Glossário: Arquitetura de tecnologia de informação e comunicação

« retornar para home do glossário

A arquitetura de TIC (ou ICT em inglês) é um termo com diversos sinônimos ou termos equivalentes, dependendo da perspectiva e da área de aplicação. Em algumas definições, a arquitetura de TIC é composta por algumas outras arquiteturas. Em outras definições, ela faz parte da arquitetura empresarial. Vamos apresentar uma síntese que consideramos apropriada para dar uma visão geral introdutória sobre essa arquitetura.

Arquitetura de Tecnologia da Informação e Comunicação (ICT) é a estrutura projetada que abrange todos os componentes e serviços necessários para o desenvolvimento, implementação e operação eficaz de um sistema de ICT. Essa arquitetura serve como um plano ou modelo que orienta como um sistema de ICT é construído e integrado, assegurando a harmonia entre todos os seus componentes para a entrega eficiente de serviços de informação e comunicação (Henry, 2022).

Os componentes fundamentais de uma arquitetura de ICT incluem (Henry, 2022):

  • Hardware e Software: Equipamentos físicos e programas de computador que processam e gerenciam dados.
  • Rede: Infraestrutura que permite a comunicação entre dispositivos dentro do sistema.
  • Recursos: Outros elementos necessários para suportar a operação e entrega de serviços, incluindo políticas e procedimentos.

Como ilustra a próxima figura, a arquitetura de TIC, faz parte da arquitetura empresarial, é orientada pela arquitetura de negócios e é composta pelas seguintes arquiteturas (Rummler & Ramias, 2015):

  • arquitetura de dados;
  • arquitetura de aplicações; e
  • arquitetura tecnológica.

Figura 510: as arquiteturas que compõem a arquitetura empresarial, , também conhecida como arquitetura dos sistemas empresariais ou corporativos (do inglês ESA – enterprise systems architecture).
Fonte: adaptado de de Rummler & Ramias (2015)

 A estrutura apresentada na figura anterior é uma simplificação dessas arquiteturas.

Banger (2022) propõe um modelo de operação do negócio (BOM – business operating model) composto por 8 níveis. O modelo de operação do negócio representa o nível 0 e é representado por modelos de negócio, como o business model canvas. Este modelo pode ser considerado uma representação de uma arquitetura empresarial. Os outros 7 níveis são:

  • Nível 1: Processo de negócio 
  • Nível 2: Capabilidades e serviços
  • Nível 3: Aplicações 
  • Nível 4: Serviços de dados e informações
  • Nível 5: Serviços de tecnologia (nível lógico)
  • Nível 6: Tecnologia (nível físico)
  • Nível 7: Serviços de valor agregado e higiene
Os níveis 3,4,5 e 6 correspondem à arquitetura de TIC.

A arquitetura de TIC pode se expandir entre os stakeholders de um sistema. A figura abaixo ilustra uma visão de alto nível de uma arquitetura de uma solução de mobilidade por meio de um veículo elétrico.

Figura 1122: visão geral de uma arquitetura de TIC com três divisões (partitions) para os stakeholders: fabricante do veículo (manufacturer), operador e usuário.
Fonte: Horst, O., Heinrich, P., & Langer, F. (2014)


Henry (2022). The Importance Of ICT Architecture. Disponível em: https://housingprototypes.org/the-importance-of-ict-architecture/ Acesso em: 11 março 2024.

Horst, O., Heinrich, P., & Langer, F. (2014). ICT-Architecture for Multi-Modal Electric Vehicles. March.

Banger, D. R. (2022). Enterprise Systems Architecture: Aligning Business Operating Models to Technology Landscapes (pp. 25-32). Berkeley, CA: Apress.

Rummler, G.A., Ramias, A.J. (2015). A Framework for Defining and Designing the Structure of Work. In: vom Brocke, J., Rosemann, M. (eds) Handbook on Business Process Management 1. International Handbooks on Information Systems. Springer, Berlin, Heidelberg. https://doi.org/10.1007/978-3-642-45100-3_4

« retornar para home do glossário
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }