Guia de benchmarking ambiental
flexM4I > abordagens e práticas > Guia de benchmarking ambiental (versão 1.0)
Autoria: Felipe Guastelli ([email protected]) e Daniela Pigosso ([email protected]).
Introdução
O conteúdo desta seção foi retirado da introdução do guia original. Você pode acessar o guia e a planilha de apoio para a aplicação do Ecobenchmarking no tópico “material de apoio”.
O guia é constituído da combinação entre as características das ferramentas “EcoBenchmarking” e “Plano de ação 5W1H em Benchmarking ambiental”, cujas descrições detalhadas encontram-se no apêndice A do guia. O objetivo é sintetizar as duas abordagens de Benchmarking ambiental existentes em uma única e completa forma.
O que é benchmarking ambiental?
Benchmarking é um processo sistemático e contínuo que é utilizado para avaliar produtos, serviços ou práticas a partir de comparações com os concorrentes mais fortes ou às empresas reconhecidas como líderes de mercado. É, em outras palavras, uma busca de referências nos melhores resultados que auxilia na definição de metas precisas de aprimoramento.
Conheça a seção da flexM4i sobre benchmarking. |
O benchmarking ambiental segue a essência do Benchmarking tradicional, mas com o foco voltado para o aprimoramento do desempenho ambiental de produtos.
Há dois tipos de benchmarking ambiental:
- Benchmarking ambiental interno usa produtos do próprio portfólio da empresa como benchmarks.
- Benchmarking ambiental externo utiliza os produtos de outras empresas.
Veja a definição de benchmark no nosso glossário. No caso da ferramenta de Ecobenchmarking, benchmark são os “produtos líderes no mercado cujos desempenhos ambientais serão comparados com os do produto referência”. |
As informações obtidas em Benchmarking ambiental externo fornecem visões do cenário competitivo no qual o produto será lançado.
Exemplo
A Sony, empresa de eletrônicos, passou por uma experiência que ilustra o valor desse tipo de informação. Em meados da década de 90, um dos aparelhos de televisão lançados pela Sony no mercado europeu foi taxado como “compra razoável” por uma revista alemã, devido ao desempenho ambiental inferior aos outros modelos. Após a publicação da revista, as vendas do aparelho caíram 11,5% na Holanda, enquanto que as vendas de dois competidores taxados como “melhor compra” aumentaram em 57% e 100%. Essa situação forçou a Sony a reprojetar a televisão para aprimorá-la nos aspectos ambientais que estavam aquém de seus concorrentes. A partir de 1998, a Sony passou a contar com sessões de Benchmarking ambiental nas fases iniciais do processo de desenvolvimento de produtos (PDP) para evitar situações como essa.
O benchmarking ambiental não é aplicável somente para grandes empresas como a Sony. Qualquer empresa é capaz de utilizá-lo e desfrutar de seus benefícios se tiver conhecimento do que deve ser feito para implementá-lo. Por isso, visando à disseminação dessa prática entre pequenas, médias e grandes empresas a fim de ajudá-las no aprimoramento do desempenho ambiental de seus produtos, este guia procura fornecer toda orientação necessária em um passo a passo com linguagem de fácil compreensão.
Quando você deveria utilizar o benchmarking ambiental
- durante a concepção de um novo produto ou serviço,
- nas fases de detalhamento do produto ou serviço,
- para avaliar produtos e serviços de terceiros.
- quando você desejar comparar um dos seus produtos com outros produtos existentes da própria empresa ou de concorrentes.
Por que você deveria utilizar o benchmarking ambiental
- para reconhecer lacunas entre os valores de indicadores de desempenho ambiental apresentados pelos produtos.
- avaliar de forma quantitativa, os aspectos deficientes e de diferenciação dos produtos e serviços
- estabelecer metas precisas para o aprimoramento do desempenho ambiental do produto.
Passos do guia de benchmarking ambiental
- Quais são os objetivos da aplicação do benchmarking ambiental e quando os resultados são necessários?
- Quais produtos competidores serão selecionados?
- Qual o sistema que será utilizado como base para as comparações?
- Quais são as áreas de foco?
- Quais indicadores usar na análise das áreas foco?
- Como obter os valores dos indicadores de desempenho ambiental?
- Como interpretar os resultados?
- Como revisar os resultados para gerar opções de aprimoramento?
- Quais opções de aprimoramento selecionar para implementação?
- Como implementar as opções de aprimoramento e comunicá-las às partes interessadas?
Esses passos estão descritos no guia. |
Material de apoio
Baixe o material de apoio para aplicação do guia
MF.MAP0045 Guia de Ecobenchmarking de Produtos (pdf)
MF.MAP0046 Planilha de acompanhamento do guia de Benchmarking ambiental (Excel)
Referências
Guastelli, Felipe Caldas Harding (2014).Guia para auxiliar à implementação de bechmarking ambiental de produtos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) – Escola de Engenharia de São Carlos.