Desafios e prêmios
flexM4I > abordagens e práticas > Desafios e prêmios (versão 2.1)
Autoria: Henrique Rozenfeld ([email protected])
Classificação desta prática
– prática procedural
– uma das práticas de inovação corporativa, empreendedorismo corporativo, inovação aberta, hélice tríplice e ideação
Descrição resumida
Desafios e prêmios representa uma prática de inovação das empresas ou outras instituições (incluindo governo), que publicam desafios e abrem inscrições para grupos de pessoas resolverem os problemas com ideias inovadoras. Os grupos vencedores recebem prêmios de diversas formas.
Essa prática democratiza o processo de inovação, pois permite que qualquer pessoa interessada, muitas vezes sem vínculo direto com a organização proponente, colabore na resolução de problemas específicos. Normalmente, os desafios são publicados em plataformas digitais, facilitando o acesso e ampliando o alcance.
Além disso, essa prática é uma forma de cocriação de valor, onde a organização proponente não só beneficia-se das ideias externas como também fortalece seu ecossistema de inovação ao engajar talentos diversos. A prática é especialmente atrativa porque conecta o conhecimento e as habilidades de várias áreas, potencializando a solução de problemas complexos. Hackathons podem complementar essa prática, mas o elemento central dos “desafios e prêmios” permanece na natureza aberta, inclusiva e no formato geralmente online.
Os hackathons normalmente ocorrem de forma presencial.
Plataformas para publicação de desafios
Existem algumas plataformas neutras, nas quais as empresas podem publicar os desafios. Algumas empresas publicam os seus desafios em plataformas de sua propriedade.
Desafios da wazoku crowd
https://www.wazokucrowd.com/challenges/
(Acesso em novembro 2024)
Essa plataforma global de inovação aberta permite que empresas publiquem desafios e recebam soluções de uma comunidade mundial de inovadores. Organizações brasileiras também podem utilizar a plataforma para alcançar solucionadores.
HeroX
https://www.herox.com/
(Acesso em novembro 2024)
Fundada em parceria com os criadores do XPRIZE, o HeroX é uma plataforma onde empresas publicam desafios específicos, com premiações para as melhores soluções. É uma opção internacional, mas aberta a empresas brasileiras que buscam atingir um público global.
Incentiv para projetos sociais (Brasil)
https://incentiv.me/
(Acesso em novembro 2024)
A Incentiv é uma plataforma brasileira que, embora focada em conectar empresas a projetos sociais por meio de leis de incentivo fiscal, oferece soluções que podem ser adaptadas para iniciativas de inovação aberta. A plataforma permite que empresas identifiquem e apoiem projetos que estejam alinhados a suas estratégias de responsabilidade social ou inovação. As organizações podem usar a Incentiv para lançar desafios específicos e engajar a comunidade na criação de soluções inovadoras para problemas relevantes, aproveitando o alcance e o engajamento gerados pelo envolvimento da crowd.
Ao utilizar a Incentiv, as empresas podem atrair uma diversidade de talentos e ideias para contribuir com seus projetos, promovendo tanto impacto social quanto a inovação dentro de suas áreas de atuação. Para mais informações, você pode explorar a página de soluções para empresas da Incentiv
Exemplos de desafios no Brasil
A melhor forma de descrever esta prática é por meio de exemplos.
Os desafios listados a seguir são publicados e depois de finalizados, muitas vezes não temos mais acesso. São poucas plataformas que ficam permanentemente abertas.
Desafios da Enap (Escola Nacional de Administração Pública)
https://desafios.enap.gov.br/pt/
(Acesso em novembro 2024)
É uma plataforma de inovação aberta que busca solucionar problemas públicos por meio da participação da sociedade.
Esta plataforma é mediadora entre gestores públicos que lançam os desafios e qualquer um da sociedade que deseja participar a propor soluções.
Um exemplo de desafio é “Uso de IA para identificação de tendências tecnológicas e de mercado para o Agro 4.0”.
Desafio Saneamento do Futuro: Rios sem Plásticos
https://www.abdi.com.br/abdi-lanca-segunda-etapa-do-desafio-saneamento-do-futuro-rios-sem-plasticos/
(Acesso em novembro 2024)
Lançado em maio de 2023, o projeto é fruto de uma parceria entre a ABDI e a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com o objetivo de selecionar, reconhecer, premiar e acelerar soluções inovadoras que incorporem tecnologias digitais e contribuam para diminuir a quantidade de plástico nos lagos, rios e mares brasileiros. Ao todo, o concurso irá distribuir R$ 1,8 milhão para as melhores soluções.
Desafios abertos para startups: o programa do Distrito
https://distrito.me/blog/desafios-abertos-para-startups-o-programa-do-distrito/
(Acesso em novembro 2024)
É uma plataforma de inovação aberta, lança desafios específicos em parceria com empresas, convidando a comunidade a apresentar soluções para problemas reais do mercado
O Desafio Aberto do Distrito é, portanto, um convite ao ecossistema, para que startups de todos os territórios possam participar da construção de oportunidades únicas e revolucionárias ao apresentar soluções para conflitos e impasses de empresas notoriamente reconhecidas.
Para isso, qualquer empreendimento pode fazer o envio das suas soluções. Assim, basta realizar o cadastro em nossa plataforma e buscar compreender cuidadosamente as regras e orientações do desafio apontado, garantindo que o seu negócio esteja alinhado às condições exigidas.
Desafios Flex Inovação Universidades
Essa iniciativa ocorreu em 2022 e foi apoiada pela empresa Flex.
Flex. é a denominação adotada em 2015 pela empresa Flextronics (denominação antiga). Não confundir com a flexM4I, que é a nossa plataforma na web. |
Segundo a chamada no site da agência de inovação da Unicamp, o desafio inovação (2022 3a edição) é dividido em 3 fases:
- Inscrições – online através do site;
- Incubação – onde aproximadamente 60 projetos são classificados;
- Aceleração – fase em que são classificados os 10 melhores projetos entre todas as universidades.
A fase de Incubação, um evento 100% online, o Bootcamp Summit contém uma série de palestras e workshops sobre tecnologia, desenvolvimento, negócios e design.
Já a fase de Aceleração, contou com 2 eventos, sendo o primeiro o Rocket Week Hackathon, que é uma maratona de desenvolvimento para transformar as ideias em produtos que poderão ser validados por outras pessoas. No segundo evento, AtmosFeras DemoDay, cada time faz um Pitch e demonstra seu produto para a banca de jurados do Desafio Flex de Inovação, composta por diretores de grandes empresas, investidores e clientes.
Veja que essa iniciativa integra algumas práticas de inovação, como hackathons.
Gostaria de contribuir com casos, exemplos, críticas, revisão ou dicas? Escreva para [email protected]. Assim, você se tornará um colaborador da flexM4I e seu nome irá aparecer no cabeçalho desta seção e no “quem somos nós”.