Adotar e combinar métodos e ferramentas existentes?
Considere o nível de maturidade e o repertório do time
flexM4I > abordagens e práticas > Adotar e combinar métodos e ferramentas existentes? (versão 1.2)
Autoria: Henrique Rozenfeld (roz@usp.br)
Introdução
Este ensaio é uma reflexão inicial que tenta responder às seguintes questões:
- Devemos adotar e combinar métodos e ferramentas de design e inovação existentes, ou devemos desenvolver novos métodos e ferramentas?
- Devemos adotar processos e metodologias de inovação consagradas ou desenvolver a nossa metodologia de inovação e/ou os nossos processos específicos de inovação?
Considere o nível de maturidade e o repertório
A maturidade e os repertórios das pessoas da organização resultam na maturidade da organização, que é baseada nas capabilidades dinâmicas e ordinárias da empresa.
Leia mais na seção “capabilidades dinâmicas e ordinárias” |
Usuários maduros e com repertório
Se os membros de um time de design / inovação / marketing possuírem um nível de maturidade elevado e um bom repertório (baseado em experiências), eles não precisam se prender às amarras dos formalismos ou campos definidos por uma ou mais ferramentas ou métodos. Esses usuários têm a capacidade e podem:
- criar os seus próprios templates para uma aplicação específica, que combina os conceitos desses artefatos conceituais, ou
- utilizar ferramentas e métodos, com os quais eles estão familiarizados e já obtiveram resultados muito satisfatórios no passado.
Em outras palavras, esses usuários podem criar uma combinação de métodos e ferramentas, que resulta em uma metodologia própria.
Essa metodologia (combinada ou não com outras) pode servir de referência para o estabelecimento de processos da empresa ou mesmo de referência para o planejamento e execução de projetos.
Segundo o nosso glossário …
Os links direcionam para os verbetes correspondentes no glossário. Se você desejar conhecer como esses termos estão relacionados entre si na flexM4i, consulte a seção “Termos que indicam tipos de conteúdos da flexM4I”. |
Aprendizes, times grandes ou desenvolvimento colaborativo entre organizações
No entanto,
- usuários, que estão desenvolvendo suas habilidades de inovação no contexto de aplicação de uma ferramenta ou método específico, ou
- times com muitos membros, ou
- empresas no desenvolvimento colaborativo com outras organizações,
devem adotar uma combinação existente de ferramentas e métodos para o desenvolvimento de novas proposições de valor.
Essa combinação, em geral, é documentada em uma metodologia ou em processos de inovação. Uma metodologia ou processo facilita a comunicação entre times de organizações distintas. Utilizar uma metodologia “consagrada” ou validada é mais simples.
No entanto, se for uma metodologia muito conhecida e aplicada por várias empresas, ela não trará nenhum diferencial, pois não contribuiu para a melhoria das capabilidades dinâmicas.
Atenção
Em ambos os casos, deve-se evitar utilizar ferramentas e métodos que se sobrepõem de forma demasiada, ou seja, que documentem os mesmos conceitos. A redundância pode causar desperdícios, se não fizer parte de um processo de aprendizado iterativo e gradual.
Por este motivo, atenção ao adotar uma ferramenta ou método específico.
Veja se é consistente com outras ferramentas e métodos que estão previstos para serem utilizados conjuntamente ou que pertençam a uma mesma metodologia.
Desconstruir e integrar
… e adote o mote de estruturação da gestão da inovação da flexM4i de …
Desconstruir as abordagens existentes e integrar seus princípios e práticas em uma solução única para o nível de maturidade da sua empresa.
Leia mais sobre isso no tópico “Articulação da gestão da inovação com outras iniciativas” do capítulo “Gestão da inovação”. |
E metodologias e processos de inovação?
Adotar uma metodologia é uma prática apropriada para começar a conhecer soluções de uma área de conhecimento. Utilizar como referência metodologias consagradas para a gestão da inovação é um caminho interessante.
Avalie se essas metodologias são flexíveis para você se diferenciar. Se não for o caso, crie a sua própria metodologia, ou seja, adote alguns métodos, combine com outros e desenvolva métodos complementares que tragam um diferencial competitivo para a sua empresa.
E assim, crie os seus processos de inovação dentro do contexto da gestão da inovação.
Quer saber mais? Conheça então:
|