Sociograma

flexM4I > abordagens e  práticas > sociograma (versão 1.2)
Autoria: Henrique Rozenfeld ([email protected])

Método para representar as relações entre indivíduos de um grupo, identificar fatos sociométricos e realizar uma análise estrutural de uma comunidade. Pode representar uma rede de atores.

Descrição resumida

Segundo o site conceito.de, “Um sociograma é uma técnica que, através da observação e da contextualização, apresenta sob a forma de um gráfico as várias relações entre os sujeitos que formam um grupo. Deste modo, consegue explicitar os vínculos/laços de influência e de preferência que existem nesse mesmo conjunto.”

O sociograma foi criado por Jacob Levy Moreno como um método para analisar as relações sociais em prisões e reformatórios para apoiar os administradores dessas instituições a detectar padrões, status, alianças, agendas ocultas que podem afetar os a coesão de grupos sociais (Berstein, 2018).

O padrão do universo social é invisível, mas os gráficos podem torná-lo visível (Moreno, 1992 apud Vaz, 2009)

O sociograma vai além de representar as relações entre indivíduos de um grupo. Ele é um método que pode ser usado para explorar o grupo e as relações, pois podemos identificar fatos sociométricos e realizar uma análise estrutural de uma comunidade (Vaz, 2009)

A figura a seguir apresenta um exemplo de um sociograma.

Figura 726: Exemplo de um sociograma de 8o grau de Moreno
Link: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Moreno_Sociogram_8th_Grade.png
Fonte: Martin Grandjean, CC BY-SA 4.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0 >, via Wikimedia Commons

Um sociograma pode ser criado por meio de observações, quando se tratar de grupos pequenos. No entanto, em grandes grupos, são realizadas pesquisas mais amplas (surveys) para levantar relacionamentos entre pessoas resultando em modelos mais quantitativos. Essas relações podem ser modeladas por meio de grafos, que é uma modelagem matemática de um sociograma. Essas redes sociais permitem que se calcule métricas, sendo umas das principais a de centralidade.

As medidas de centralidade quantificam quais elementos são os mais importantes ou centrais em uma rede. Existem várias medidas de centralidade Borba (2013)

Alguns autores tratam os sociogramas como uma representação matemática de uma dinâmica social de um sistema complexo, porque eles associam o sociograma aos grafos (Tedesco, 2022). 

Hoje a  “existência de softwares facilita a análise das redes e a criação de sociogramas (Durland & Fredericks, 2005)”.

A simples representação das relações entre pessoas, quando o grupo for pequeno, como no caso de stakeholders de uma inovação, já traz informações importantes.

O sociograma pode representar atores e, portanto, pode ser considerado um mapa de atores.

Como a flexM4I foca na gestão da inovação, vamos considerar o uso do sociograma para mapear stakeholders, suas relações e outros elementos de ecossistema. Mas o sociograma também pode ser utilizado para mapear redes sociais e levantar oportunidades de inovação, que não iremos descrever nesta seção.

Veja o posicionamento do sociograma diante das variações e métodos semelhantes aos mapa de stakeholders e mapa de sistema.

Exemplos

Análise dos Agentes de um APL (arranjo produtivo local) da Atividade Vinícola

O artigo de Marini et al (2018) realizou uma análise de centralidade da rede, por meio de um sociograma, mostrada na próxima figura. 

O índice de centralidade da rede (Indegree) foi de 45,125%. Os nós mais centrais estão marcados em azul na próxima figura e são Governança do APL, SEBRAE e EPAGRI.

Figura 729: sociograma de análise da centralidade da rede de agentes do APL
Fonte: Marini et al. (2018)

No artigo foram realizadas outras análises de redes sociais (SNA – social network analysis) por meio de sociogramas: densidade da rede e reciprocidade.

Observe que essa representação permite uma análise quantitativa da rede e cálculo desses índices.

Análise da crise no oriente médio devido à guerra civil na Síria

Nesta reportagem do jornal The Huffington Post, foi criado um sociograma para representar as relações entre os atores deste contexto. Observe que a representação dessa rede é qualitativa.

Figura 727: sociograma dos atores envolvidos na guerra civil na Síria
Fonte: http://www.huffingtonpost.com/entry/lebanon-hezbollah-iran_us_55d1f479e4b07addcb43674a 

Sociograma de representação do papel da wikipedia na web (www)

Figura 728: sociograma que representa a participação da wikipedia da web
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b9/WorldWideWebAroundWikipedia.png
Fonte: Chris 73 / Wikimedia Commons, CC BY-SA 3.0 <https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0 >, via Wikimedia Commons

Exemplos da empresa ferdio

Ferdio é uma agência de criação de infográficos. Entre eles, ela apresenta alguns exemplos de sociogramas.

EdrawMax

EdrawMax é uma ferramenta para a criação de sociogramas online. Seguem exemplos de sociogramasa realizados com a ferramenta.

https://www.edrawmax.com/article/sociogram-examples.html 

Informações adicionais

A definição de sociograma, que apresentamos acima, continua a ser descrita no site conceito.de. https://conceito.de/sociograma 

A descrição na wikipedia em inglês é bem superficial. https://en.wikipedia.org/wiki/Sociogram

Ferramentas para construir sociogramas

Se você fizer uma busca na internet poderá encontrar muitas ferramentas que apoiam a criação de sociogramas. Vamos citar somente algumas delas.

A ferramenta Creately possui alguns modelos de sociograma. Existem softwares livres como o yEd que é bem poderoso para se construir sociogramas. Se for para realizar somente uma visualização gráfica do sociograma, qualquer ferramenta de desenho pode ser utilizada.

NetDraw https://sites.google.com/site/netdrawsoftware/download 

UCINET https://sites.google.com/site/ucinetsoftware/download 

Kumu: https://kumu.io/markets/network-mapping

 

Visualização de redes da análise bibliométrica 

A análise bibliométrica utiliza algoritmos de análise de rede e alguns dos tipos de representação gráfica das redes de autores pode ser considerada um sociograma. Ferramentas de representação de redes sociais podem ser utilizadas para visualização de bibliometria, tais como, 

CitNetExplorer: http://www.citnetexplorer.nl 

CiteSpace: http://cluster.cis.drexel.edu/~cchen/citespace/ 

Gephi: https://gephi.org 

HistCite: http://www.histcite.com 

Sci2: https://sci2.cns.iu.edu 

VOSviewer: http://www.vosviewer.com

Para os leitores do nível de detalhamento avançado

Entenda o que é nível de detalhamento.

Sociogramas e a análise de uma rede social

Baseado em Durland & Fredericks (2005). 

A análise de uma rede social (SNA –  social networking analys) pode ser realizada por meio de algoritmos para se compreender a complexidade do sistema de relações entre indivíduos. A SNA contribui para se determinar líderes de uma organização, mensurar colaboração em times, ilustrar padrões ocultos de terrorismo, planejar redes de transporte, explorar a difusão de uma doença na área de saúde publica e outras aplicacoes

SNA é o estudo das relações dentro de um um contexto social. Este tipo de análise calcula indicadores e utiliza ferramentas de análise que são utilizadas para descrever e entender as relações 

Essas análises são baseadas em indicadores numéricos e na análise dos possíveis sociogramas que representam graficamente as relações.

Sociogramas e grafos

Um grafo é um conjunto de vértices (nós) e arestas (arcos). Ele pode ser modelado matematicamente com base na teoria dos grafos, que permite a obtenção de alguns parâmetros de análise da rede representada pelo grafo.. 

Um sociograma pode ser modelado como um grafo, no qual os vértices correspondem aos indivíduos e as arestas representam as relações entre esses indivíduos.

Sociogramas e ecossistema de inovação

Segundo Tedesco (2022), um ecossistema econômico está inserido no ecossistema social (a sociedade) e ambos estão inseridos no ecossistema global, o planeta terra. Existem algumas possíveis subdivisões do ecossistema econômico, como por exemplo, ecossistema de empreendedorismo, de empreendedorismo de alto impacto, de empresas tradicionais, de inovação, de inovação social e de empreendedorismo social.

Os sociogramas são ferramentas para a análise de redes complexas (CNA – complex network analysis) para se calcular métricas que representam a eficiência, robustez, resiliência e propensão de colapsar. 

Neste caso, o autor associa sociogramas a grafos.

Molina utilizou sociogramas para mapear a criatividade e o design dentro de um ecossistema de empreendedorismo (Molina, 2019).

Revisão sobre Moreno

Glauber José Vaz, na sua dissertação de mestrado, fez uma revisão sobre Moreno , criador do sociograma, e publicou um resumo no seu artigo já citado Vaz, 2009. Mostra possíveis problemas das afirmações de Moreno nas suas publicações.

Referências

Berstein, Corinee (2018) What is a sociogram. Disponível em https://www.techtarget.com/whatis/definition/sociogram (Acesso em 2/8/2022)

Borba, Elizandro Marques. (2013). Medidas de centralidade em grafos e aplicações em redes de dados. Dissertação de mestrado UFRGS https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/86094 

Durland, M. M., & Fredericks, K. A. (2005). An introduction to social network analysis. New Directions for Evaluation, 2005(107), 5–13. https://doi.org/10.1002/ev.157 

Marini, M. J., Sampaio, G. C., & Santos, G. D. (2018). Análise do Capital Social dos Agentes de um APL da Atividade Vinícola. Desenvolvimento Em Questão, 16(44), 508. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2018.44.508-537 

Molina, V., & Valbuena, W. S. (2019). Mapping creativity and design within the entrepreneurship ecosystem. Kindai Management Review, 7, 39–53.

Moreno, J. L. (1992). Quem sobreviverá?: fundamentos da sociometria, psicoterapia de grupo e sociodrama…. Dimensão Editora.

Tedesco, M. (2022). How and why to study collaboration at the level of economic ecosystems | NDIR Working Paper 03 (Issue April).

Vaz, G. (2009). A construção dos sociogramas e a teoria dos grafos. Revista Brasileira de Psicodrama, 67–78. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0104-53932009000200006&script=sci_arttext

#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }