Glossário: Ecossistema

« retornar para home do glossário

Um ecossistema é um conjunto de atores com graus variados de complementaridades multilaterais e não genéricas que não são totalmente controladas hierarquicamente (Jacobides et al., 2018).


Origem do termo

O termo ecossistema foi criado em 1935 por Tansley (1935) da área de ecologia.

Tansley critica o uso de “comunidade biótica” como composto de animais e plantas, pois eles são muito diferentes para serem considerados membros de uma mesma comunidade. Ele afirma que o complexo de organismos presentes em uma unidade ecológica pode ser chamado de bioma.

Ecossistema é um conceito fundamental do bioma, que traz a visão de sistema (no conceito da física) composto por organismos e o complexo de fatores inorgânicos, que formam o meio ambiente, que estão em um equilíbrio dinâmico relativamente estável. Ecossistema  é uma categoria particular entre os sistemas físicos que compõem o universo. “Não podemos separar os organismos dos seus ambientes, que formam um sistema físico.”(Tansley, 1935).

O termo fator inorgânico usado por Tansley, conhecido como fator abiótico, é composto por temperatura, pressão, salinidade, umidade, luz, solo (parte inorgânica dele), chuva, vento, pH, clima. 

Discussão sobre a definição de Tansle

Blew (1996) afirma que Tansley estava tentando levar a ecologia para uma nova direção quando ele criou o termo ecossistema. Blew identificou três abordagens diferentes da ciência de ecossistema:

1) centrada na biologia, que considera um organismo o foco do ecossistema, com os outros componentes do ecossistema agindo como recursos para o foco (bio-ecossistema).

“Um ecossistema é composto por todos organismos e o ambiente físico, com o qual eles interagem. Esses componentes bióticos e abióticos estão interligados por meio de ciclos de nutrientes e fluxos de energia.”[1]

2) ecossistema como um conjunto de processos centrados nos fluxos de matéria e de energia, com os organismos servindo como vetor e portador de matéria e energia

Antes da consolidação do termo cunhado por Tansley, os ecologistas, que tinham a consciência da interdependência entre matéria viva e não viva, tinham proposto vários termos, tais como, biocoenosis, microcosmos, holocoen, biossistema e geobiocoenosis. [2]

3) ecossistema como lugares geográficos, que representam áreas com topografia, clima e biota similares (geo-ecossistema).

“Ecossistema é um espaço limitado dentro do qual os seres vivos interagem com a matéria não viva em um alto nível de interdependência para formar uma unidade ambiental. Em grande escala, os ecossistemas são definidos com base apenas na extensão geográfica (por exemplo, ártico, pradaria ou florestas). Essas áreas muito grandes são frequentemente chamadas de biomas. Em uma escala menor (por exemplo, dunas ou pântanos) o termo refere-se às dimensões espaciais e às condições precisas do solo nas quais as interações entre os componentes ocorrem.” [2] 

Segundo Blew (1996), citando Rowe & Barnes (1994), mostra que a definição de Tansley foca no primeiro significado apresentado acima, mas “nós não podemos separar os organismos do seus ambientes. São os sistemas formados por ambos, que são as unidades básicas da natureza na face da terra, do ponto de vista dos ecologistas”.

Blew ainda realiza outras reflexões sobre a definição de Tansley (veja a publicação citada para se aprofundar nessa discussão), mostrando possíveis limitações da definição. Blew mostra que o significado de ecossistema está mudando e evoluindo.

Finalmente, Blew (1996) conclui que a definição de Tansley mostra a importância das interações entre os organismos, que é um dos fundamentos do conceito de ecossistema. Este fundamento continuará a trazer insights críticos sobre o funcionamento dos sistemas naturais e, portanto, é útil para a ciência da ecologia. 

Uso do termo “ecossistema” nas disciplinas de organização / inovação

A primeira definição que colocamos no início deste verbete é uma das mais citadas neste contexto das disciplinas de organização / inovação.

Hoje em dia este termo é utilizado em várias áreas de conhecimento para mostrar essa visão holística, sistêmica e dinâmica do ambiente em torno do que está sendo discutido. Termos usuais no contexto de organização são: ecossistema de negócios, ecossistema de inovação e ecossistema de empreendedorismo (IKENAMI, 2016).

Na seção “ecossistema de inovação e empreendedorismo”, nós discutimos e comparamos esses três termos: ecossistema de negócios, de inovação e de empreendedorismo.

Uso do termo ecossistema sem especialização

É comum ver o uso do termo “ecossistema” sem uma especialização nas disciplinas de administração e inovação e também na prática.

Neste contexto, um significado “popular” deste termo é: um ecossistema é composto por organizações, indivíduos, artefatos e processos, que interagem entre si e formam um conjunto mais amplo do que a soma das partes. 

Etimologia

O termo ecossistema deriva do grego oikos (casa, ambiente habitado, família) + systema (sistema).


[1] https://en.wikipedia.org/wiki/Ecosystem visitada em 10/7/2022

[2] https://www.thecanadianencyclopedia.ca/en/article/ecosystem# visitada em 10/07/2022

 Blew, R. D. (1996). On the definition of ecosystem. Bulletin of the Ecological Society of America, 77(3), 171–173. https://www.jstor.org/stable/20168066 

Ikenami, Rodrigo Kazuo. A abordagem “ecossistema” em teoria organizacional: fundamentos e contribuições. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-28092016-112348/pt-br.php   Acesso em: 2020-11-11.

Jacobides, M. G., Cennamo, C., & Gawer, A. (2018). Towards a theory of ecosystems. Strategic Management Journal, 39(8), 2255–2276. https://doi.org/10.1002/smj.2904

Rowe, J. S., & Barnes, B. V. (1994). Geo-ecosystems and bio-ecosystems. Bulletin of the Ecological Society of America, 75(1), 40-41.

Tansley, A. G. (1935). The use and abuse of vegetational concepts and terms Ecology. Ecology, 16(3), 284–307. https://www.jstor.org/stable/1930070?seq=1

« retornar para home do glossário
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }