Abordagens e práticas de inovação

Clique aqui para acessar a lista das abordagens e práticas em ordem alfabética

Saiba o que são abordagens e práticas

Na flexM4i, 

Acesse a seçãoTermos que indicam tipos de conteúdos da flexM4Ise desejar ter uma visão integrada e pragmática desses termos.

Saiba mais sobre abordagens e teorias de inovação na flexM4i

  • Categoria

  • Filtrar por tags

  • Depois de digitar os termos e selecionar os tags

Human resource intelligence
Utiliza dados e análises para melhorar a gestão de recursos humanos, incluindo recrutamento, desenvolvimento de talentos, engajamento dos funcionários e retenção de talentos. Ajuda a tomar decisões baseadas em dados para otimizar a força de trabalho e a eficiência organizacional.
Incubadora e aceleradora
Apresentação integrada de incubadoras e aceleradoras (independentes), que visam apoiar as startups nas suas fases iniciais, a partir de uma ideia (incubação), e aquelas que já possuem um MVP com market fit e precisam de tração para crescerem (aceleração). Neste último caso, a finalização da aceleração em um “demo day” é para atrair investidores.
Incubadora e aceleradora corporativa
Incubadoras e aceleradoras corporativas vão além das incubadoras e aceleradoras independentes. São unidades corporativas especializadas que criam novos negócios e aprimoram a base tecnológica de uma corporação para apoiar o seu desenvolvimento e crescimento geral. Apoiam startups externas ou internas, ou empreendedores com uma ideia de negócio promissora, ou tecnologia, que pode trazer um diferencial competitivo para a empresa.
Iniciativas e temas em sustentabilidade
Esta seção é um checklist de temas e iniciativas de sustentabilidade, que abrangem disciplinas, abordagens, teorias, políticas, conceitos, estratégias e metodologias. Serve para você enxergar a abrangência da sustentabilidade e conhecer temas que vão além daqueles que você trabalha e que, muitas vezes, podem ter sinergia com a sua área de atuação.
Inovação aberta (open innovation)
Inovação aberta (open innovation) é uma mudança de paradigma que promove entradas de conhecimento para acelerar a inovação interna, assim como saídas de conhecimento para expandir os mercados para uso externo da inovação que foi criada internamente. Há diversos mecanismos e práticas de inovação aberta que são utilizados no contexto da inovação / empreendedorismo corporativo.
Inovação corporativa / empreendedorismo corporativo & intraempreendedorismo
Inovação corporativa pode ser considerada um sinônimo de empreendedorismo corporativo, e elas são abordagens de inovação top-down em uma corporação. Vai além da criação de startups. Inclui criar ofertas, melhorar as capabilidades, promover o espírito empreendedor e lançar novos negócios de risco (ventures). O intraempreendedorismo foca nas pessoas e é uma abordagem bottom-up integrada. A combinação dessas abordagens com suas práticas e mecanismos é o coração da gestão da inovação em corporações.
Inovação sob encomenda
A inovação inicia com o pedido do cliente e possui 6 variações.
Inovações baseadas em melhorias
Melhorias das ofertas e dos processos podem resultar em inovações, que surgem da fase de uso (MOL - middle of life) ou quando são melhorias proativas devido a novos conhecimentos.
Instrumento de Avaliação da Cultura de Inovação
O instrumento de avaliação de cultura de inovação possibilita diagnosticar elementos da cultura de inovação através da percepção das pessoas que formam a organização. A metodologia está baseada na escala NPS, buscando quantificar a manifestação das dimensões de cultura da inovação: Valores, Comportamentos, Liderança, Processos, Recursos e Resultados.
Joint Venture
Joint venture é um modelo estratégico de parceria comercial ou aliança entre empresas, visando desde uma simples colaboração para fins comerciais e/ou tecnológicos até a fusão de sociedades em uma única empresa, não implicando a perda da identidade e individualidade como pessoas jurídicas das participantes
Licenciamento de propriedade intelectual
O licenciamento de propriedade intelectual permite que uma empresa possa explorar tecnologias, produtos e serviços de outra empresa protegidos pelo registro pertencentes à pessoa ou empresa que detém a propriedade.
Limitações e problemas do FMEA
Esta seção é baseada em um trabalho científico que levantou e priorizou as limitações e problemas da aplicação do FMEA. Essa lista serve de checklist para você avaliar se essas limitações e problemas ocorrem na sua empresa. No final, citamos algumas soluções com indicação de leitura adicional.
Linha do tempo de publicações relacionadas com Ecossistema Circular
Linha do tempo das principais publicações que integram os conceitos de economia circular e ecossistema de negócios / inovação, ou seja, que estão relacionadas com o ecossistema circular e, portanto, deram origem à abordagem de ecossistema circular.
Manufatura Aditiva
Tecnologia da Indústria 4.0 capaz de criar objetos camada a camada a partir de um modelo 3D. Popularmente conhecida como Impressão 3D.
Mapa de ecossistema
Método utilizado para representar os atores e outras entidades de um ecossistema, assim como suas conexões para encontrar novas oportunidades de inovação.
Mapa de empatia – visão geral e variações
Esta seção apresenta os aspectos básicos de um mapa de empatia e traz um resumo das características dos tipos de mapas de empatia para você selecionar o mais apropriado para o seu caso. Esses mapas estão em seções separadas. Discute ainda a integração do mapa de empatia com outras ferramentas e métodos de entendimento do cliente, usuário ou stakeholder.
Mapa de empatia da XPlane
A empatia em design refere-se à capacidade de compreender e compartilhar as emoções, necessidades e perspectivas dos usuários durante o processo de design de produtos, serviços ou experiências. Um mapa de empatia registra a síntese do levantamento de informações de entendimento sobre um usuário, cliente ou stakeholder. Os campos desta persona são: quem é a persona; o que ela precisa fazer; o que ela vê; fala; faz; escuta; e pensa e sente, que correspondem a dores e desejos.
Mapa de empatia de 4 campos
A empatia em design refere-se à capacidade de compreender e compartilhar as emoções, necessidades e perspectivas dos usuários durante o processo de design de produtos, serviços ou experiências. Um mapa de empatia registra a síntese do levantamento de informações de entendimento sobre um usuário, cliente ou stakeholder. Os 4 campos são: o que a persona fala; pensa; faz; e sente.
Mapa de empatia de 6 campos combinados
A empatia em design refere-se à capacidade de compreender e compartilhar as emoções, necessidades e perspectivas dos usuários durante o processo de design de produtos, serviços ou experiências. Um mapa de empatia registra a síntese do levantamento de informações de entendimento sobre um usuário, cliente ou stakeholder. Os 6 campos combinados são: o que a persona fala e faz; pensa e sente; escuta; vê; suas dores e ganhos.
Mapa de empatia de 6 campos únicos
A empatia em design refere-se à capacidade de compreender e compartilhar as emoções, necessidades e perspectivas dos usuários durante o processo de design de produtos, serviços ou experiências. Um mapa de empatia registra a síntese do levantamento de informações de entendimento sobre um usuário, cliente ou stakeholder. Os 6 campos únicos são: o que a persona fala; pensa; faz; sente; suas dores e ganhos
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }