Human resource intelligence

flexM4I > abordagens e  práticas > business intelligence (BI) and analytics > Human resource intelligence (versão 1.1)
Autoria: Henrique Rozenfeld (roz@usp.br)

Utiliza dados e análises para melhorar a gestão de recursos humanos, incluindo recrutamento, desenvolvimento de talentos, engajamento dos funcionários e retenção de talentos. Ajuda a tomar decisões baseadas em dados para otimizar a força de trabalho e a eficiência organizacional.
De acordo com a diretriz da flexM4i de não “reescrever a roda”, nesta seção apresentamos os conceitos introdutórios, enquadramos no contexto mais amplo da business intelligence (BI) e indicamos conteúdo adicional de acesso gratuito

 

Definição

Human Resource Intelligence (HRI)  – inteligência de recursos humanos –  Utiliza dados e análises para melhorar a gestão de recursos humanos, incluindo recrutamento, desenvolvimento de talentos, engajamento dos funcionários e retenção de talentos. Ajuda a tomar decisões baseadas em dados para otimizar a força de trabalho e a eficiência organizacional.

Um mnemônico utilizado para representar essa inteligência é o HRMI ou mesmo o HRIA, onde A significa analytics. Mas como toda inteligência relaciona-se com analytics, não consideramos em utilizar este último mnemônico.

Consideramos a Human resource intelligence na flexM4i, como uma das especializações da business intelligence (BI), como você pode identificar na figura da hierarquia entre as inteligências.

Hierarquia entre as inteligências

Repetimos a figura da hierarquia entre as inteligências para você localizar esta seção.

Figura 918: abrangência da business intelligence (BI) e a hierarquia entre as abordagens de inteligências mais específicas

Clique na figura para aumentá-lá, abrir em outra aba e baixar o pdf como infográfico com os links para as seções das inteligências identificadas na figura. Na seção principal sobre business intelligence, você pode ler uma descrição resumida sobre essas “inteligências”.

Processos de gestão de recursos humanos

Segundo Strohmeier (2015) a HRI pode apoiar todos os processos de gestão de recursos humanos, que de uma forma resumida são, processos de:

  • provisão de pessoas (contratação, alocação, retenção, desligamento)
  • desenvolvimento (educação, treinamento, carreira)
  • desempenho
  • compensação e reconhecimento (material e imaterial)

A gestão desses processos contém subprocessos com atividades de planejamento, execução e controle.

Objetivos e características

Os principais objetivos e características da HRI ao apoiar os processos listados anteriormente incluem:

  • Apoio à tomada de decisões: O HRI tem como objetivo fornecer informações relevantes e acionáveis para apoiar as decisões de gestão relacionadas aos recursos humanos. Isso envolve a coleta, análise e interpretação de dados para fornecer insights e recomendações estratégicas.
  • Identificação de tendências e padrões: A análise de dados no HRI permite identificar tendências, padrões e correlações relacionados ao desempenho dos funcionários, gestão de talentos, satisfação no trabalho, rotatividade e outros aspectos do ambiente de trabalho. Isso auxilia na compreensão do panorama geral dos recursos humanos e na identificação de áreas de melhoria.
  • Previsão e planejamento de recursos humanos: O HRI ajuda a prever as necessidades futuras de recursos humanos com base em dados históricos e projeções, permitindo o planejamento adequado da força de trabalho. Isso inclui previsões de contratação, desenvolvimento de talentos, necessidades de treinamento e sucessão.
  • Melhoria do desempenho organizacional: Ao analisar os dados de recursos humanos, o HRI pode identificar áreas de baixo desempenho e desenvolver estratégias para melhorar a produtividade, a eficiência e a eficácia organizacional. Isso pode envolver o desenvolvimento de programas de treinamento, realocação de pessoal, revisão de políticas e práticas de RH, entre outros.
  • Monitoramento e avaliação de iniciativas de RH: O HRI permite o acompanhamento e a avaliação contínuos das iniciativas de recursos humanos implementadas, fornecendo indicadores-chave de desempenho (KPIs) e métricas relevantes. Isso ajuda a avaliar o impacto das estratégias de RH e ajustá-las conforme necessário.
  • Apoio à gestão estratégica de talentos: O HRI desempenha um papel fundamental na gestão estratégica de talentos, fornecendo informações sobre recrutamento, seleção, desenvolvimento, retenção e engajamento de funcionários. Isso ajuda a identificar talentos promissores, lacunas de habilidades e oportunidades de crescimento.

Em resumo, o Human Resource Intelligence tem como objetivo fornecer informações estratégicas e acionáveis sobre os recursos humanos de uma organização, permitindo uma gestão mais eficaz e embasada nas tomadas de decisão relacionadas às pessoas.

Diferença entre HR analytics, people analytics e workforce analytics

O post What Is HR Analytics? Definition, Importance, Key Metrics, Data Requirements, and Implementation apresenta essa diferenciação. Repare que o termo intelligence foi substituído por analytics. 

  • HR analytics: Trata especificamente das métricas da função de RH, como tempo para contratar, despesas de treinamento por funcionário e tempo até a promoção. Todas essas métricas são gerenciadas exclusivamente pelo RH para o RH.
  • People analytics: Embora seja frequentemente usado como sinônimo de HR analytics, é tecnicamente aplicável a “pessoas” em geral. Pode abranger qualquer grupo de indivíduos, inclusive fora da organização. Por exemplo, o termo “people analytics” pode ser aplicado à análise de dados sobre os clientes de uma organização, não apenas aos funcionários.
  • Workforce analytics: É um termo abrangente que se refere especificamente aos funcionários de uma organização. Isso inclui funcionários no local de trabalho, funcionários remotos, trabalhadores temporários, freelancers, consultores e qualquer outra pessoa que trabalhe em várias capacidades em uma organização.

No contexto de RH, algumas métricas de análise de força de trabalho e métricas de HR analytics podem se sobrepor, razão pela qual os dois termos são frequentemente usados como sinônimos. O objetivo dos dois pode ser o mesmo. Por exemplo, os dados sobre produtividade e desempenho dos funcionários informam tanto o RH quanto a análise de força de trabalho, e o objetivo é melhorar as taxas de retenção e aprimorar a experiência do funcionário.

Informações adicionais

Esta seção foi extraída do capítulo “Analysen der Human Resource Intelligence und Analytics” do livro “Human Resource Intelligence und Analytics: Grundlagen, Anbieter, Erfahrungen  und Trends” Strohmeier (2015). 

O post What Is HR Analytics? Definition, Importance, Key Metrics, Data Requirements, and Implementation traz uma visão ampla de HRI, incluindo os passos para se implementar o HRI.

O post Human Resources Analytics (HR Analytics) apresenta um resumo amplo sobre HRI, com base em artigos referenciados no post, incluindo o que utilizamos para escrever o tópico anterior.

Leia a seção principal sobre business intelligence and analytics ou escolha alguma outra seção relacionada, a partir dos links do infográfico da figura inicial desta seção.
A Human resource intelligence utiliza as tecnologias e ferramentas básicas de business analytics.

Referência

Strohmeier, S. (2015). Analysen der Human Resource Intelligence und Analytics. In Human Resource Intelligence und Analytics: Grundlagen, Anbieter, Erfahrungen  und Trends  (pp. 3–47). Springer Fachmedien Wiesbaden. https://doi.org/10.1007/978-3-658-03596-9_1 

#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }