Abordagens e práticas de inovação
Clique aqui para acessar a lista das abordagens e práticas em ordem alfabética
Saiba o que são abordagens e práticas
Na flexM4i,
- abordagem (e também teoria) é constituída por um conjunto de princípios, conceitos e/ou práticas que utilizamos para lidar com um problema ou situação (ou para tentar explicar no caso de algumas teorias).
- prática é um tipo específico de atividade profissional ou gerencial que contribui para a execução de um processo, e, na flexM4i, consideramos ainda que prática é uma generalização de: frameworks, metodologias, processos, métodos, ferramentas, e técnicas de inovação.
Acesse a seção “Termos que indicam tipos de conteúdos da flexM4I” se desejar ter uma visão integrada e pragmática desses termos.
Saiba mais sobre abordagens e teorias de inovação na flexM4i |
Sistemas de business intelligence (BI) e marketing intelligence
São os sistemas de informação utilizados para business intelligence (BI), marketing intelligence e as demais inteligências mais especializadas.
Social intelligence e Social media intelligence
Engloba a análise de dados e interações sociais em diversos canais e fontes, incluindo não apenas as mídias sociais, mas também fóruns, blogs, comentários em sites, revisões de produtos e outras formas de interações sociais.
Sociograma
Método para representar as relações entre indivíduos de um grupo, identificar fatos sociométricos e realizar uma análise estrutural de uma comunidade. Pode representar uma rede de atores.
Softwares de FMEA
Esta seção mostra as limitações de se aplicar uma planilha, como o Excel, para o desenvolvimento de um FMEA. Em seguida lista as principais características de um software de FMEA. Finaliza com a apresentação de alguns exemplos de software de FMEA, com uma cópia resumida das funcionalidades deles com base no site, no idioma original do site.
Softwares para controle estatístico de processos (CEP)
Lista de softwares para apoiar a aplicação do controle estatístico de processos (CEP) baseada na consulta no Capterra e com sugestões adicionais do chatGPT 4.0.
Startup
Startup é uma organização temporária que busca um modelo de negócio escalável, repetível e lucrativo. Ela pode resultar do empreendedorismo independente ou do corporate venturing. Apresentamos os tipos, perspectivas, ciclo de vida das startups, assim como indicamos a seção sobre modalidades de financiamento. Trazemos ainda estatísticas sobre as startups e indicamos fontes para se encontrar startups.
Strategic Intelligence
É uma das inteligências que faz parte da business intelligence (BI). Abrange a compreensão do ambiente externo, tendências de mercado, mudanças econômicas, regulamentações governamentais e outros fatores que possam influenciar a organização como um todo. Ela visa fornecer insights estratégicos para a tomada de decisões de alto nível e a definição de direções estratégicas da empresa mais informadas.
Supply chain intelligence
Concentra-se na análise e otimização da cadeia de suprimentos, envolvendo a coleta e interpretação de dados relacionados a compras, logística, inventário, fornecedores e distribuição. Ajuda a identificar áreas de melhoria, reduzir custos, melhorar a eficiência e aumentar a visibilidade e colaboração ao longo da cadeia de suprimentos.
Sustainability intelligence
Busca entender o impacto ambiental, social e econômico das operações com base na coleta e análise de dados resultantes do monitoramento do consumo de recursos, emissões de gases, práticas sociais, gestão de resíduos, entre outros. Visa melhorar o desempenho sustentável da empresa e comunicar suas iniciativas aos stakeholders.
Technology Intelligence
Apoia a análise de tecnologias emergentes, tendências e inovações relevantes para o setor de negócios. Fornece informações sobre tecnologias disruptivas, concorrência tecnológica e oportunidades de adoção de novas soluções tecnológicas. Engloba tanto as tecnologias disponíveis como previsões de futuras tecnologias.
Technology readiness levels
A determinação do nível de maturidade da tecnologia (TRL - Technology readiness level) é importante para se acompanhar o desenvolvimento da tecnologia e para evitar que um produto seja lançado com tecnologia ainda não comprovada, o que pode causar problemas em campo na utilização / aplicação do produto.
Técnica Bow Tie (gravata borboleta)
Esta técnica une a aplicação da análise da árvore de falhas (FTA - failure tree analysis) com a análise da árvore de eventos (ETA - event tree analysis). Do lado esquerdo da gravata estão as causas e as medidas preventivas e do lado direito as consequências e as medidas de mitigação.
Técnica de Grupo Nominal – TGN
Técnica de busca de soluções para um problema em grupo, na qual os membros do grupo conseguem individualmente opinar, propor soluções, votar em soluções sem sofrer pressões porque o superior está presente e fica apreensivo ou mesmo por ser uma pessoa tímida. Em seguida é gerado um consenso para a tomada de decisão em grupo. Combina as vantagens dos métodos Delphi e Brainstorming.
Técnica do limite aceitável de risco – ALARP
Técnica empregada para avaliar e determinar qual o nível aceitável de riscos em sistemas com o potencial de ocorrência de riscos elevados.
Tecnologias e ferramentas básicas de Business Intelligence
Apresentamos um conjunto de tecnologias e ferramentas básicas que tratam da transformação de dados brutos (estruturados ou não) em informações significativas e úteis para dar apoio à business intelligence.
Tecnologias existentes e emergentes
Apresenta uma lista de tecnologias existentes e emergentes para você ter conhecimento que elas existem.
Tese de inovação
A tese de inovação deve estar alinhada com a estratégia da empresa e define hipóteses a serem testadas e contém porque inovar, onde inovar, quanto investir e qual a antítese.
Transferência de tecnologia
É o processo para tornar disponíveis conhecimentos, tecnologias e práticas para indivíduos, empresas, governos ou outros tipos de organizações.
Transformação digital e indústria 4.0
A transformação digital pode ser entendida como um fenômeno cultural que engloba tecnologias digitais para modificar negócios e processos com o objetivo de atender às mudanças de comportamento e de demandas do mercado e da sociedade como um todo. Não se trata apenas da implementação de tecnologias digitais.
Três horizontes de inovação e crescimento
Os três horizontes H1, H2 e H3 servem para que hoje as empresas atuem no amanhã. Ou seja, algumas iniciativas atuais exploram os horizontes H2 e H3 para abrir novas oportunidades e mercados e, assim, garantir as receitas futuras.