Proto-persona

flexM4I > abordagens e  práticas > Proto-persona (versão 1.5)
Autoria: Henrique Rozenfeld ([email protected]) com apoio do chatGPT 3.5 da OpenAI (leia mais)

Proto-persona é um método para representar de forma simplificada as características qualitativas de potenciais clientes e usuários baseada em suposições e insights da equipe de desenvolvimento.

Esta seção é introdutória voltada para os níveis de detalhamento básico e executivo. Para leitores do nível avançado, recomendamos a leitura das referências bibliográficas..

Descrição resumida

Essa descrição compara proto-personas com personas, que são ferramentas de pesquisa e design usadas em marketing e design para representar características qualitativas do público-alvo de um produto, serviço ou projeto. Elas ajudam a criar representações fictícias dos usuários para guiar as decisões de design, inovação e marketing. No entanto, elas diferem em termos de detalhe, método de criação e propósito.

Veja a diferença entre persona e público-alvo na seção principal sobre o método persona.

Personas

Personas são representações detalhadas e fictícias de segmentos de público-alvo. Elas são baseadas em pesquisas reais e dados demográficos, comportamentais e psicográficos.

As personas incluem informações como idade, gênero, interesses, objetivos, desafios, comportamentos de compra, preferências e até mesmo uma história de vida fictícia.

O objetivo das personas é criar um entendimento profundo do público-alvo e ajudar a orientar decisões de marketing, design e desenvolvimento com base em dados reais e pesquisa de mercado.

Veja as seguintes seções da flexM4i:

 Proto-personas

Proto-personas são representações mais simplificadas e hipotéticas do público-alvo. Elas são criadas com base em suposições iniciais, geralmente antes de realizar pesquisas reais ou coletar dados concretos.

Proto-personas são usadas como um ponto de partida,  para orientar o início do processo de design ou marketing, antes de se investir tempo e recursos em pesquisas mais detalhadas. Elas são criadas rapidamente e não envolvem uma pesquisa extensa.

O objetivo das proto-personas é fornecer uma direção inicial na realização de um projeto ou quando as informações sobre o público-alvo ainda não estão disponíveis.

No decorrer de um projeto, as proto-personas geralmente são refinadas com base em dados reais coletados por meio de pesquisas de mercado, entrevistas com usuários e análise de comportamento.

Pode ser construída por meio de um brainstorming com base em informações já disponíveis na empresa sobre os clientes ou baseada em intuição, ideias, percepções (insights) ou pressupostos  a partir da maturidade / repertório dos profissionais de marketing e design.

As “informações disponíveis” podem vir de análise do atendimento, reclamações  e comentários dos clientes, obtidos pelos diversos canais de comunicação.

É melhor ter uma referência inicial para se iniciar um projeto de design ou marketing, principalmente se não existe verba ou um prazo para se levantar informações que caracterizem as personas. No entanto, é um risco em situações de muitas incertezas. Por isso, é essencial que no decorrer do projeto as premissas sejam validadas com base em pesquisas reais.

De acordo com o conhecimento que o time de inovação possui do mercado, pode-se criar uma proto-persona inicial de qualidade, mas que deve ser completada com personas baseadas no entendimento mais profundo dos clientes / usuários.

Se uma proto-persona for posteriormente validada com base em dados reais (observações, entrevistas etc.), ela pode se tornar uma persona.

Personas baseadas em pressupostos e hipóteses 

Nielsen, Larusdotti & Larsen (2021) denominam de personas baseadas em pressupostos, os seguintes tipos de personas: ad-hoc personas, proto-personas, provisional personas.

Ainda neste contexto podem ser criadas as personas baseadas em hipóteses. São personas utilizadas no desenvolvimento ágil de software para a criação dos MVPs iniciais.

As personas criadas a partir do conhecimento do time de inovação, ou seja, em pressupostos e hipóteses assumidas pelo time, devem ser posteriormente validadas por meio de interações com usuários reais.

Apoio do chatGPT 3.5

A edição de parte desta seção contou com o apoio do chatGPT 3.5, o assistente de Inteligência Artificial da OpenAI:

  • a versão inicial foi proposta pelo chatGPT, mas editada pelo autor.
  • em seguida, as referências listadas no próximo tópico foram analisadas e uma nova versão foi editada.
  • finalmente, com base em discussões com profissionais da área de design, foi criada a versão final.

Referências

Awari (2023) Entendendo o que é uma proto-persona e como ela pode ajudar no design de produtos. Disponível em:  https://awari.com.br/proto-persona/ Acesso em: 2 fevereiro 2024 

Lima, Gabriela (2021) Guia prático de proto-personas e personas Disponível em:  https://www.alura.com.br/artigos/guia-pratico-de-proto-personas-e-personas Acesso em: 2 fevereiro 2024 

Medium (2023). A diferença entre personas de marketing, personas de design e proto-personas. Disponível em:  https://brasil.uxdesign.cc/a-diferen%C3%A7a-entre-personas-de-marketing-personas-de-design-e-proto-personas-647e80bcc0b5 Acesso em: 2 novembro 2023 

Nielsen, L., Larusdottir, M., & Larsen, L. B. (2021). Understanding Users Through Three Types of Personas. Lecture Notes in Computer Science (Including Subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics), 12933 LNCS, 330–348. 

Trauer, E., & Valdati, A. de B. (2023). Proto-personas: agilidade na identificação do cliente ideal. Bridges to the Knowledge Society.

#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }