“O discovery, também conhecido como descoberta, é uma etapa crucial no processo de inovação em tecnologia. Trata-se de um conjunto de atividades que tem como objetivo compreender as necessidades e desejos dos usuários, identificar problemas e oportunidades, e gerar insights que guiarão o desenvolvimento de soluções inovadoras” (Awari, 2023).
Discovery é uma competência de uma empresa para criar e identificar oportunidades que podem ter um grande impacto no mercado por meio da entrega de novos benefícios de desempenho, desempenho muito melhorado ou novas maneiras de fazer negócios (inovação do modelo de negócio). Oportunidades inovadoras podem vir da estratégia technology-push ou market-pull. Elas podem ter origem dentro ou fora da empresa. […] Discovery é uma capabilidade organizacional que envolve três categorias de atividades: pesquisa fundamental; geração de oportunidades e articulação de oportunidades (O’Connor et al., 2008).
Discovery é uma capabilidade organizacional para criação, reconhecimento, elaboração e articulação de oportunidade, que ocorre antes da incubação, que é uma evolução da oportunidade em uma proposição de negócio, e da aceleração, que envolve a comercialização da inovação (O’Connor, Corbett & Peters, 2018).
“No processo de descoberta indutivo-dedutivo, o aprendizado progride de forma iterativa, movendo-se da ideia para os dados, dos dados de volta para a ideia, e assim por diante. Uma ideia pode ser na forma de um modelo, hipótese, teoria ou conjectura. Dados são as observações de medições, fatos ou fenômenos” (Box & Woodall, 2012).
“Discovery é o trabalho que você realiza para decidir o que você vai construir” (Torres, 2021)
Não confundir com a ação da descoberta de um fenômeno ou local: “quando algo já existe na natureza e as pessoas descobrem”. Por exemplo, quando Isaac Newton descobriu a força da gravidade ou quando os portugueses descobriram o Brasil. Veja a comparação entre descoberta, invenção e inovação na flexM4i. |
Design criativo e discovery
No design criativo a “formulação do problema e a geração de ideias de uma solução são baseadas na iteração constante de análise, síntese e processos de avaliação entre o espaço do problema e o espaço da solução” (Dorst & Cross, 2001).
“Os designers selecionam características do espaço do problema às quais optam por prestar atenção (denominação – naming) e identificam áreas do espaço da solução nas quais optam por explorar (enquadramento – framing) […]. Os designers começam explorando o espaço do problema, e encontram, descobrem ou reconhecem uma estrutura parcial. Essa estrutura parcial é então usada para fornecer a eles também uma estruturação parcial do espaço da solução. Eles consideram as implicações da estrutura parcial dentro do espaço da solução, usam-na para gerar algumas ideias iniciais para a forma de um conceito de design e assim estendem e desenvolvem a estruturação parcial. O design então é uma co-evolução do espaço do problema e o espaço da solução” (Cross, 2004).
A evolução simultânea do espaço do problema e o do espaço da solução é a base para o processo de discovery, que deve ser contínuo. Conforme os designers exploram soluções potenciais, aprendem mais sobre o problema, e à medida que aprendem mais sobre o problema, novas soluções se tornam possíveis. Essas duas atividades estão intrinsecamente interligadas. A próxima figura ilustra este processo (Torres, 2021).
Figura 1169: interação entre o espaço do problema e o espaço da solução que evoluem simultaneamente durante o processo de discovery
Adaptado de Torres (2021)
Muitas vezes o discovery é denominado de product discovery. Podemos entender que o discovery pode ser mais abrangente, pois pode estar relacionado com outras inovações além de produtos.
O Product Discovery é um processo interativo que visa encontrar e validar oportunidades de negócios para criar produtos O principal objetivo da descoberta de produtos é garantir que os produtos atendam às necessidades do mercado e sejam bem-sucedidos no lançamento. envolve feedback e interação constantes à medida que você refina sua compreensão das necessidades e preferências do cliente e desenvolve um produto que atenda a essas necessidades (Produtos incríveis, 2024).
O Product Discovery é a primeira fase no ciclo de desenvolvimento de um produto digital e uma das mais decisivas: é uma metodologia usada para descobrir, antes do lançamento, se determinado produto terá aceitação no mercado e se as soluções que propõe são eficazes para os futuros usuários. É um estudo da aceitação de um produto antes mesmo de desenvolvê-lo, utilizando de dados empíricos e análise de comportamento do público. O processo de implementação do discovery de produto é ágil, multidisciplinar e vai além de recursos tradicionais como as pesquisas de mercado: analisa-se uma série de dados quantitativos e qualitativos, integrada à experiência de usuários reais.
Veja as definições de: – product-market fit – espaço do problema – espaço da solução – proposição de valor Conheça na flexM4i a seção específica sobre o “Processo de discovery”. |
Awari (2023) Como Fazer Discovery: um Guia Completo para Inovação em Tecnologia. Disponível em: https://awari.com.br/como-fazer-discovery-um-guia-completo-para-inovacao-em-tecnologia/ Recuperado em: 6 maio 2024.
Box, G. E. P., & Woodall, W. H. (2012). Innovation, quality engineering, and statistics. Quality Engineering, 24(1), 20–29. https://doi.org/10.1080/08982112.2012.627003
Carroll, R., & Casselman, R. M. (2019). The Lean Discovery Process: the case of raiserve. Journal of Small Business and Enterprise Development, 26(6–7), 765–782. https://doi.org/10.1108/JSBED-04-2019-0124
Cross, N. (2004). Expertise in design: An overview. Design Studies, 25(5), 427–441. https://doi.org/10.1016/j.destud.2004.06.002
Dorst, K., & Cross, N. (2001). Creativity in the design process: Co-evolution of problem-solution. Design Studies, 22(5), 425–437. https://doi.org/10.1016/S0142-694X(01)00009-6
O’Connor, G. C., Leifer, R, Paulson, A.S., Peters, L.S. (2008). Grabbing lightning: Building a capability for breakthrough innovation. John Wiley & Sons.
O’Connor, G. C., Corbett, A. C., & Peters, L. S. (2018). Beyond the champion: institutionalizing innovation through people. Stanford University Press.
Produtos incríveis (2024) Product Discovery: o que é, como fazer e quais as melhores técnicas Disponível em: https://produtosincriveis.co/blog/product-discovery-o-que-e-como-fazer-e-quais-as-melhores-técnicas Recuperado em: 6 maio 2024.
Marques, Simone (2021) Product Discovery: o que é e quais são as etapas? Disponível em: https://uds.com.br/blog/product-discovery-o-que-e-e-quais-sao-as-etapas/ Recuperado em: 6 maio 2024.
Torres, T. (2021). Continuous discovery habits: Discover products that create customer value and business value. Product Talk LLC.
« retornar para home do glossário