“Princípio é uma generalização básica que é aceita como verdade e pode ser utilizada como base para um raciocínio ou condução de uma atividade”. (PRINCETON UNIVERSITY, 2010).
Abordagens e teorias, geralmente, são constituídas por princípios. Algumas também incorporam práticas.
Seguem exemplos de princípios de algumas abordagens.
Princípios da abordagem lean: valor, fluxo de valor, fluxo contínuo, produção puxada e procura pela perfeição.
Veja que podemos reescrever esses princípios na forma de atividades, quase como uma sequência de atividades de melhoria lean:
- definir valor a partir da ótica do cliente
- mapear o fluxo de valor (por meio do método / técnica de VSM – value stream map);
- eliminar as atividades que não agregam valor;
- alinhar as atividades que agregam valor na melhor sequência;
- realizar essas atividades em um fluxo contínuo;
- realizar as atividades somente se alguém as solicitar (produção puxada) e
- tornar esse fluxo cada vez mais eficaz (procurar a “perfeição”).
Princípios da abordagem de ambidestria organizacional (do ponto de vista da liderança):
- mentalidade paradoxal (do CEO) – articular uma forte visão que compreenda as tensões concorrentes (exploitation versus exploration)
- construir um time de executivos (C-level) que lidera e conduz a ambidestria
- estruturar a organização de acordo com a ambidestria
- comunicar o tempo inteiro a estratégia da ambidestria para toda organização com o objetivo de aumentar a cooperação, evitar conflitos improdutivos, e encorajar a discussão construtiva de pontos de vista diferentes
- promover e valorizar: autonomia, iniciativa própria, assumir riscos e sinceridade
Princípios da abordagem de design thinking:
- entender e ter empatia pelo clientes / usuário
- focar em valores humanos
- procurar ser claro com uma visão coerente dos problemas (antes de pensar na solução)
- enquadre os problemas de forma a inspirar outras pessoas a criarem ideias
- pense “grande”, fora da caixa, e crie muitas maneiras de resolver um problema ou melhorar uma situação
- experimente, experimente, experimente
- mostrar algo (protótipo) ao invés de falar sobre ele
- tenha um viés de ação, os invés de pensar (contradição com o nome design thinking)
- ter em mente o processo (sem engessar), quais métodos usar e quais os objetivos
- colaborar de forma radical, envolver pessoas de diversas áreas e formação e pontos de vista
- ideias radicais surgem da diversidade
PRINCETON UNIVERSITY. WordNet. 2010. Disponível em: http://wordnet.princeton.edu. Acesso em: 03 jun. 2020.
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