A prática

Coletânea de casos de outras fontes

Mais casos de outros sites que podem servir de inspiração para a sua jornada de inovação  

Existem alguns sites e publicações disponíveis na internet que apresentam uma série de casos de inovação, que você também pode usar como inspiração para a sua jornada de inovação, assim como a nossa página de casos de inovação.

Alguns dos casos que apresentamos foram retirados dessas coletâneas e quase sempre complementados com informações de fontes adicionais e uma análise sobre a importância desses casos para a gestão da inovação.

Fundação Ellen MacArthur: casos de economia circular

A fundação Ellen MacArthur desenvolve e promove a ideia de uma economia circular. Trabalham e inspiram empresas, universidades, formuladores de políticas e instituições para que todos possam se mobilizar para a criação soluções de sistemas circulares em escala global. Neste site você poderá encontrar várias publicações de acesso gratuíto sobre economia circular.

Os casos são descritos de forma estruturada mostrando: uma visão geral, as necessidades, a solução encontrada, os resultados e porque esses casos relacionam-se com a economia circular. Do lado direito de cada caso eles são categorizados de acordo com o setor, tópicos (tags), às vezes com os building blocks da economia circular, e outros critérios.

CIRCULATOR: the circular business model mixer

O CIRCULATOR traz uma coleção de casos de economia circular. Ele é organizado pela comunidade EIT raw materials, que agrega 317 parceiros (em abril 2021) da União Europeia, que fomenta essa organização. Existem três formas de se acessar os casos:
1) Você pode primeiro explorar arquétipos de modelo de negócios mais comuns na economia circular;
2) Você pode navegar diretamente pela lista de casos;
3) Você pode filtrar os casos por meio do “mixer” da seguinte forma. Você abre o mixer e escolhe três tipos de estratégias:

  • uma estratégia de criação de valor circular, dentre as 7 de um menu de opções; 
  • uma estratégia de proposição de valor, dentre as 7 opções; 
  • uma estratégia de rede de valor, dentre as 6 opções).

Após realizar uma combinação desses três tipos de estratégias, você pode consultar os casos que são classificados de acordo com essa combinação.  

30 novos casos para os 10 tipos de inovação

Idea to value se autodenomina uma comunidade para criatividade e inovação e foi criada e é mantida pelo Nick Skillicorn. Tem o objetivo de publicar conteúdo de livre acesso gratuito sem propagandas sobre inovação e criatividade.

O autor listou o livro “Ten types de innovation” como um dos melhores frameworks de inovação (cujo verbete está em construção em nosso site). Este framework foi desenvolvido para uma empresa de consultoria em inovação, Doblin, que hoje é parte da Deloitte.  A ideia central deste livro, compartihada por nós e por vários autores sobre inovação, é a de que inovação é mais do que inovação em produto (óbvio, não?). O livro mostra exemplos de cada tipo de inovação. Nick afirma que alguns exemplos do livro (publicado em 2013) já estão ultrapassados. Por isso, ele apresenta de forma bem sucinta três exemplos mais atuais para cada um dos 10 tipos de inovação.

Casos de inovação da mobilização empresarial pela inovação (MEI)

A MEI (mobilização empresarial pela inovação) é coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e trabalha para “que a inovação seja reconhecida como imprescindível para o Brasil alcançar o crescimento econômico e o bem-estar social.” Uma das iniciativas da MEI é promover o Prêmio Nacional de Inovação. Os casos dos finalistas desse prêmio são documentados tanto no site quanto em um livro de acesso gratuito.

Os livros publicam casos de inovação em startups, empresas pequenas, médias e grandes. São casos relacionados a diversos tipos de inovação: produto, estratégia, processo etc.  

Existem livros de 2019 (30 casos), 2017 (22 casos) e 2015 (22 casos). Não conseguimos acessar o livro de 2013.   

Casos da Liga Insights

O Liga Insights é um portal da Liga Ventures. Neste portal são publicados vários conteúdos sobre inovação em portugues e voltado para empresas brasileiras. São estudos sobre inovação, entrevistas, lista de startups e casos de inovação.

A Liga Ventures é uma aceleradora que apoia a inovação aberta ao conectar empresas com startups.

A lista de casos que eles apresentam é bem atual e mostra de forma sucinta o essencial das empresas: descrição da empresa, o desafio, a solução, os resultados e o link para a empresa. Algumas das empresas, possuem ainda em seus sites descrições de outros casos além daqueles apresentados pela Liga Venture.

LENSin: Casos de design sustentável

LeNSin, the International Learning Network of networks on Sustainability (2015-2018) é um projeto apoiado pela UE (ERASMUS +) envolvendo 36 universidades de vários continentes com o objetivo de criar uma nova geração de designers (e educadores de design) capazes de contribuir efetivamente para a transição para uma sociedade sustentável para todo (leia mais sobre isso no link about).

Na página inicial você poderá acessar vários materiais de ensino sobre design sustentável. Existe um botão do lado esquerdo para você selecionar somente os casos e do lado direito você pode selecionar o idioma e país. Então você poderá acessar uma descrição curta dos casos de design sustentável e os critérios relacionados.

Tabela de 100 tecnologias disruptivas e exemplos (casos)

Essa tabela foi criada pelo Imperial College de Londres e foi traduzida para o Portugues. Ela tem um visual que lembra a tabela periódica. As tecnologias são divididas em 4 grupos:

  • tecnologias fantasmas, altamente improváveis
  • horizonte 3 (H3): futuro distante (20 anos)
  • horizonte 2 (H2): futuro próximo (10 a 20 anos)
  • horizonte 1 (H1): acontecendo agora

A cada tecnologia é indicado um exemplo (caso) de empresas atuantes em cada área. Só é indicado o nome da empresa, o que exige uma busca adicional.

John Bessant - Portal de Inovação: cases

John Bessant possui um portal de inovação que iremos analisar na seção de informações adicionais (em construção). Ele juntamente com Joe Tidd publicaram uns dos livros mais famosos e completos de inovação (que também iremos analisar em informações adicionais).

Atualmente (fevereiro de 2021) eles publicaram mais de 140 casos de inovação.Alguns desses casos estamos publicando no nosso site, adicionando informações de outras fontes e logicamente, sempre referenciando todas as fontes.

Neste link está a versão anterior do mesmo portal de inovação. Ele diz que foi substituído pelo que citamos anteriormente, mas que eles ainda vão manter o conteúdo. Deve ser porque este portal é da editora dos livros deles, a Wiley. Nele também existe uma lista de casos, que deve ser a mesma (não conferimos), ou está desatualizada, pois a última postagem é de 2017.

Estudos de caso de inovações para cidade sustentáveis

O observatório de inovação para cidades sustentáveis (OICS) é uma plataforma colaborativa de mapeamento e divulgação de soluções urbanas de sustentabilidade.

Mostram um mapa do Brasil com as tipologias das soluções existentes e casos que demonstram essas soluções.

Você pode buscar os casos filtrando por temas (ambiente construído, energia, mobilidade, saneamento água, saneamento: resíduos sólidos e soluções baseadas na natureza); desafios (por tema); região; e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU.

Soluções para diminuir o efeito estufa

O projeto Drawdown é uma ONG com o objetivo de apoiar ações que auxiliem o mundo atingir o ponto de “drawdown”, que seria o momento em que os níveis do efeito estufa começariam a diminuir, ao invés de aumentar, como acontece hoje. Segundo eles, os setores de produção de eletricidade, alimento e agricultura, indústria, transporte e construção civil são responsáveis por 90% da emissão de gases do efeito estufa.

Eles estruturaram os casos em soluções, categorizadas por setores da economia, que causam o efeito estufa. É apresentado um resumo de cada solução complementado com um resumo técnico e várias referências. Algumas vezes são citadas empresas, mas a maior parte das soluções é uma descrição ampla e genérica sobre a contribuição daquela solução para diminuir o efeito estufa.

Casos do livro “The Invincible Company”

Os principais autores deste livro são os autores do framework (quadro) e método de design  de modelos de negócios conhecido como CANVAS (apesar que este termo significa “tela” em branco que um pintor utiliza para criar um quadro).. Neste livro os autores apresentam algumas ferramentas para apoiar à gestão de portfólio de modelos de negócios. Destacam a diferença entre modelos de negócio disruptivos e radicais, dos incrementais e de sustentação.

Apesar de ser discutível como eles diferenciam explore de exploit, eles resgatam da teoria a importância de se usar padrões (pattern) de modelos de negócio como inspiração para se desenhar um novo modelo.

Esse livro está aqui na coletânea, porque para cada pattern, os autores citam vários casos históricos e atuais de inovação. Eles apresentam os casos descrevendo suas características principais por meio do quadro CANVAS e depois descrevem em maiores detalhes. Vale a pena conhecer esses casos.

Casos para melhorar a eficiência do uso de recursos

A WRAP é uma ONG do Reino Unido que visa apoiar governos, empresas e comunidades na criação de soluções práticas sustentáveis para melhorar a eficiência do uso de recursos. O foco deles é na área de coleta, reciclagem, alimentação, bebidas, embalagens plásticas e tecidos (roupas).

A página indicada dos casos pode ser filtrada para se encontrar os casos que mais se adequam aos seus objetivos. A descrição dos casos é disponibilizada em um pdf de livre acesso, que contém a história da empresa, o problema a ser resolvido, as ações realizadas e os resultados obtidos. 

Casos de economia circular do knowledge-hub da circle economy

Circle economy é uma organização que visa capacitar uma comunidade global de empresas, cidades e governos com o objetivo de acelerar a transição para a economia circular por meio de percepções e soluções práticas e escaláveis que atendam aos maiores desafios da humanidade.

Essa organização fomenta um portal de conhecimentos com mais de 2000 casos de inovação com foco na economia circular. É uma comunidade que publica os casos, que depois são avaliados. Tem vários critérios de busca no portal.

Casos de 160 produtos que falharam e foram retirados do mercado

Essa lista mostra casos de produtos que chegaram a ser lançados, não atingiram o sucesso esperado e foram retirados do mercado pelas empresas.

É interessante notar que vários são de empresas conhecidas como inovadoras. Isso mostra que, apesar da disciplina de um processo de inovação e as práticas de gestão de inovação, ainda assim a incerteza das inovações causa falhas. A empresa inovadora precisa estar preparada para isso. Em alguns casos são apresentadas as causas das falhas, que você pode tratar como uma lição aprendida.

50 exemplos de corporações que falharam ao inovar

O foco desta lista são as empresas que falharam ao inovar. Isso é muito interessante porque tem relação direta com a gestão da inovação. Às vezes, são citadas inovações que não deram certo. Também são apresentadas as razões das falhas. Muitas empresas nem existem mais. Os casos apresentam ainda uma referência adicional para se explorar um pouco mais sobre as falhas. Destacamos aqui a conclusão desta lista que é uma lição (apesar de genérica) para muitas empresas.

“As grandes corporações são aquelas que continuam inovando e digitalizando sua estratégia…. Nunca resista à inovação. Certifique-se de ouvir as necessidades do seu cliente e acompanhar as tendências. …. sua liderança e estratégias devem sempre trabalhar para melhorar e experimentar diferentes tipos de estratégia de inovação.”

#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }