Contextual Intelligence

flexM4I > abordagens e  práticas > business intelligence (BI) and analytics > Contextual Intelligence (versão 1.1)
Autoria: Henrique Rozenfeld (roz@usp.br)

Visa entender como os consumidores se envolvem com os conteúdos produzidos por uma empresa, o que revela insights profundos sobre o comportamento do usuário, e isso pode ser aproveitado para fornecer publicidade mais relevante, resultando em uma melhor experiência e campanhas mais eficazes.
De acordo com a diretriz da flexM4i de não “reescrever a roda”, nesta seção apresentamos os conceitos introdutórios, enquadramos no contexto mais amplo da business intelligence (BI) e indicamos conteúdo adicional de acesso gratuito

 

Definição

Contextual intelligence – inteligência contextual –  concentra-se em entender como os consumidores se envolvem com os conteúdos produzido por uma empresa, o que revela insights profundos sobre o comportamento do usuário, e isso pode ser aproveitado para fornecer publicidade mais relevante, resultando em uma melhor experiência e campanhas mais eficazes.

Alguns denominam de context (ao invés de contextual) intelligence. Porém, não confunda com o contexto da empresa (PESTEL), que é analisado no strategic intelligence..

Observe o posicionamento da contextual intelligence na figura da visão hierárquica das áreas de business intelligence do próximo tópico. Ela utiliza princípios e técnicas de content intelligence e embasa a interpretação do consumer / customer intelligence.

Hierarquia entre as inteligências

Repetimos a figura da hierarquia entre as inteligências para você localizar esta seção.

Figura 918: abrangência da business intelligence (BI) e a hierarquia entre as abordagens de inteligências mais específicas

Clique na figura para aumentá-lá, abrir em outra aba e baixar o pdf como infográfico com os links para as seções das inteligências identificadas na figura. Na seção principal sobre business intelligence, você pode ler uma descrição resumida sobre essas “inteligências”.

Características

No contexto da publicidade, a palavra “contexto” refere-se ao ambiente em que um anúncio aparece. A contextual intelligence permite que os profissionais de marketing escolham os tipos de conteúdo nos quais desejam que sua publicidade apareça, além de evitar conteúdos inadequados ou potencialmente prejudiciais. Ao entender o conteúdo da página e o ambiente ou site em que ele aparece, os profissionais de marketing podem entregar uma mensagem relevante, aumentando as chances de gerar uma ação por parte do usuário.

Segundo Khana (2014), “contextual intelligence é a capacidade de compreender os limites do nosso conhecimento e adaptar esse conhecimento a um ambiente diferente daquele em que foi desenvolvido.  Até adquirirmos e aplicarmos esse tipo de inteligência, a taxa de insucesso para negócios inovadores permanecerá alta. Nossa capacidade de aprender com experimentos que se desenrolam em todo o mundo é imitada”.

Veja que a definição de Khana amplia o entendimento de contextual intelligence. Nesta seção estamos tratando de algo mais específico, ou seja, entender a eficácia da publicidade.

Informações adicionais

Este post da Oracle traz uma visão ampla do que é a contextual intelligence/

Leia a seção principal sobre business intelligence and analytics ou escolha alguma outra seção relacionada, a partir dos links do infográfico da figura inicial desta seção.
A contextual intelligence utiliza as tecnologias e ferramentas básicas de business analytics.

Referência 

Khanna, T. (2014). Contextual intelligence. Harvard Business Review.

#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }