Abordagens e práticas de inovação

Clique aqui para acessar a lista das abordagens e práticas em ordem alfabética

Saiba o que são abordagens e práticas

Na flexM4i, 

Acesse a seçãoTermos que indicam tipos de conteúdos da flexM4Ise desejar ter uma visão integrada e pragmática desses termos.

Saiba mais sobre abordagens e teorias de inovação na flexM4i

  • Categoria

  • Filtrar por tags

  • Depois de digitar os termos e selecionar os tags

Organizações Exponenciais
São empresas cujo resultado é muito maior do que dos competidores, devido ao uso de novas técnicas organizacionais que aproveitam o uso de tecnologias de aceleração, como a digitalização.
Os 10 perfis de profissionais de inovação
Esses perfis de profissionais de inovação podem ser usados para você configurar o seu time de inovação ou estruturar a sua empresa para que esses perfis estejam presentes. Mostramos a articulação desses perfis com a liderança, ao integrar com a seção de Estilos de liderança e clima organizacional.
Os Rs da sustentabilidade
Apresenta estratégias de sustentabilidade, cuja denominação se inicia com a letra “R”, e exemplos. Existem diversas propostas de estruturação e agrupamento dessas estratégias. Realizamos uma compilação dos agrupamentos encontrados e indicamos frameworks mais avançados de estruturação das estratégias de sustentabilidade e economia circular.
Persona
Para sintetizar e documentar as observações humanas que a equipe fez em campo relacionadas a um stakeholder (com foco nos clientes e usuários). Isso pode incluir características "típicas", tendências e outros padrões que a equipe identificou em seu grupo de usuários ao longo do trabalho de campo de observação e/ou entrevistas (incluindo dados demográficos e psicológicos).
Persona simplificada
Simplificação do método persona, utilizado para sintetizar e documentar as observações humanas que a equipe fez em campo relacionadas a um stakeholder (com foco nos clientes e usuários). Isso pode incluir características "típicas", tendências e outros padrões que a equipe identificou em seu grupo de usuários ao longo do trabalho de campo de observação e/ou entrevistas (incluindo dados demográficos e psicológicos).
Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico é o processo de definir a estratégia ou direção de uma empresa, assim como as decisões sobre a alocação de seus recursos. Resulta nas escolhas que posiciona de maneira única a empresa em seu setor de forma a criar vantagem sustentável e valor superior em relação à concorrência.
Plano de controle
O plano de controle resume e centraliza as informações para controlar a qualidade de produtos e processos. Pode indicar e ser detalhado por diversos documentos adicionais, como folha de inspeção, CEP etc. O plano de controle, normalmente, deriva do FMEA.
Price intelligence
É uma das inteligências que faz parte da business intelligence (BI). Seu foco é tomar decisões estratégicas em relação aos preços de seus produtos e serviços (precificação) com base na dinâmica de preços no mercado, as estratégias dos concorrentes, as tendências de precificação e o impacto dos preços nas decisões dos consumidores.
Processo de Aprovação de Peças de Produção (PPAP)
Padroniza a submissão de itens entre fornecedor e cliente, geralmente uma montadora de automóveis, setor de onde surgiu essa metodologia. Essa submissão compreende o encaminhamento de vários documentos especificados no PPAP. Conforme o nível de classificação do item, certos documentos não precisam ser enviados, mas devem ser guardados para fins de auditoria do cliente. O PPAP contribui para a gestão da qualidade entre parceiros de uma cadeia de suprimentos.
Processo de desenvolvimento de clientes
O processo tradicional de desenvolvimento de produtos é limitado quanto ao desenvolvimento de clientes, pois demora para realmente envolver os clientes, criar e testar soluções. Apesar do briefing, levantamento de requisitos e testes de protótipos, em desenvolvimentos mais inovadores, hipóteses de valor e de mercado devem ser comprovadas com rapidez e bem no início da inovação.
Processo de discovery
O discovery pode ser considerado um processo inicial da inovação radical ou estratégica, que define oportunidades ou desafios de inovação e, em algumas definições, abrange a ideação, prototipagem e testes. Comparamos essas definições e outras abordagens similares.
Processo de empreendedorismo independente – flexM4I
O processo de empreendedorismo (independente) é a ação de criação de startups (empresas emergentes), normalmente associadas a novos negócios emergentes (inovação), que não surgiram a partir de iniciativas de uma empresa estabelecida (corporação). Este processo da flexM4i é uma síntese de alguns processos existentes.
Product Intelligence
É uma das inteligências do marketing intelligence, que faz parte da business intelligence (BI). Seu foco é obter insight para acelerar o ritmo de inovação, tornando os produtos, serviços atuais e os novos lançamentos mais competitivos, além de aumentar a satisfação do cliente com base em dados sobre a aplicação dos produtos atuais obtidas muitas vezes automaticamente a partir de smart products.
Projeto de layout
O projeto de layout é um dos componentes do projeto de fábrica. Mostramos aqui as características de um bom layout, apresentamos os tipos de layout, que deve estar associado com a aparência da instalação para melhorar o desempenho operacional. Apresentamos uma síntese de algumas propostas de procedimentos para o projeto de layout e mencionamos algumas ferramentas a serem utilizadas nesses procedimentos. Veja também a relação desta prática com a gestão da inovação e suas consequências.
Proto-persona
Proto-persona é um método para representar de forma simplificada as características qualitativas de potenciais clientes e usuários baseada em suposições e insights da equipe de desenvolvimento.
Prova de conceito (POC) versus projeto piloto
Na prova de conceito (POC - proof of concept) realizamos uma validação técnica de uma ideia e o projeto piloto é uma evolução da POC, quando testamos a solução em um ambiente real, mas não ainda em produção.
Prova de conceito, MVP e protótipo
Artefatos utilizados nas atividades de experimentar, avaliar, selecionar, aprender e pivotar inovações., Pode ser usado para escolher alternativas; validar conceitos, product-market fit, hipóteses de valor e de mercado; certificação e homologação de produtos; análise de funcionalidades, estética etc.
Radar da embalagem
Este radar é um modelo de referência para o projeto de embalagens ambientalmente sustentáveis com ênfase no ciclo de vida e suporte teórico. O radar estrutura conhecimentos que estão dispersos na literatura acadêmica relacionados com: funções e classes das embalagens, materiais e processos, stakeholders, requisitos ambientais e logística. Tais conhecimentos foram contextualizados pelas oito etapas do ciclo de vida, desde a extração da matéria prima até o pós- uso.
ready2LOOP
O ready2LOOP é uma plataforma na web para a realização de uma auto-avaliação e definição de ações para a sua empresa seguir em uma jornada de implementação de estratégias e práticas da economia circular.
Reengenharia
A reengenharia de processos de negócio já esteve na década de 1990 na moda, em seguida foi estigmatizada por causa de impactos negativos sobre as pessoas, resgatada por seus autores um tempo depois e finalmente deixou como legado alguns princípios que até hoje são válidos e observamos em outras abordagens de inovação
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }