Glossário: Ecossistema de inovação

« retornar para home do glossário

Ecossistema de inovação é  um conjunto, em constante evolução,  de atores interdependentes e heterogêneos (stakeholders), artefatos e atividades que: 

  •       possuem relações multilaterais de colaboração (complementaridade) e de competição (substituição);
  •       compartilham objetivos e conhecimentos;
  •       focam na criação e captura conjunta de valor para stakeholders com ênfase nos clientes.

A evolução do ecossistema de inovação compreende um ciclo de vida com as fases: emergente, diversificação, convergência, consolidação e renovação.

Essa definição é uma adaptação da síntese de Granstrand & Holgersson, 2020 , com elementos explícitos das definições de Carayannis & Campbell, 2009, e Brusoni & Prencipe, 2013.  A figura a seguir ilustra essa definição.

Figura 103: ilustração da definição de ecossistema de inovação

Essa definição foi extraída do tópico “definição de ecossistema de inovação” da seção “ecossistema de inovação e empreendedorismo

Origem

O criador deste termo definiu ecossistema de inovação como “os arranjos colaborativos, por meio dos quais as empresas combinam as suas ofertas individuais em uma solução coerente voltada para o cliente” (Adner, 2006)

Depois, em 2017, ele atualizou a definição 

Ecossistema de inovação  é uma estrutura de alinhamento entre parceiros de diversas naturezas que necessitam interagir para materializar uma proposta de valor (Adner, 2017)

Observe que o criador do termo “ecossistema de inovação” trouxe uma nova perspectiva para se definir um ecossistema de inovação. A inicial é chamada de metáfora (ou afiliação) e a segunda definição de ecossistema de inovação como estrutura permite que sejam desenvolvidas soluções para a gestão do ecossistema de inovação.
Leia mais sobre isso no tópico “Ecossistema de inovação como uma estrutura” da seção “Ecossistema de inovação e empreendedorismo”.

Definições mais atuais

Um ecossistema de inovação é composto por atores em rede interconectados e interdependentes, que inclui a empresa focal, clientes, fornecedores, inovadores complementares e outros agentes como reguladores, para a co-criação, ou a criação conjunta de valor (Gomes et al., 2018).

“Um ecossistema de inovação é o conjunto em evolução de atores, atividades e artefatos, e as instituições e relações, incluindo relações complementares e substitutas, que são importantes para o desempenho inovador de um ator ou de uma população de atores” (Granstrand & Holgersson, 2020).

“Um ecossistema de inovação é (1) uma meta-organização; (2) composta por um conjunto de atores heterogêneos, independentes e interdependentes; (3) unidos por suas complementaridades; (4) que geram coletivamente uma inovação sistêmica por meio da integração das suas ofertas individuais de uma forma coerente; (5) para uma audiência específica.“ Gomes et al. (2021)

Um ecossistema de inovação refere-se a uma rede interdependente e dinamicamente equilibrada de atores de inovação e sistemas de suporte, que é formada por meio de colaboração aberta e coevolução não linear. Desempenha um papel importante no apoio à inovação científica e tecnológica nos sistemas econômicos, políticos e sociais (Tsinghua University & Research Nature, 2022).

Veja a seção específica sobre ecossistema de inovação e empreendedorismo

Adner, R. (2006). Match your innovation strategy to your innovation ecosystem. Harvard Business Review, 84(4).

Brusoni, Stefano & Prencipe, Andrea. (2013). The organization of innovation in ecosystems: problem framing, problem solving, and patterns of coupling. In: Adner, Ron, Oxley, Joanne E., Silverman, Brian S. (Eds.), Collaboration and Competition in Business Ecosystems. Emerald Group Publishing Limited, pp. 167–194.

Carayannis, Elias G., Campbell, David F.J., 2009. ‘Mode 3’ and ‘Quadruple Helix’: toward a 21st century fractal innovation ecosystem. Int. J. Technol. Manag. 46 (3–4), 201–234. https://doi.org/10.1504/ijtm.2009.023374.

Gomes, L. A. de V., Facin, A. L. F., Salerno, M. S., & Ikenami, R. K. (2018). Unpacking the innovation ecosystem construct: Evolution, gaps and trends. Technological Forecasting and Social Change, 136, 30–48. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2016.11.009 

Gomes, L. A. de V., Chaparro, X. A. F., Facin, A. F. F., & Borini, F. M. (2021). Ecosystem management: Past achievements and future promises. Technological Forecasting and Social Change, 171(November 2020), 120950. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2021.120950

Granstrand, O., & Holgersson, M. (2020). Innovation ecosystems: A conceptual review and a new definition. Technovation, 90–91(May 2019). https://doi.org/10.1016/j.technovation.2019.102098 

Tsinghua University & Research Nature. (2022). Global innovation Hubs Index 2022.

« retornar para home do glossário
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }