Existem algumas definições de arquitetura empresarial, e a maioria trata essa arquitetura para vincular os negócios com a tecnologia de informação e comunicação (TIC). A proposta de arquitetura empresarial desta seção procura alinhar várias abordagens em uma única visão, na qual a arquitetura de TIC é um dos componentes na arquitetura empresarial.
Práticas: Metodologia de servitização da flexM4i
Esta metodologia é composta por grupos de atividades, está integrada à flexM4i e propõe etapas de aplicação para especificar um projeto de servitização ou um processo de desenvolvimento de PSS. A integração com o framework de processos da flexM4i permite que ela seja inserida no contexto da gestão da inovação e se relacione com os processos de apoio transversais.
Práticas: Modelo APQP (advanced product quality planning)
Modelo definido pelo padrão (standard) IATF 16949:2016 da indústria automotiva que pode servir de referência para a projeto de um modelo de processo de desenvolvimento de produtos e processos de uma empresa desse segmento.
Práticas: Modelos de negócio circulares
Para praticar a economia circular, uma empresa pode reinventar paradigmas e repensar ou reconfigurar o seu modelo de negócio. Nesses casos, ela pode criar ou atualizar um modelo de negócio da empresa incorporando estratégias, abordagens e práticas da economia circular, ou seja, o modelo se torna um modelo de negócio circular. Esta seção traz os principais conceitos desse modelo.
Práticas: Diferenciação entre tipos, arquétipos e padrões de modelos de negócio
O uso desses termos é realizado de uma maneira mais formal na academia, e na prática há uma grande confusão, mesmo porque autores acadêmicos também não possuem consenso, principalmente se forem consideradas publicações mais antigas. A utilização desses termos traz muitas ambiguidades. Esta seção procura esclarecer as similaridades e diferenças entre esses termos.
Práticas: Metodologia da invincible company
Para gerenciar de forma integrada o portfólio de projetos de desenvolvimento, melhoria e transformação de modelos de negócio de exploration (explorar o novo) e de exploitation (explorar o existente). Apresenta uma biblioteca de 39 padrões (patterns) de modelos de negócio com exemplos reais e traz uma proposta de como transformar a cultura para aplicação da metodologia.
Práticas: Metodologia de inovação de Furr & Dyer
Metodologia adaptável de inovação corporativa, que integra abordagens e práticas de criatividade, ideação, inovação aberta, design thinking, software ágil, lean startup e inovação de modelo de negócio.
Práticas: Economia Circular
Economia circular é uma abordagem de sustentabilidade, que visa mudar o paradigma produtivo de “extrair, produzir, descartar” da economia linear. Esta seção traz as principais características da economia circular e seus principais elementos.
Práticas: Sistema Produto-Serviço (PSS)
É um modelo de negócio inovador para a oferta integrada de produtos e serviços. Traz várias vantagens, como, receita recorrente, menor impacto ambiental, maior oferta de valor, fidelização dos clientes, aumento do mercado etc.
Práticas: Servitização
É um processo de transformação de uma empresa orientada a produtos em uma empresa orientada à oferta de serviços, que pode envolver desde a adição de serviços a produtos existentes até a inovação do seu modelo de negócio.