Matriz nine box para avaliação de pessoas

flexM4I > abordagens e  práticas > Matriz nine box GE-McKinsey (versão 1.2)
Autoria: Henrique Rozenfeld (roz@usp.br)

Descrição resumida

A 9 box é ferramenta de avaliação do desempenho e potencial das pessoas para definir ações de desenvolvimento. É também chamada de nine box GE-McKinsey, porque é uma aplicação da 9 box original, que é voltada para análise de portfólio entre unidades de negócio de uma corporacao..

A próxima figura ilustra as 9 categorias, nas quais se podem enquadrar as pessoas da organização. É uma das ferramentas de avaliação de desempenho de pessoas.

Figura 678:  nine box de avaliação do potencial versus desempenho de pessoas.

É uma ferramenta visual de fácil aplicação que permite definir ações para que as pessoas evoluam na organização, assim como detectar pessoas que já possuem as condições necessárias para assumir outras funções. 

Apesar de ser uma ferramenta ampla para avaliação, pode ser utilizada na gestão de pessoas para inovação. Também pode ser utilizada como complemento da matriz de avaliação do engajamento de stakeholders.

Alguns métodos para medição do desempenho podem ser:

  • avaliação 360 graus
  • indicador de desempenho individual (associado com KPIs e/ou OKRs)
  • cumprimento de metas
  • NPS, se a pessoa estiver envolvida com a prestação de serviços aos clientes

Apesar das vantagens, existem as seguintes críticas sobre a eficácia desta ferramenta:

  • medir desempenho é possível, mas discutível. Porém, a mensuração do potencial é muito subjetiva e não existe uma métrica amplamente aceita.
  • as pessoas podem começar a competir entre si, criando um ambiente desfavorável;
  • algumas empresas substituem o atributo “potencial” por “competência”. o que também não é fácil de medir, uma vez que competência mede “a capacidade de entregar”. Talvez a mensuração da capacitação (conhecimento) seja menos subjetiva;
  • segundo a reportagem da revista Exame, citada no próximo tópico, a Cielo, em 2008, aumentou para 12 box, criando mais categorias no nível médio e substituindo o atributo “potencial” por “maturidade nas competências da organização”. 

Conheça mais sobre esta ferramenta nas fontes listadas nas informações adicionais.

Quando o tamanho da equipe aumenta, recomendamos que seja utilizada uma planilha para registrar as características das pessoas.

Veja o posicionamento desta matriz diante das variações e métodos semelhantes aos mapa de stakeholders e mapa de sistema.

Informações adicionais

O blog da empresa Gupy, de gestão de recursos humanos, tem um post muito bom sobre a 9 box com vídeos e os seguintes tópicos:

  • O que é a matriz Nine Box?
  • Como ela funciona?
  • Por que utilizar o método Nine Box?
  • Qual a sua importância? 
  • Quais as vantagens da Matriz Nine Box?
  • O que fazer e não fazer ao aplicar a Matriz Nine Box?
  • Como fazer uma matriz Nine Box?

Neste post, a Sociis RH, consultoria de RH, apresenta as vantagens e desvantagens desta ferramenta e mostra que esta ferramenta pode ser utilizada para melhorar o engajamento de times.  

Esta reportagem da revista Exame traz críticas sobre essa ferramenta.

Nesta discussão na web, provocada pela mesma autora do artigo da revista Exame, algumas pessoas comentaram sobre as limitações desta ferramenta.

Rogerio Leme publicou um livro intitulado “[Re]Descobrindo a Matriz Nine Box”, no qual ele mostra como reduzir a subjetividade e também conceitos básicos para aplicação desta ferramenta na gestão de recursos humanos, no planejamento estratégico e na gestão em geral.

Neste artigo de 2008, a McKinsey apresenta os conceitos da Matriz 9 box que vai além da aplicação em gestão de recursos humanos. A ferramenta é utilizada para priorizar investimentos entre unidades de negócio de corporações que atuam em mais de um mercado. Os eixos da matriz são:

  • atratividade do setor versus
  • força competitiva da unidade de negócio. 

Na Wikipédia em português, existe um verbete sobre a Matriz GE para análise de portfólio entre unidades de negócio, que mostra a mesma matriz 9 box, mas com uma aplicação distinta, como indicado na informação anterior.

#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }