Abordagens e práticas de inovação
Clique aqui para acessar a lista das abordagens e práticas em ordem alfabética
Saiba o que são abordagens e práticas
Na flexM4i,
- abordagem (e também teoria) é constituída por um conjunto de princípios, conceitos e/ou práticas que utilizamos para lidar com um problema ou situação (ou para tentar explicar no caso de algumas teorias).
- prática é um tipo específico de atividade profissional ou gerencial que contribui para a execução de um processo, e, na flexM4i, consideramos ainda que prática é uma generalização de: frameworks, metodologias, processos, métodos, ferramentas, e técnicas de inovação.
Acesse a seção “Termos que indicam tipos de conteúdos da flexM4I” se desejar ter uma visão integrada e pragmática desses termos.
Saiba mais sobre abordagens e teorias de inovação na flexM4i |
Técnica do limite aceitável de risco – ALARP
Técnica empregada para avaliar e determinar qual o nível aceitável de riscos em sistemas com o potencial de ocorrência de riscos elevados.
Tecnologias e ferramentas básicas de Business Intelligence
Apresentamos um conjunto de tecnologias e ferramentas básicas que tratam da transformação de dados brutos (estruturados ou não) em informações significativas e úteis para dar apoio à business intelligence.
Tecnologias existentes e emergentes
Apresenta uma lista de tecnologias existentes e emergentes para você ter conhecimento que elas existem.
Tese de inovação
A tese de inovação deve estar alinhada com a estratégia da empresa e define hipóteses a serem testadas e contém porque inovar, onde inovar, quanto investir e qual a antítese.
TOGAF®: um framework para o desenvolvimento de uma arquitetura empresarial
Apresentação do The Open Group Architecture Framework (TOGAF®), como exemplo de um framework para o desenvolvimento de uma arquitetura empresarial. Esta seção complementa a seção sobre arquitetura empresarial e articulação entre seus componentes.
Transferência de tecnologia
É o processo para tornar disponíveis conhecimentos, tecnologias e práticas para indivíduos, empresas, governos ou outros tipos de organizações.
Transformação digital e indústria 4.0
A transformação digital pode ser entendida como um fenômeno cultural que engloba tecnologias digitais para modificar negócios e processos com o objetivo de atender às mudanças de comportamento e de demandas do mercado e da sociedade como um todo. Não se trata apenas da implementação de tecnologias digitais.
Três horizontes de inovação e crescimento
Os três horizontes H1, H2 e H3 servem para que hoje as empresas atuem no amanhã. Ou seja, algumas iniciativas atuais exploram os horizontes H2 e H3 para abrir novas oportunidades e mercados e, assim, garantir as receitas futuras.
Value Stream Mapping
Value Stream Mapping (VSM), ou mapeamento do fluxo de valor, é um método para se criar um mapa do fluxo de valor atual de um sistema de produção (chão de fábrica) para detectar os desperdícios com o objetivo de gerar um mapa da situação futura que elimine esses desperdícios. O VSM também pode ser usado em outros ambientes (escritório), mas o foco desta seção está na produção. Indicamos uma fonte de acesso livre para você conhecer um exemplo bem detalhado de aplicação do VSM.
Venture Building (VB)
Mecanismo de criação de novos negócios ágeis e escaláveis (startups) de forma intencional e sistemática pelo investidor, com eventual envolvimento na operação e com apoio na fase subsequente de crescimento.
Venture Capital (VC)
Venture Capital é uma modalidade de investimento de capital privado em negócios “de risco” por meio da compra de participação (equity) acionária em empresas nos estágios iniciais (mas em geral depois de uma possível incubação e/ou aceleração). A expectativa dos investidores é receber altas taxas de retorno em pouco tempo, ao venderem a sua participação (equity).
Visão sistêmica das perspectivas de pessoas e organização
Este ensaio mostra uma visão sistêmica estrutural e estática que relaciona alguns elementos da perspectiva de pessoas e organização das empresas, que no fundo são os elementos básicos para qualquer empresa. Sem eles, os elementos de negócio das outras perspectivas não desempenham satisfatoriamente.
Voice of Customer (VoC)
O Voice of Customer (VoC) é uma categoria de métodos e ferramentas de entendimento profundo das necessidades e requisitos dos clientes. Mesmo com o surgimento de novos métodos de entendimento do cliente, com a criação de protótipos e teste rápido, os princípios do VoC continuam atuais.