Matriz de avaliação do engajamento de stakeholders

flexM4I > abordagens e  práticas > Matriz de avaliação do engajamento de stakeholders (versão 1.4)
Autoria: Henrique Rozenfeld (roz@usp.br)

Método que compara o nível de engajamento atual e o desejado de um stakeholder com relação a um projeto.

Descrição resumida

“A matriz de avaliação do nível de engajamento dos stakeholders permite uma comparação entre os níveis de engajamento atuais dos stakeholders e os níveis de engajamento desejados requeridos para a entrega bem-sucedida do projeto.”(PMI, 2017).

É uma forma de se classificar o comportamento dos stakeholders para definir como tratá-los.
É uma das possíveis ferramentas que você pode utilizar na gestão de stakeholders (na atividade de “Engajar stakeholders”).

Assim, com base nessa matriz você pode definir como manter ou melhorar o engajamento dos stakeholders.

A figura abaixo  mostra um exemplo de uma matriz.

Figura 679: exemplo de uma matriz de avaliação do nível de engajamento dos stakeholders

Os níveis de engajamento (colunas da matriz) são:

  • alienado, não informado ou inconsciente: esses stakeholders não têm nenhum conhecimento sobre o projeto e os impactos potenciais do resultados do projeto. Por falta de informações, eles podem se tornar resistentes.
  • resistente: esses stakeholders estão cientes do projeto e seus resultados, mas resistem às mudanças, ou seja, eles não darão apoio ao projeto e podem até sabotar ou boicotar o projeto.
  • neutro: esses stakeholders estão cientes do projeto e seus resultados, mas eles não apoiam nem resistem, são indiferentes. São indiferentes. A qualquer mudança, eles podem se tornar resistentes se não forem engajados da maneira correta.
  • apoiador: esses stakeholders estão cientes do projeto e seus resultados e irão apoiar o seu desenvolvimento. Precisam ser engajados para não mudar de categoria de engajamento.
  • líder: esses stakeholders estão cientes do projeto, seus resultados e estão engajados e comprometidos com o sucesso do projeto. 

Na coluna apropriada, devemos registrar se o nível de engajamento indicado representa:

  • a situação atual do stakeholder ou 
  • a situação desejada

Se a situação atual já for a desejada, devemos realizar ações de engajamento para manter.

Se a situação atual for diferente da desejada, devemos realizar ações para que o nível de engajamento mude para o desejado.

Veja o posicionamento desta matriz diante das variações e métodos semelhantes aos mapas de stakeholders e mapa de sistema.

Quando você deveria utilizar este método?

Normalmente no início da execução de um projeto de inovação, após a definição :

  • do segmento de mercado (ou definição dos entregáveis e/ou tarefas);
  • da determinação da visão / escopo do projeto;
  • da identificação e análise dos stakeholders;
  • da priorização dos stakeholders.

No entanto, pode ser que você esteja utilizando a matriz de avaliação do engajamento de stakeholders durante o planejamento do projeto, pois você já conhece as características da maioria dos stakeholders. Neste caso, logo após a identificação, você já pode classificar os stakeholders e realizar ações para engajá-los no projeto.
Considere usar junto com outra ferramenta de classificação de stakeholders (veja o tópico “Premissas, dicas e cuidados” mais adiante).

Veja quais são as principais atividades da gestão de stakeholders.

Por que você deveria utilizar este método?

  • aumentar o apoio ao projeto: ao identificar os stakeholders que apoiam o projeto, você pode definir um canal de comunicação que mantenha o apoio desses stakeholders. Entregue as informações mais atualizadas e solicite que eles compartilhem essas informações com outros stakeholders. Principalmente se esses stakeholders possuem grande influência na empresa e tenham credibilidade e legitimidade.
  • obter conscientização e engajamento: mudanças para pessoas resistentes ou alienadas podem impactar negativamente no sucesso do projeto. Identificar esses stakeholders é importante para você definir canais de comunicação e relacionamento que aumentem a conscientização e engajamento desses stakeholders. Na matriz você define que o situação desejada é eles se tornarem neutros e apoiadores e com isso mudar a característica do stakeholder.
  • converter o alienado, resistente e neutro: é uma consequência da razão anterior. Além disso, você pode manter esses stakeholders informados sobre o progresso do projeto e os resultados atingidos. Você pode também compartilhar treinamentos e os planos que possam fazer com que esses stakeholders sintam-se mais abertos a aceitar as mudanças.

Atividades para construção de um mapa

Determine em que ponto da gestão de stakeholders você está, no contexto da gestão de um projeto de inovação. Normalmente, esta ferramenta é utilizada depois que os stakeholders foram identificados, analisados, priorizados e você conhece como eles estão se comportando com relação ao projeto (veja o tópico anterior sobre “quando você deveria utilizar esta ferramenta”).

  1. Verificar se é a ferramenta apropriada: veja se os seus objetivos estão alinhados com o tópico “por que você deveria usar esta ferramenta”. Caso contrário, procure uma outra ferramenta. Defina os objetivos para a construção do mapa.
  2. Identificar os limites, escopo e foco: responda as questões correspondentes aos limites, escopo e foco do mapa a ser desenvolvido:
  • quais são os usuários do mapa e quais os seus objetivos, limitações, necessidades?
  • qual a escala geográfica? (ex. local, regional, nacional, internacional)
  • qual o nível de abstração? (ex. genérico, específico para um tipo de stakeholder)
  • qual o nível de detalhamento? (ex. um mapa abrangente ou um conjunto de mapas com diferentes níveis e relacionados entre si)
  • qual o foco? (ex. uma oferta, uma pessoa, um problema, uma empresa, um ecossistema)
  1. Preparação da reunião: levantar as informações pertinentes para se identificar os stakeholders; quem deve participar da reunião;  reafirmar o objetivo de uso do mapa; e obter todo o material necessário (e ferramentas) para a construção do mapa
  2. Identificar e listar os stakeholders: normalmente identificamos os stakeholders relacionados ao contexto da unidade de análise da situação atual ou da situação futura proposta na concepção de um novo sistema. Utilizando um checklist de apoio, para identificar os atores / stakeholders. Escreva o nome dos stakeholders em notas adesivas.
  • material de apoio: MF.MAP0001 checklist de stakeholders
    Esta atividade já deveria ter sido realizada anteriormente, no início do planejamento do projeto (confira as atividades da gestão de stakeholders). Mas colocamos aqui porque há casos de projetos em andamento, que você precisa engajar os stakeholders e que essa identificação não foi realizada. Você ficará surpreso quando observar quem são os possíveis stakeholders..
  1. Levantar o nível de engajamento atual: conversar com os stakeholders, entender a situação. Se não for possível ter um contato com stakeholders externos, definir um valor do engajamento atual a ser posteriormente avaliado.
  2. Definir o nível de engajamento desejado: em consenso com o time de desenvolvimento do projeto, definir qual o nível de engajamento desejado para cada um dos stakeholders.
  3. Analisar a matriz e definir ações de engajamento: o time deve discutir quais ações (e canais de comunicação associados) para se manter e/ou obter o nível de engajamento desejado.

Premissas, dicas e cuidados

  • no momento de definir as ações de engajamento, é bom utilizar outros métodos de análise de stakeholders, que definam, por exemplo, o poder, legitimidade, urgência e interesse dos stakeholders no projeto (como por exemplo o mapa de stakeholders: matriz 2 x 2; porém  há outras ferramentas).
  • geralmente, o interesse está relacionado com o nível de engajamento. Um stakeholders com interesse elevado, provavelmente, estará ciente do projeto e seu nível de engajamento será o de apoiador ou líder.
  • os stakeholders com o nível de engajamento “não informado” não devem ter interesse, pois nem sabem da existência do projeto.
  • os stakeholders com o nível “neutro” também podem não ter interesse. Mas se eles tiverem poder, precisam ser mantidos satisfeitos.
  • já o stakeholders resistentes, podem ter um interesse elevado para sabotar e boicotar o projeto. Se eles tiverem poder, precisam ser envolvidos com muito cuidado.
  • verifique as atividades de engajamento de stakeholders apresentadas na abordagem de gestão dos stakeholders.
  • é importante que você tome alguma ação baseada na análise da matriz

Material de apoio

Informações adicionais

Os dois links a seguir apresentam ferramentas para apoiar a confecção da matriz de avaliação do engajamento dos stakeholders. Poderia ficar no tópico anterior (material de apoio). No entanto, por também apresentarem a teoria, colocamos neste tópico. 

https://monday.com/blog/project-management/stakeholders-engagement-assessment-matrix/

https://www.totango.com/marketplace/stakeholder-engagement

Referência

PMI (2017). PMBoK Guide – A guide to the project Management body of knowledge. 6th. ed. Project Management Institute, Inc. Newtown Square, PA.

#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }