Práticas com a tag sustentabilidade

Práticas: Guia de benchmarking ambiental

Guia de benchmarking ambiental para reconhecer lacunas entre os valores de indicadores de desempenho ambiental apresentados pelos produtos; avaliar de forma quantitativa, os aspectos deficientes e de diferenciação dos produtos e serviços; e estabelecer metas precisas para o aprimoramento do desempenho ambiental do produto.

Práticas: Simbiose Industrial

Simbiose representa a troca física de materiais, energia, água e subprodutos entre entidades. Nesta seção apresentamos sua definição, discutimos se as empresas precisam estar co-localizadas, apresentamos suas características, vantagens e desafios e exemplos.

Práticas: Design for Maintainability

Desde o início do desenvolvimento, deve-se aplicar regras de design para apoiar a criação de sistemas (produto, infraestrutura, equipamentos etc.) mais fáceis de manter e reparar ao longo do seu ciclo de vida. Visa tornar os produtos mais sustentáveis, econômicos e amigáveis para o usuário, garantindo que eles possam ser usados por mais tempo com menos dificuldades em caso de problemas ou necessidade de manutenção. Dessa forma, a longo prazo os custos e os desperdícios são reduzidos, pois ocorre um aumento da durabilidade do produto.

Práticas: Design for attachment

Esta seção define o que é design for attachment (algo como design para criação de vínculo emocional / apego) e diferencia de design for trust (confiança) e articula como um caso específico do design emocional. Traz ainda exemplos de design for attachment.

Práticas: Os Rs da sustentabilidade

Apresenta estratégias de sustentabilidade, cuja denominação se inicia com a letra “R”, e exemplos. Existem diversas propostas de estruturação e agrupamento dessas estratégias. Realizamos uma compilação dos agrupamentos encontrados e indicamos frameworks mais avançados de estruturação das estratégias de sustentabilidade e economia circular.

Práticas: Sustainability intelligence

Busca entender o impacto ambiental, social e econômico das operações com base na coleta e análise de dados resultantes do monitoramento do consumo de recursos, emissões de gases, práticas sociais, gestão de resíduos, entre outros. Visa melhorar o desempenho sustentável da empresa e comunicar suas iniciativas aos stakeholders.

Práticas: Ecossistema Circular

Ecossistema circular integra conceitos de ecossistemas de inovação e empreendedorismo com a economia circular. Esta seção apresenta os principais conceitos e definições, suas características e elementos, as razões para uma empresa participar de um ecossistema circular, os gargalos e principais benefícios em co-criar valor circular colaborativamente e uma linha de tempo das principais publicações sobre este assunto.

Práticas: Circular Strategies Scanner

Esta ferramenta pode ser utilizada para você conhecer e compreender quais são as estratégias genéricas da economia circular. Pode ser aplicada no início de projetos de implementação da economia circular para mapear a situação atual da sua empresa e para definir estratégias iniciais que direcionem iniciativas de economia circular.

Práticas: ready2LOOP

O ready2LOOP é uma plataforma na web para a realização de uma auto-avaliação e definição de ações para a sua empresa seguir em uma jornada de implementação de estratégias e práticas da economia circular.

Práticas: ESG – governança ambiental, social e corporativa

ESG – governança ambiental, social e corporativa é um framework para incorporar a sustentabilidade nas empresas por meio de diversas ações orientadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, cujos resultados podem ser reportados em relatórios auditáveis para mostrar que a empresa realmente incorpora a sustentabilidade em suas práticas. Esses relatórios orientam os investidores, que cada vez mais procuram empresas sustentáveis.

Práticas: Biomimética

Biomimética é uma abordagem de aprender com a natureza e emular as formas naturais, os processos da natureza e os ecossistemas para criar soluções mais sustentáveis. Não se trata da apropriação de práticas da natureza e sim de usar a natureza como fonte de inspiração.

Práticas: Iniciativas e temas em sustentabilidade

Esta seção é um checklist de temas e iniciativas de sustentabilidade, que abrangem disciplinas, abordagens, teorias, políticas, conceitos, estratégias e metodologias. Serve para você enxergar a abrangência da sustentabilidade e conhecer temas que vão além daqueles que você trabalha e que, muitas vezes, podem ter sinergia com a sua área de atuação.

Práticas: Economia Circular

Economia circular é uma abordagem de sustentabilidade, que visa mudar o paradigma produtivo de “extrair, produzir, descartar” da economia linear. Esta seção traz as principais características da economia circular e seus principais elementos.

Práticas: Sistema Produto-Serviço (PSS)

É um modelo de negócio inovador para a oferta integrada de produtos e serviços. Traz várias vantagens, como, receita recorrente, menor impacto ambiental, maior oferta de valor, fidelização dos clientes, aumento do mercado etc.

Práticas: Servitização

É um processo de transformação de uma empresa orientada a produtos em uma empresa orientada à oferta de serviços, que pode envolver desde a adição de serviços a produtos existentes até a inovação do seu modelo de negócio.

#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }