Lógica da inovação
Prover e capturar valor flexM4I > a teoria > Lógica da inovação > Prover e capturar valor (2.0)
Autoria: Henrique Rozenfeld (roz@usp.br)
Introdução
Neste momento terminou o projeto de inovação. Mas o ciclo de vida da oferta contínua, ou seja, estamos agora na fase de operação, para prover e capturar valor continuamente. É a fase que chamamos de MOL – middle of life.
A ofertas criadas (produtos e serviços) geram informações que são úteis para se manter as soluções em bom funcionamento e para possibilitar o registro de lições aprendidas. Esse feedback, por meio do rastrear, monitorar e analisar contexto, permite um aprendizado que aprimora novas iniciativas de inovação.
Além disso, os processos de provisão e captura de valor também geram novas oportunidades e desafios de inovação.
Inovações das ofertas e processos durante o MOL
Como foi descrito na lista de origens da inovação, uma das fontes de inovação é a situação atual da empresa e suas ofertas. Em especial, a identificação de ineficiências ou desafios dentro dos processos internos da empresa que motivam a busca e a implementação de soluções inovadoras para otimizar a operação e aumentar a competitividade.
Essas necessidades podem advir de limitações e problemas durante a fase de uso das ofertas devido aos processos operacionais de oferta de valor ou aos próprios processos de operação. Neste contexto, podem surgir oportunidades baseadas em falhas e ideias / desafios a partir da análise da causa raiz (entre outros métodos e ferramentas de análise).
A seção “Inovações baseadas em melhorias” traz exemplos de: .
- inovações das ofertas devido a problemas ou oportunidades que surgem durante o uso do produto (MOL);
- inovações dos processos de operação da cadeia de valor durante o MOL;
- inovações dos próprios processos de inovação devido a problemas e limitações no MOL
- Inovação proativa dos processos de inovação devido a novas abordagens de inovação.
Em casos de inovação em sistemas produto-serviço (PSS), muitas vezes a posse do produto continua com o provedor e uma relação mais estreita com o consumidor ocorre. Isso faz com que os processos de provisão de valor sejam essenciais para o sucesso da inovação.
Inovações resultantes da gestão de outros processos
Veja que as barras que representam as seguintes categorias de processos continuam após o término dos projetos de inovação e abrangem os ciclos de prover e capturar valor (observe na figura acima):
- Gerenciar ecossistema de inovação;
- Experimentar, avaliar, selecionar, aprender e pivotar e
- Gerenciar pessoas, organização e processos de apoio transversais
Isso indica que a empresa sempre continua a realizar as atividades desses processos durante o ciclo de vida da oferta.