular e para se planejar sua implementação. Mas repetimos, as ideias resultantes das estratégias definidas constituem somente o passo inicial da implementação da economia circular na sua empresa.
  • Pode existir uma sobreposição de estratégias com práticas e economia circular, pois os exemplos podem remeter a práticas. Não se preocupe inicialmente com essa diferenciação. Os próximos passos para utilização dos resultados da aplicação do Scanner vão permitir que você defina quais práticas devem ser implementadas e quando.
  • Uma boa prática é realizar o workshop fora do local de trabalho para evitar interrupções e chamados urgentes.
  • A primeira atividade para aplicação do Scanner é “conhecer / disseminar as estratégias de economia circular”, que está documentada no checklist de estratégias de economia circular – CIRCit Scanner. Como são muitas estratégias e exemplos, defina uma dinâmica de estudo e, principalmente, de disseminação dessas estratégias para os membros do time que usará o Scanner.
Veja o tópico “Sequência para apresentação das categorias / estratégias” do checklist para definir a dinâmica de estudo e disseminação das estratégias de economia circular.
  • O facilitador deveria ter experiência em conduzir workshops e trabalhos em grupo e, se possível, com a ferramenta.
  • Se o trabalho for realizado presencialmente com quadros A0 e post-its, fotografe os resultados para permitir uma digitalização posterior do Scanner.
  • Monte um time multidisciplinar e diverso para poder obter insights de várias perspectivas e que ocorram críticas construtivas.
  • Um conhecimento prévio do que é economia circular é importante para se aplicar essa ferramenta.
Conheça e/ou divulgue a seção principal sobre economia circular, caso seja necessário nivelar os conhecimentos dos participantes. 

Material de apoio

Você pode escolher um dos três templates

Veja as citações do projeto CIRCit e da plataforma ready2loop no tópico “Origem desta ferramenta” 

Informações adicionais

A aplicação do Circular Strategies Scanner (CSS) é indicada no início de todos os workbooks do projeto CIRCit. Porém, as aplicações estão descritas em maior detalhes nas seguintes atividades / workbooks:

  • atividade 1 (entender onde você está) e atividade 2 (análise das motivações de mudança) do workbook 2, que trata do estabelecimento de modelos de negócio circulares;
  • atividades 1 (definição de objetivos circulares), 2 (desdobramento de diretrizes de design de produtos circulares) e atividade 4 (avaliação dos conceitos de produtos circulares) do workbook 3, que trata do design e desenvolvimento de produtos circulares;
  • o workbook 5, fechamento do ciclo para a economia circular, trata das categorias de recircular produtos, componentes e materiais do Scanner, que indicam 9 estratégias de recirculação.

Agradecimentos

Agradecemos ao Prof. Tim McAloone e à Profa. Daniela Pigosso, que permitiram a publicação em português desta ferramenta com as adaptações para o formato da flexM4i.

Referências

Blomsma, F., Pieroni, M., Kravchenko, M., Pigosso, D. C. A., Hildenbrand, J., Kristinsdottir, A. R., Kristoffersen, E., Shabazi, S., Nielsen, K. D., Jönbrink, A. K., Li, J., Wiik, C., & McAloone, T. C. (2019). Developing a circular strategies framework for manufacturing companies to support circular economy-oriented innovation. Journal of Cleaner Production, 241. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.118271 

CIRCit Norden – The CIRCit research project project ran for five years (2017-2021), spanning the five Nordic countries, Denmark, Norway, Finland, Iceland and Sweden. Using a number of action research methods, CIRCit’s objective was to support the Nordic industry to discover and implement the opportunities of Circular Economy, through the development, testing and implementation of science-based tools. Disponível em: https://circitnord.com/ Acesso em: 16 Jul 2023.

Hildenbrand, J., Shahbazi, S., Dahlström, J., Jensen, T. H., Pigosso, D. C. A., & McAloone, T. C. (2020). Closing the Loop for a Circular Economy: CIRCit Workbook 5. Technical University of Denmark.

#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }