Business plan (plano de negócios)

Para descrever um empreendimento

 flexM4I > abordagens e práticas > Business plan (versão 2.1)
Autoria: Henrique Rozenfeld (roz@usp.br). 

De acordo com a diretriz da flexM4i de não “reescrever a roda”, nesta seção apresentamos os conceitos introdutórios e indicamos conteúdo adicional de acesso gratuito.

Introdução

Esta seção descreve e traz exemplos de templates de planos de negócio.

É um detalhamento da seção “Processo de empreendedorismo independente da flexM4i

E essas duas seções auxiliam a implementação da abordagem descrita na seção “Empreendedorismo independente”, que contém os conceitos básicos.

Recomendamos que você conheça as duas seções citadas antes de ler a seção atual.

Descrição resumida

Utilizamos o termo em inglês, pois é muito utilizado e para se contrapor ao business case, cuja tradução literal “caso de negócio” não é muito utilizada. Utilize, no entanto, o termo mais alinhado com a cultura da sua empresa.

Segundo Dornelas (2018), “o plano de negócios é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócio que sustenta a empresa. Sua elaboração envolve um processo de aprendizagem e autoconhecimento e ainda permite ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócios”.

Modelo de negócio versus plano de negócios

Há uma discussão de que o modelo de negócio surgiu para simplificar o plano de negócio, que seria composto por muitas páginas e, assim, difícil de entender. Como se o modelo de negócio pudesse substituir o plano de negócio.

No entanto, o próprio Osterwalder, na sua tese de doutorado de 2004, que deu origem ao seu modelo de negócio Canvas, já dizia que “… modelo de negócio é uma ferramenta para planejamento do negócio, que auxilia os gestores a entender e descrever a lógica do negócio das suas empresas” (Osterwalder, 2004).

Ou seja, o modelo de negócio e o plano de negócios são complementares. Em geral, começamos desenhando um modelo de negócio porque ele é uma representação gráfica geral do negócio. O plano de negócio pode ser um detalhamento, complementando com informações qualitativas e quantitativas, principalmente os números do estudo de análise de viabilidade econômica (a partir dos modelos de receitas e custos).

Business plan versus business case

A próxima figura apresenta uma síntese das diferenças entre um business plan e um business case.

Figura 1012: alguns aspectos que diferenciam um business plan (plano de negócios) de um business case
Fonte: inspirada na comparação de https://www.business-case-analysis.com/business-plan.html (Acesso em setembro de 2022) 

Um business case, normalmente, é voltado para ações internas da empresa, tais como (Sheen & Gallo, 2015):

  • Desenvolvimento de um produto ou serviço: o business case ajuda a demonstrar os resultados que a nova oferta adicionaria ao resultado final da empresa.Ajuda os tomadores de decisão a avaliar as estimativas de vendas em relação aos custos de desenvolvimento, fabricação,  entrega e pós-venda.
  • Projetos de mudanças (melhorias ou transformações): projetos de implantação de um sistema de informação, de transformação digital e outros precisam ser financeiramente justificáveis, o que às vezes é complicado. O business case considera o impacto do projeto no negócio atual, quais áreas serão afetadas, quais os benefícios (tangíveis e intangíveis), quais economias em termos monetários ou aumento de eficiência energética (por exemplo), melhoria operacional (produtividade) etc.

 

O business case, em geral, é um dos principais critérios para se priorizar projetos dentro do contexto do planejamento do portfólio de inovações. O cuidado aqui é não comparar da mesma forma projetos de diferentes tipos. Projetos de exploração de novas oportunidades tecnológicas (como os de inovação radical ou disruptiva) não permitem que se calcule indicadores financeiros nas suas fases iniciais. Nesses casos, a construção de um fluxo de caixa previsto é um “achismo” impreciso, pois existem muitas incertezas. O business case nessas situações deve ser baseado em avaliações (valuation) qualitativas. 

Enquanto você utiliza um business plan para “vender” um empreendimento e você (e sua equipe, os fundadores de uma startup, por exemplo), um business case “vende” um projeto dentro de uma organização existente, na qual você já deve conhecer sua audiência e os tomadores de decisão.

Os princípios, métodos e ferramentas utilizados para se construir um business case podem ser utilizados para se construir um business plan (Sheen & Gallo, 2015).

Nas referências ao final desta seção e nas informações adicionais, indicamos fontes para você ler mais sobre este assunto.

Quando você deveria utilizar esta prática?

O plano de negócios é um norte desde o início do desenvolvimento de um empreendimento. Ele será atualizado conforme o desenvolvimento do negócio evolui.

Por que você deveria utilizar esta prática?

  • testar a viabilidade de um conceito de negócio (suas ideias)
  • detalhar informações sobre suas ofertas (em potencial no caso de inovações)
  • descrever o modelo de negócio 
  • orientar o empreendedor antes de abrir uma empresa
  • identificar as premissas principais do negócio
  • ajuda a priorizar os objetivos do negócio
  • orientar o desenvolvimento das operações e estratégia
  • projetar o desempenho financeiro (futuro) de um empreendimento
  • é uma referência para a construção do business case
  • identificar riscos e medidas para eliminá-los ou mitigá-los
  • identificar os pontos fortes e fracos da proposta e compará-los com os concorrentes
  • apoiar a captação de  recursos financeiros, humanos e possíveis parceiros
  • é uma fonte para se estabelecer o orçamento para desenvolvimento de um empreendimento
  • comunicar qual é o negócio
  • transmitir credibilidade
  • desenvolver a equipe de gestão

Etapas para a confecção e seções de um plano de negócios

Veja um exemplo de etapas de empreendedorismo na seção correspondente. Antes da confecção do plano de negócios você deve já ter obtido a proposição de valor e provavelmente uma primeira visão do negócio, documentada em um modelo de negócio.

No entanto, ser capaz de criar um modelo de negócio já passa pelas etapas de confecção de um plano de negócios.

As etapas estão relacionadas com as possíveis seções de um plano de negócios. Um plano de negócios pode ter estruturas diversas e, portanto, seções. 

Não existe um padrão único de um plano de negócios.

Ele é usado para representar as principais propostas, informações, premissas e projeções do negócio. Ele pode conter:

  • a organização e equipe da empresa: o curriculum dos gestores (fundadores) atuais é muito importante;
  • as características e oportunidades do mercado: quais são as dores não atendidas pelas ofertas atuais, quem são os clientes (segmento de mercado), quais os parceiros, quem são os concorrentes, quais as dimensões do mercado, quais as tendências de mercado e tecnológicas
  • o propósito e objetivos da empresa, incluindo o posicionamento no mercado
  • suas ofertas (produtos e serviços) e a proposição de valor
  • plano de marketing: estratégias de precificação, modelo de cobrança, canais de relacionamento com os clientes (para divulgação e propaganda, atendimento pré vendas, vendas, entrega, atendimento, assistência técnica etc.)
  • plano operacional: processos essenciais, capacidade de entrega, regulamentações a serem atendidas, sustentabilidade, logística, localização
  • modelo financeiro: projeções de custos e receitas, fluxo de caixa, análise de viabilidade com indicadores financeiros (margem, lucratividade, ponto de equilíbrio, valor presente líquido (VPL), taxa interna de retorno (TIR), payback e outros. Necessidade de investimentos.
  • plano de implementação: roadmap das atividades e entregas principais, análise de riscos, contratação de pessoal, desembolso financeiro (capital, investimento em imobilizados, capital de giro)

Os pontos listados acima são só um exemplo. Existem variações e muitos modelos de plano de negócio disponíveis em publicações e na web. Nas informações adicionais apresentamos fontes para você conhecer outras estruturas.

Premissas, dicas e cuidados

  • Conheça a sua audiência: para quem você está escrevendo um plano de negócios? A resposta a essa questão deve estar associada à pergunta de qual é o seu objetivo. Escrever um plano de negócios para esclarecer quais as principais características do empreendimento para você mesmo é diferente de realizar um plano de negócios para apresentar para possíveis investidores. 
  • Conheça os seus objetivos: qual o objetivo que você pretende alcançar com este plano de negócios? A resposta a essa questão deve estar associada à pergunta de qual é a sua audiência. Escrever um plano de negócios para discutir as premissas básicas do negócio com possíveis parceiros ou co-fundadores de um negócio é diferente de apresentar os resultados previstos para possíveis investidores. 
  • Escreva aos poucos: comece com um template e escreva aos poucos item a item em períodos diferentes. Não tente escrever tudo de uma vez. Você precisará levantar informações, conversar com mentores, pessoas mais experientes, construir um MVP, testar, estar mais confiante com o sucesso do negócio. Ou seja, não espere passar todas as fases iniciais para escrever um plano de negócios. Desde o início você já pode usar uma referência (um template) e ir preenchendo aos poucos. Inclusive, o template pode direcionar algumas de suas atividades.
  • O template não pode engessar seu empreendimento: os templates de um plano de negócios possuem um núcleo comum, mas existem variações. Não se prenda a um template específico. Se você possuir informações relevantes, que não se encaixam nos tópicos de um template, crie novos tópicos para pode encaixá-las no seu plano.
  • Se o novo negócio for baseado em uma inovação radical ou disruptiva, você não conseguirá obter projeções financeiras confiáveis devido a incertezas inerentes do negócio. Por isso, você precisa evoluir antes de obtê-las e uma versão inicial de um plano de negócios pode conter outras informações de avaliação (valuation) do negócio.

O plano de negócios em inovações mais radicais é atualizado durante o desenvolvimento, conforme as incertezas diminuem.

Material de apoio

Os templates de plano de negócio que temos atualmente são de propriedade de outros autores e por isso colocamos os links de acesso no tópico “Exemplos” mais adiante.

O que fazer a seguir?

Informações adicionais

Em português:

Resultados digitais

Este post do site resultados digitais traz uma visão sucinta e boa sobre plano de negócios
https://resultadosdigitais.com.br/marketing/plano-de-negocios/ (Acesso em setembro de 2022) 

O portal do SEBRAE possui uma área de destaque para planos de negócios com muito material de ótima qualidade disponível. O acesso é livre e gratuito e os conteúdos são muito didáticos. (Acesso em setembro de 2022) 

Na Wikipédia em português foi editada e atualmente (24/4/2024) ela praticamente só tem uma frase introdutória.

Na data de 27/9/2022, os tópicos do verbete da Wikipédia eram:

  • benefícios do plano de negócios
  • cuidados para quando se escreve um plano de negócios
  • convenções mais utilizadas para se confeccionar um plano de negócios
  • estrutura (típica) / seções de um plano de negócios (complementa a estrutura que propusemos)
  • como manter atualizado um plano de negócios
  • erros de um plano de negócios

Mas não estão mais disponíveis (vamos aguardar uma nova edição para indicar).

Dynamic business plan

Este site dinamarques traz diversas informações importantes, em português, para o empreendedorismo e confecção de um business plan. Neste link, são apresentados 9 passos para começar um negócio, com links para mais informações detalhadas sobre cada um dos passos.
https://www.dynamicbusinessplan.com/inicializacao-startup 

Atente para alguns detalhes nas traduções para o português, que apresentam problemas.

Ele apresenta dois exemplos de plano de negócio, que colocamos no tópico “Exemplos” abaixo do label “Dynamic business plan”. 

Vídeos

  • Como Montar um Plano de Negócio em 8 Passos Simples é um vídeo introdutório bem básico  (7:45 min) https://www.youtube.com/watch?v=Vo58KINaPaA 
  • Plano de Negócios: não perca tempo com essa inutilidade. Este nome chamativo atrai o interessado, mas no fundo ele apresenta a necessidade de se descrever pontos centrais de um plano de negócio em uma apresentação curta para investidores, que depois podem pedir um plano de negócios. No site, ele indica como fazer um CANVAS do negócio, diferente do CANVAS tradicional do modelo de negócio. https://www.youtube.com/watch?v=3GWglXsLO7o 

Buscando por “plano de negócio”no YouTube você irá encontrar dezenas de vídeos que trazem a essência do que foi descrito nesta seção.

Em inglês:

A wikipedia em inglês tem um conteúdo bom, mas um pouco confuso. Um tópico que recomendamos é:
https://en.wikipedia.org/wiki/Business_plan#Business_plans_for_start-ups 

Compare com o verbete sobre business case na wikipedia em inglês:
https://en.wikipedia.org/wiki/Business_case

Essa comparação complementa o que apresentamos na descrição resumida.

Marty Schmidt traz um post sobre business plan, que apresenta os principais tópicos sobre o assunto, semelhantes aos que publicamos nesta seção.
https://www.business-case-analysis.com/business-plan.html  (Acesso em setembro de 2022)

Exemplos

Esses exemplos servem de referência para você escrever o seu plano de negócios.

Em português

SEBRAE

O Sebrae oferece uma área em seu site sobre plano de negócios, que citamos nas informações adicionais. Neste link você pode acessar um manual de como elaborar um plano de negócios, que pode servir de template, pois ele é constituído pelas seções de um plano. Em cada seção são apresentadas dicas importantes.
https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/COMO%20ELABORAR%20UM%20PLANO_baixa.pdf 

Caso você tenha dificuldades para acessar o link, temos uma cópia deste manual do SEBRAE (MF.MAP0021).

 

Links de Henrique Marques Fernandes

Este site apresenta alguns templates de planos de negócios e links para baixá-los.
https://marquesfernandes.com/self/modelos-e-exemplos-de-plano-de-negocios-gratuitos-business-plan/

Endeavor – plano de negócios simplificado

A Endeavor é uma organização sem fins lucrativos para acelerar empreendedoras e empreendedores que aceleram o crescimento do país.

Você precisa se cadastrar para fazer o download do template de plano de negócios da Endeavor.
https://info.endeavor.org.br/ferramenta-plano-negocios-simplificado

UOL – modelo de negócios

Você precisa inserir seu nome e e-mail para fazer o download do template de plano de negócios do UOL.
https://meunegocio.uol.com.br/blog/modelo-de-plano-de-negocios/ 

Caso você tenha dificuldades para acessar o link, temos uma cópia deste template do UOL (MF.MAP0025).

Dynamic business plan

Este site dinarmaquês, já citado nas informações adicionais, disponibiliza templates de business plan em português, assim como planilhas em Excel para a confecção de um orçamento do empreendimento.
https://www.dynamicbusinessplan.com/download-plano-de-negocios 

Deste site baixamos os seguinte planos e colocamos à disposição, caso você tenha limitações em baixar:

Publicações do Prof. Dornelas

As publicações do Prof.  Dornelas, um grande especialista brasileiro em empreendedorismo e plano de negócios, apresentam exemplos de planos de negócio:

  • Dornelas, J. (2018). Empreendedorismo: transformando ideias em negócios -7a. edição. Empreende Editora (já existe uma 8a edição publicada em 2021)
  • Dornelas, J. (2018). Plano de negócios: exemplos práticos -2a. edição. Empreende Editora
  • Dornelas, J. (2020). Plano de Negócios com o Modelo Canvas: Guia Prático de Avaliação de Ideias de Negócio. Empreende Editora

O acesso às publicações de Dornelas não é gratuito, mas suas publicações são de ótima qualidade.

Em inglês

Template do Shopify

O Shopify apresenta alguns templates que podem ser baixados gratuitamente
https://www.shopify.com/blog/business-plan-examples 

Um deles foi baixado do link a seguir e colocamos no próximo item. https://www.shopify.com/blog/business-plan-template 

MF.MAP0019: Este template (em inglês) de um business plan é um exemplo de uma “empresa individual que vende cartões personalizados com a impressão da pata exclusiva de um animal de estimação”, que foi baixado de https://www.shopify.com/blog/business-plan-template. Deixamos aqui uma cópia, caso seja complicado baixar no futuro ou mesmo caso este site saia do ar.

Template da Growthink

A empresa Growthink, tem uma área voltada para business plan. Neste local, você pode navegar pelas seções de um business plan (menu do lado direito).
https://www.growthink.com/products/business-plan-template 

É possível baixar um template gratuito, mas sem muitas dicas e ferramentas para preenchimento, que faz parte do template pago.

MF.MAP0020:  Esta é uma cópia do template gratuito (não preenchido), caso seja complicado baixar no futuro ou mesmo caso este site saia do ar.

Templates da PandaDoc

Esta empresa oferece um ambiente web para confecção do business plan. Você precisa se cadastrar para ter acesso aos templates, inseridos no ambiente com certas limitações.
https://www.pandadoc.com/business-plan-templates/

Se você procurar na internet irá achar outras opções de templates de business plan.

Referências

Ferry, Ted S., Modern Accident Investigation and Analysis, second edition, John Wiley and Sons, 1988.

Knox, N. W., & Eicher, R. W. (1992). Mort User’s Manual: For use with the Management Oversight and Risk Tree analytical logic diagram (No. DOE/SSDC-76-45/4-Rev. 3; SSDC-4-Rev. 3). EG and G Idaho, Inc., Idaho Falls, ID (United States). System Safety Development Center.

Kepner, C. H., & Tregoe, B. B. (2013). The new rational manager: An updated version for a new world. Kepner-Tregoe, Inc., Princeton, New Jersey

Oliveira, U. R., dos Santos, C. O., Chaves, G. E. L., & Fernandes, V. A. (2022). Analysis of the MORT method applicability for risk management in supply chains. Operations Management Research, 0123456789. https://doi.org/10.1007/s12063-021-00248-2

#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }