Termos que indicam tipos de conteúdos da flexM4I

flexM4I > abordagens e práticas > Termos que indicam tipos de conteúdos da flexM4I (versão 1.3)
Autoria: Henrique Rozenfeld ([email protected])

No nosso glossário apresentamos definições de alguns termos, que representam os tipos de conteúdos apresentados na flexM4I.  Em alguns casos, comparamos um termo com o outro.

Este resumo traz uma síntese dos termos utilizados para denominar esses conteúdos. Alguns termos têm mais de um significado, mas aqui mostramos o que adotamos. Se necessário, acesse os links para conhecer as definições e outros significados com maior profundidade.

Na figura abaixo articulamos os termos que representam os tipos de conteúdos da flexM4I, mostrando a abrangência deles. Em seguida, apresentamos os significados que adotamos.

Figura 696: articulação entre os termos que representam tipos de conteúdos da flexM4I

Disciplina é “um ramo do conhecimento”. Portanto, uma disciplina abrange, abordagens e práticas.

Abordagem é constituída por um conjunto de princípios, conceitos e/ou práticas que utilizamos para lidar com um problema ou situação.

  • As abordagens teóricas são constituídas somente de um conjunto de princípios que utilizamos para lidar com um problema ou situação.
  • As abordagens práticas também são direcionadas por princípios, mas indicam práticas (óbvio, não?) que podemos utilizar. Muitas delas são práticas procedurais. Nesses casos podemos confundir abordagens com metodologias e processos. 
  • A maioria das abordagens de inovação engloba princípios e práticas.

Teoria é um conjunto de relações conceituais explicadas.

Na flexM4I apresentamos de forma integrada abordagens e teorias, que às vezes se confundem.

Princípio é uma generalização básica que é aceita como verdade e pode ser utilizada como base para um raciocínio ou condução de uma atividade (na flexM4I, atividade de inovação). Essa definição é um pouco abstrata, por isso veja os exemplos no glossário.

Conceito é um termo polissêmico, como você pode ver no glossário. No contexto dos tipos de conteúdos da flexM4I, consideramos o 1o significado: é uma ideia ou imagem mental que corresponde a alguma entidade e desempenha um papel no uso da razão ou da linguagem.

Prática é uma generalização de frameworks, metodologias, processos, métodos, ferramentas, e técnicas de inovação.

Metodologia é um conjunto (estruturado ou não) de métodos.

Processo transforma entradas (inputs) em saídas (outputs), mas na flexM4I consideramos principalmente os processos de negócio, que também transformam entradas em saídas, mas o foco está na criação de valor para stakeholders (com foco no cliente) específicos.

Adotamos três tipos de processos de negócio:

  • primário ponta a ponta (end-to-end), 
  • de apoio ou 
  • gerencial

Um processo de negócio pode ser subdividido em atividades e/ou subprocesso.

Os termos metodologia e processo são ambíguos e podem ser intercambiáveis. Vamos adotar os seguintes significados:

  • As metodologias não são específicas para uma empresa.
  • Uma metodologia instanciada e formalizada em uma empresa torna-se um processo específico dessa empresa
  • Uma metodologia (ou várias) pode servir de inspiração para você definir o modelo de processo da sua empresa, ou seja, uma metodologia é uma referência para a definição do modelo de processo.
  • Sempre usaremos o termo definido pelo autor.
  • Usaremos de forma intercambiável o termo metodologia ou processo.

“Sinônimos” encontrados em aplicações práticas.

Na figura a seguir apresentamos sinônimos usuais para os termos “metodologia” e “processo de negócio”. Também é comum que todos esses termos sejam substituídos por “framework”.

 

Método é uma forma de se realizar alguma coisa sistematicamente. Implica em uma ordem lógica. Ele não necessariamente precisa fazer parte de um princípio ou processo.

Ferramenta é um meio (algo tangível, tal como template ou software) usado na execução de uma atividade.

Técnica é um procedimento sistemático empregado por um ser humano para executar uma atividade com o objetivo de produzir um resultado ou prover um serviço, que pode empregar uma ou várias ferramentas.

Portanto, vamos considerar como sinônimos: método, técnica e ferramenta. Sendo que software será tratado sempre como ferramenta.

 

Método ou ferramenta de inovação?

A figura a seguir ilustra graficamente uma síntese dessa discussão.

Se compararmos as definições de método de inovação com a de ferramenta de inovação, concluímos que ambos os termos indicam um apoio à realização de uma ação / atividade de inovação. Uma indica uma forma (método) e a outra um meio (ferramenta). Técnica é empregada para executar uma atividade.

Muitos autores usam o termo ferramenta (tool)  para indicar um método usado para resolver um problema e/ou atingir um resultado. Existem “tool kits” (caixas / jogo de ferramentas) de design thinking, por exemplo, que contém um conjunto de métodos de inovação. Quando nos referirmos a softwares utilizados na execução de uma atividade, vamos usar o termo ferramentas.

Muitas vezes, existem instruções, padrões e dicas para se utilizar um software. Essa definição está ilustrada na figura abaixo.

A aplicação de métodos, ferramentas e técnicas, geralmente resultam em artefatos.

Artefato é uma criação humana realizada para atender a um propósito.

Material de apoio não é um termo específico da flexM4I. Ele é uma generalização de tudo aquilo que pode ser utilizado por um método, ferramenta ou técnica, como ilustrado na figura

Tarefa é qualquer pedaço de trabalho realizado ou tentado e um sistema lógico de ações mentais e comportamentais, direcionadas para um objetivo final da tarefa. Tarefa é um item elementar, que compõe as atividades realizadas pelos métodos, ferramentas e técnicas.

Atividade é um grupo de tarefas interligadas orientado a um objetivo, onde cognição, comportamento e motivação são integrados e organizados por um mecanismo de auto-regulação para alcançar um objetivo consciente.

 

Modelo é uma abstração da realidade, que representa as propriedades selecionadas de um objeto tangível ou intangível. Um modelo pode representar tanto o conteúdo da teoria como o da prática.

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