FMEA reverso

flexM4I > abordagens e práticas > FMEA reverso  (versão 1.0 )​
Autoria: Henrique Rozenfeld ([email protected])  

FMEA reverso é um método complementar ao FMEA, que sistematiza a validação das ações de mitigação ou eliminação de riscos determinadas, depois da finalização do FMEA e implementação das ações.

Introdução

O FMEA reverso é considerado como um método complementar ao FMEA.A aplicação do FMEA é muito popular, mas muitas vezes ainda surgiam falhas depois do seu desenvolvimento. Um dos motivos é que as pessoas não iam até o chao de fabrica avaliar se as ações recomendadas e executadas estavam obtendo os resultados desejados. O FMEA reverso surgiu para resolver essas limitações.

Depois de todo o planejamento, o FMEA reverso documenta a comprovação de que as ações recomendadas foram executadas com os resultados planejados.  Por este motivo, o FMEA reverso é considerado um método complementar ao FMEA.

A apresentação do FMEA na flexM4i está dividida em várias seções, que você pode conhecer no próximo tópico “mapa de seções sobre FMEA” para você obter uma visão geral das seções e identificar a posição desta seção.

Em seguida mostramos uma figura que apresenta somente os métodos e ferramentas relacionados com FMEA para você localizar esta seção neste contexto.

Esta seção traz descrição resumida deste método, extraída das referências inseridas no final.

Mapa de seções sobre FMEA

Este mapa mostra as seções que tratam do FMEA na flexM4i. No início de cada seção apresentamos este mapa para você se localizar. Se desejar, você pode baixar este mapa em pdf, que possui os links para todas as seções.

Figura 1073: mapa de seções sobre FMEA na flexM4i (clique na figura para baixar o mapa)

Os rótulos em itálico azul na figura indicam o nível de detalhamento do conteúdo.

Localização deste método/ferramenta

Na próxima figura ilustramos os métodos e ferramentas relacionadas com o DFMEA e PFMEA para você localizar onde se encontra o método ou ferramenta desta seção.

Figura 1045:principais métodos e ferramentas relacionadas com o FMEA (clique na figura para aumentá-la).

A descrição desta figura está na seção “Métodos e ferramentas relacionadas com o desenvolvimento de FMEA”.

Descrição resumida

Enquanto o FMEA é um método de identificação de modos, efeitos, causas de falhas e determinação de ações para mitigar ou eliminar os riscos resultantes dessas falhas, o FMEA reverso é uma maneira de validar que todas as ações foram realizadas com sucesso.

A sigla comumente utilizada para o FMEA reverso é RFMEA.

O FMEA é uma atividade top-down (de cima para baixo) e o FMEA reverso é uma atividade bottom-up (de baixo para cima), pois parte dos resultados do FMEA.

O resultado principal do FMEA de processo é o plano de controle, e grande parte das ações devem ser implementadas no chão-de-fábrica. As sessões de desenvolvimento do FMEA são realizadas em um ambiente controlado de um escritório com um time multifuncional. Vários pressupostos são estabelecidos durante a determinação das ações de mitigação ou eliminação dos riscos. O FMEA reverso avalia esses pressupostos a partir da perspectiva do chão-de-fábrica onde a maioria das ações deve ter sido implementada.

Você precisa ir ao local da implementação  e ver na realidade se tudo aquilo que foi planejado realmente foi implementado (gemba walk da abordagem Lean).

Preocupadas com a questão da revisão e evolução do FMEA, em especial do FMEA de Processo, algumas montadoras introduziram como requisito específico a utilização de uma ferramenta denominada “FMEA Reverso”. Montadoras como a GM, Grupo Renault, Grupo Stellantis, Ford e outras mencionam explicitamente a obrigação de realizar o FMEA Reverso (Suarez, 2023).

Suarez (2023) mostra em seu post, trechos dos manuais dessas montadoras indicando explicitamente a necessidade de uso do FMEA reverso. 

A auditoria do processo de manufatura, que é a seção 9.2.2.3 do manual da IATF 16949, segundo o trecho marcado pelo post do Suarez (2023), tem o seguinte trecho

“A auditoria do processo de manufatura deve incluir uma auditoria da implementação eficaz do processo de análise de risco (tal como PFMEA), plano de controle e documentos associados.” 

Características do FMEA reverso

  • Possibilita a revisão dos FMEAs
  • Realizadas nos postos de trabalho no chão-de-fábrica
  • Praticado por uma equipe multifuncional
  • Verifica todos os modos de falha, efeitos e causas identificadas
  • Verifica os controles de prevenção e detecção
  • Validar a eficácia das ações para redução de risco
  • Realizado na fase final do projeto de desenvolvimento quando os recursos industriais já tiverem sido implementados (a realidade)

Atenção !
O FMEA reverso não é um tipo de FMEA, mas um complemento para validar a aplicação do FMEA

Referências

As referências marcadas com (*) possuem videos com a explicação do que é um FMEA reverso

(*) Plexus International (2021) What is Reverse FMEA. Disponível em: https://plexusintl.com/us/blog/what-is-reverse-fmea/ Acesso em: 8 fevereiro 2024.  

(*) Encona (2023) How To Conduct An Effective RFMEA (Reverse Failure Mode & Effects Analysis). Disponível em:https://www.encona.org/post/how-to-conduct-an-effective-rfmea  Acesso em: 8 fevereiro 2024.  

Suarez, Gregorio (2023) Passo a passo do FMEA reverso. Disponível em: https://qualityway.wordpress.com/2023/12/12/passo-a-passo-do-fmea-reverso/ Acesso em: 8 fevereiro 2024. (este post é um resumo do livro citado a seguir)

Suarez, Gregorio (2023) Passo a passo do FMEA reverso. e-book, disponível na Amazon. (material pago)

#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }