Abordagens e Práticas
Difusão da inovação

Possibilita a criação de mercados e que mais clientes adquiram a inovação. 

localize-se na flexM4I

 Você está em: flexM4I > a prática > abordagens e práticas > Difusão da inovação
O conteúdo da flexM4I está dividido por níveis de detalhamento e você pode navegar por trilhas. Entenda.

Como dissemos no tópico “usar a Wikipédia?” da seção “Saiba mais sobre as abordagens e teorias de inovação”. “Indicaremos o conteúdo da Wikipédia ou outra fonte de acesso gratuito, se considerarmos que o seu conteúdo é de qualidade.” Portanto, nesta seção iremos somente apresentar links para leitura sobre esta abordagem.

Se você desejar contribuir e ser o autor ou revisor desta abordagem, entre em contato pelo email flexM4I.email@gmail.com. Todo o conteúdo será revisado por nós. Conheça os colaboradores atuais.

Definição

Segundo Rogers (1983)

“A difusão (da inovação) é o processo no qual uma novidade é comunicada através de certos canais ao longo do tempo entre os membros de um sistema social. É um tipo especial de comunicação, pois as mensagens dizem respeito a novas ideias.

Essa novidade da ideia, no conteúdo da mensagem, confere à difusão seu caráter especial. A novidade significa que algum grau de incerteza está envolvido na difusão. Incerteza é o grau em que um número de alternativas é percebido em relação à ocorrência de um evento e a probabilidade relativa dessas alternativas.

A comunicação é um processo no qual os participantes criam e compartilham informações uns com os outros para alcançar um entendimento mútuo. É um processo de convergência (ou divergência) à medida que dois ou mais indivíduos trocam informações para se aproximarem (ou se afastarem).”

Da teoria da difusão da inovação foram derivados os conceitos de (entre outros): 

Fonte de informações

O verbete da wikipedia em inglês sobre difusão da inovação é bem completo 

Referência

Rogers, E. M. 1983. Diffusion of Innovations. First Edition. New York: The Free Press

O livro é de 1962, mas as definições foram extraídas da edição de 1983

#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }