Apresentamos um conjunto de abordagens e práticas que tratam da transformação de dados brutos (estruturados ou não) em informações significativas e úteis para dar apoio à gestão de negócios e, portanto, também à gestão da inovação.
Práticas: Sistemas de business intelligence (BI) e marketing intelligence
São os sistemas de informação utilizados para business intelligence (BI), marketing intelligence e as demais inteligências mais especializadas.
Práticas: Strategic Intelligence
É uma das inteligências que faz parte da business intelligence (BI). Abrange a compreensão do ambiente externo, tendências de mercado, mudanças econômicas, regulamentações governamentais e outros fatores que possam influenciar a organização como um todo. Ela visa fornecer insights estratégicos para a tomada de decisões de alto nível e a definição de direções estratégicas da empresa mais informadas.
Práticas: Marketing Intelligence
É uma das inteligências que faz parte da business intelligence (BI). Seu foco é analisar e otimizar as estratégias e decisões de marketing e inovação com base em dados para correr menos riscos. É composta por diversas inteligências mais especializadas.
Práticas: Product Intelligence
É uma das inteligências do marketing intelligence, que faz parte da business intelligence (BI). Seu foco é obter insight para acelerar o ritmo de inovação, tornando os produtos, serviços atuais e os novos lançamentos mais competitivos, além de aumentar a satisfação do cliente com base em dados sobre a aplicação dos produtos atuais obtidas muitas vezes automaticamente a partir de smart products.
Práticas: Sales Intelligence
Seu foco é fornecer insights acionáveis para impulsionar as atividades de vendas e aumentar a eficácia das equipes comerciais com base em dados internos e externos para identificar tendências, comportamentos de compra e preferências do cliente.
Práticas: Market Intelligence
Faz parte da business intelligence (BI). Seu foco é fornecer insights que orientem a tomada de decisão estratégica da empresa em relação ao mercado em que ela atua ou pretende atuar com base no mercado como um todo, incluindo o ambiente competitivo e as tendências do setor, comportamento dos clientes, demanda, segmentação de mercado, precificação, e insights competitivos das mídias sociais e de outras fontes de informações, fatores macroeconômicos, e as regulações governamentais.
Práticas: Competitive Intelligence
Faz parte da market intelligence, que é parte da business intelligence (BI). Seu foco é analisar e monitorar os concorrentes e suas estratégias, com base na coleta e análise de informações sobre a concorrência, permitindo que a empresa entenda a posição competitiva, as estratégias e as ações dos concorrentes.
Práticas: Price intelligence
É uma das inteligências que faz parte da business intelligence (BI). Seu foco é tomar decisões estratégicas em relação aos preços de seus produtos e serviços (precificação) com base na dinâmica de preços no mercado, as estratégias dos concorrentes, as tendências de precificação e o impacto dos preços nas decisões dos consumidores.
Práticas: Consumer / customer intelligence
É uma das inteligências que faz parte da business intelligence (BI). Seu foco é entender o comportamento, as preferências, as necessidades e as expectativas dos consumidores como um todo, independentemente de terem um relacionamento direto com a empresa para tomar decisões estratégicas e táticas em relação ao marketing, vendas, atendimento e relacionamento com o cliente com base em dados sobre os clientes.
Práticas: Social intelligence e Social media intelligence
Engloba a análise de dados e interações sociais em diversos canais e fontes, incluindo não apenas as mídias sociais, mas também fóruns, blogs, comentários em sites, revisões de produtos e outras formas de interações sociais.
Práticas: Consumer behavior
É uma disciplina acadêmica que examina os aspectos psicológicos, sociais e culturais que moldam o comportamento do consumidor para entender como os consumidores tomam decisões de compra, quais são os fatores que influenciam suas escolhas e como eles se comportam durante o processo de compra. Traz o embasamento teórico para a atuação do consumer / customer intelligence, que engloba a social e social media intelligence.
Práticas: Content Intelligence
É o campo da inteligência artificial que se concentra na coleta, análise e interpretação de dados relacionados ao conteúdo digital. Envolve o uso de técnicas e ferramentas para extrair insights significativos sobre o desempenho, eficácia e impacto de conteúdo como blogs, artigos, vídeos, posts de mídia social, entre outros. Pode ser considerada uma disciplina especializada dentro da área mais ampla de data analytics, focada na análise e interpretação de dados não estruturados. A content intelligence pode ser considerada uma prática transversal e básica para várias áreas de inteligência.
Práticas: Contextual Intelligence
Visa entender como os consumidores se envolvem com os conteúdos produzidos por uma empresa, o que revela insights profundos sobre o comportamento do usuário, e isso pode ser aproveitado para fornecer publicidade mais relevante, resultando em uma melhor experiência e campanhas mais eficazes.
Práticas: Technology Intelligence
Apoia a análise de tecnologias emergentes, tendências e inovações relevantes para o setor de negócios. Fornece informações sobre tecnologias disruptivas, concorrência tecnológica e oportunidades de adoção de novas soluções tecnológicas. Engloba tanto as tecnologias disponíveis como previsões de futuras tecnologias.
Práticas: Human resource intelligence
Utiliza dados e análises para melhorar a gestão de recursos humanos, incluindo recrutamento, desenvolvimento de talentos, engajamento dos funcionários e retenção de talentos. Ajuda a tomar decisões baseadas em dados para otimizar a força de trabalho e a eficiência organizacional.
Práticas: Financial intelligence
Envolve a análise de dados financeiros, incluindo relatórios contábeis, indicadores financeiros e métricas de desempenho. Permite avaliar a saúde financeira da organização, identificar tendências e tomar decisões informadas relacionadas a investimentos, planejamento financeiro e estratégias de negócios.
Práticas: Supply chain intelligence
Concentra-se na análise e otimização da cadeia de suprimentos, envolvendo a coleta e interpretação de dados relacionados a compras, logística, inventário, fornecedores e distribuição. Ajuda a identificar áreas de melhoria, reduzir custos, melhorar a eficiência e aumentar a visibilidade e colaboração ao longo da cadeia de suprimentos.
Práticas: Sustainability intelligence
Busca entender o impacto ambiental, social e econômico das operações com base na coleta e análise de dados resultantes do monitoramento do consumo de recursos, emissões de gases, práticas sociais, gestão de resíduos, entre outros. Visa melhorar o desempenho sustentável da empresa e comunicar suas iniciativas aos stakeholders.