Práticas com a tag cargill

Práticas: Matriz X (Hoshin Kanri)

Para desdobramento e execução da estratégia. Alinha objetivos de longo e curto prazo, destaca dependências, identifica prioridades e define métricas e responsáveis.

Práticas: Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência)

Para priorizar eventos e problemas a serem analisados; decisões a serem tomadas; eventos e estratégias futuras a serem analisadas, planejadas e executadas. Lista, classifica e sequencia com base nos critérios de Gravidade, Urgência e Tendência. Transmite clareza sobre a hierarquia dos itens a serem trabalhados.

Práticas: Análise de Causa Raiz (RCA)

A análise de causa raiz ou root cause analysis (RCA) é um termo que descreve um conjunto de abordagens, métodos, ferramentas e técnicas utilizados para descobrir as causas raízes de eventos. Auxilia na identificação não apenas do o quê mas também do como e porquê um evento ocorreu. Tratando as causas raízes, evitamos que o evento ocorra novamente.

Práticas: Matriz RACI

Matriz de atribuição de responsabilidades em projetos. Ela é estruturada por entregas / tarefas / atividades versus stakeholders. Em cada célula da matriz você atribui o papel de cada pessoa: R – responsável; A – aprovador; C – consultado e I – informado

Práticas: Diagrama de Ishikawa (espinha de peixe)

O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta utilizada para buscar e analisar causas que afetam um efeito indesejado, que é identificado e analisado de forma sistêmica pela aplicação da ferramenta, integrando diversas categorias / tipos de causas.

Práticas: Mapa de sistema

Método utilizado para mapear os elementos (atores, stakeholders, entidades etc.) de um sistema e suas conexões, que representam fluxos de material, informações, financeiros, de trabalho etc. Serve tanto para se ter uma visão inicial do sistema, como para representar a concepção de uma visão futura

Práticas: Mapa de stakeholders – matriz 2 x 2

Método / ferramenta utilizada para classificar stakeholders relacionados com um empreendimento, desafio, oportunidade, ideia, iniciativa, ação, projeto ou solução existente. Em geral, a classificação utiliza os critérios de importância versus impacto para determinar como os stakeholders devem ser tratados.

Práticas: Brainstorming

O brainstorming é uma técnica utilizada para propor soluções a um problema através de uma reunião em que os participantes expõem sugestões e debatem contribuições coletivas. Pode ser aplicado desde o desenvolvimento de produtos e serviços até para a solução de problemas em geral.

Práticas: Técnica de Grupo Nominal – TGN

Técnica de busca de soluções para um problema em grupo, na qual os membros do grupo conseguem individualmente opinar, propor soluções, votar em soluções sem sofrer pressões porque o superior está presente e fica apreensivo ou mesmo por ser uma pessoa tímida. Em seguida é gerado um consenso para a tomada de decisão em grupo. Combina as vantagens dos métodos Delphi e Brainstorming.

Práticas: 5 “por quês” (5-whys)

Ferramenta simples e rápida de se aplicar baseada na colocação de 5 questões “por que?” em sequência para explorar e descobrir os motivos da ocorrência de um problema até chegar na causa ou causas raízes. Em seguida podemos propor medidas corretivas ou soluções para as causas raízes.

#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }