Práticas com a tag estratégia

Práticas: Front-end of innovation

Apresenta os conceitos do fuzzy front-end of innovation (FFE), sua evolução para o front-end of innovation (FEI) a proposta do front-hub of innovation (FHI) e a comparação com algumas das categorias de processo da flexM4i, que estão relacionadas com esses conceitos, incluindo o planejamento da inovação.

Práticas: Os Rs da sustentabilidade

Apresenta estratégias de sustentabilidade, cuja denominação se inicia com a letra “R”, e exemplos. Existem diversas propostas de estruturação e agrupamento dessas estratégias. Realizamos uma compilação dos agrupamentos encontrados e indicamos frameworks mais avançados de estruturação das estratégias de sustentabilidade e economia circular.

Práticas: Strategic Intelligence

É uma das inteligências que faz parte da business intelligence (BI). Abrange a compreensão do ambiente externo, tendências de mercado, mudanças econômicas, regulamentações governamentais e outros fatores que possam influenciar a organização como um todo. Ela visa fornecer insights estratégicos para a tomada de decisões de alto nível e a definição de direções estratégicas da empresa mais informadas.

Práticas: Marketing Intelligence

É uma das inteligências que faz parte da business intelligence (BI). Seu foco é analisar e otimizar as estratégias e decisões de marketing e inovação com base em dados para correr menos riscos. É composta por diversas inteligências mais especializadas.

Práticas: Circular Strategies Scanner

Esta ferramenta pode ser utilizada para você conhecer e compreender quais são as estratégias genéricas da economia circular. Pode ser aplicada no início de projetos de implementação da economia circular para mapear a situação atual da sua empresa e para definir estratégias iniciais que direcionem iniciativas de economia circular.

Práticas: ready2LOOP

O ready2LOOP é uma plataforma na web para a realização de uma auto-avaliação e definição de ações para a sua empresa seguir em uma jornada de implementação de estratégias e práticas da economia circular.

Práticas: Metodologia da invincible company

Para gerenciar de forma integrada o portfólio de projetos de desenvolvimento, melhoria e transformação de modelos de negócio de exploration (explorar o novo) e de exploitation (explorar o existente). Apresenta uma biblioteca de 39 padrões (patterns) de modelos de negócio com exemplos reais e traz uma proposta de como transformar a cultura para aplicação da metodologia.

Práticas: Capabilidades dinâmicas e ordinárias

Permitem o desempenho de funções administrativas, operacionais e de governança e compreendem as habilidades de reconfigurar, redirecionar, transformar e moldar a empresa e seu ecossistema. Obtê-las é a condição para se diferenciar e manter a competitividade, ou seja, inovar.

Práticas: Metodologias de execução de estratégias

A taxa de falhas na execução das estratégias varia de 30% a 90%. Essas metodologias alinham e conectam as estratégias, objetivos estratégicos, metas, resultados e indicadores. Algumas propõem acompanhar a implementação das estratégias com uma frequência quinzenal.

Práticas: Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é o processo de definir a estratégia ou direção de uma empresa, assim como as decisões sobre a alocação de seus recursos. Resulta nas escolhas que posiciona de maneira única a empresa em seu setor de forma a criar vantagem sustentável e valor superior em relação à concorrência.

Práticas: Matriz X (Hoshin Kanri)

Para desdobramento e execução da estratégia. Alinha objetivos de longo e curto prazo, destaca dependências, identifica prioridades e define métricas e responsáveis.

Práticas: OKRs – objetivos e resultados chave

Propõe a definição de objetivos orientados às estratégias e a relação desses objetivos com resultados (key results) mensuráveis, que devem ser controlados frequentemente para acompanhar a execução das estratégias.

Práticas: Ambidestria Organizacional

A ambidestria organizacional é a capabilidade de uma organização explorar o negócio existente (exploitation) e ao mesmo tempo explorar um novo negócio inexistente (exploration).

Práticas: Hélice Tríplice (triple helix)

Uma abordagem para examinar pontos fortes e fracos locais e preencher lacunas nas relações entre universidades, indústrias e governos, com vistas a desenvolver uma estratégia de inovação bem-sucedida. Abordagem expandida para hélice quíntupla, quando se adicionam sociedade e meio ambiente.

Práticas: Estratégia do Oceano Azul

É uma estratégia competitiva para construir novos mercados, criar uma nova demanda, tornar os competidores irrelevantes e capturar o valor resultante. A metáfora do oceano azul se contrapõe ao oceano vermelho, manchado de sangue pela batalha por sobrevivência entre muitos tubarões, ou seja, empresas que estão competindo em um mesmo mercado.

Práticas: Roadmapping

Permite a aplicação integrada de práticas de inovação em um esforço cognitivo coletivo, que resulta em um mapa visual (roadmap) de rotas estratégicas e tecnológicas, que representam de forma estruturada e cronológica uma intenção estratégica

Práticas: Três horizontes de inovação e crescimento

Os três horizontes H1, H2 e H3 servem para que hoje as empresas atuem no amanhã. Ou seja, algumas iniciativas atuais exploram os horizontes H2 e H3 para abrir novas oportunidades e mercados e, assim, garantir as receitas futuras.

Práticas: Balanced scorecard

É um sistema de gestão estratégica, que equilibra a medição de resultados (indicadores), ao considerar perspectivas complementares à financeira, tais como: de clientes, dos processos internos e de aprendizado e crescimento organizacional. Considera ainda a relação de causa e efeito entre indicadores.

Práticas: Economia Circular

Economia circular é uma abordagem de sustentabilidade, que visa mudar o paradigma produtivo de “extrair, produzir, descartar” da economia linear. Esta seção traz as principais características da economia circular e seus principais elementos.

Práticas: Design Thinking

Design thinking é uma abordagem ampla, que deu origem a muitas metodologias centradas no usuário para entendimento e ideação. Serve tanto para as fases iniciais da inovação, como para a resolução de problemas em geral.

#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }