Brainstorming
flexM4I > abordagens e práticas > brainstorming (versão 1.3)
Autoria: Giovana Leme (giovanaleme@usp.br)
Descrição resumida
O brainstorming é um método de ideação em equipe, no qual todas as ideias são admitidas sem julgamento. Este método traz perguntas para simular a ideação, visando, em um primeiro momento, a quantidade ao invés da qualidade. A intenção do brainstorming é alavancar o pensamento coletivo do grupo, de maneira que ocorra um envolvimento de uns com os outros por meio da escuta e construção sobre variadas ideias.
Quando você deveria utilizar esta técnica?
- O método pode ser utilizado durante todo um processo de design; claro que para encontrar soluções de design, mas também a qualquer momento em que ideias estão sendo procuradas, assim como para planejar onde fazer um trabalho de empatia, ou pensar em produtos e serviços relacionados ao seu projeto – como dois exemplos.
- Na resolução de problemas depois de analisar as suas causas raízes
Por que você deveria utilizar esta ferramenta?
- Para gerar muitas ideias e variações em um curto espaço de tempo
- O brainstorming é uma ótima maneira de fazer com que surjam ideias que jamais seriam geradas individualmente utilizando papel e caneta.
- A intenção do brainstorming é alavancar o pensamento coletivo do grupo, fazendo com que exista um engajamento de uns com os outros, além do processo de escuta e construção sobre ideais de todos.
- Conduzir um brainstorming auxilia na criação de um segmento de tempo distinto, quando você intencionalmente aumenta a parte criativa do seu cérebro e diminui a parte avaliativa.
- Para coletar ideias e pontos de vista de um grupo heterogêneo.
- Para obter uma perspectiva interdisciplinar sobre um problema
- Utilizar o potencial criativo da equipe
Atividades de uma sessão de brainstorming
- Preparação: providenciar um quadro branco ou mesa que receberá os resultados do brainstorming e um ambiente com as condições de realização (veja “premissas, dicas e cuidados)..
- Tempo: estabeleça um período de tempo com o único objetivo de apresentar o maior número possível de ideias, quando o julgamento dessas ideias não entrará em discussão (15 ou 30 minutos de alto engajamento).
- Equipe: coloque sua equipe em uma postura ativa de pé ou sentado. Aproximem-se uns dos outros.
- Objeto da análise: escreva com clareza o que você está realizando brainstorming. Usar uma pergunta “Como podemos fazer?” É uma ótima maneira de caracterizar um brainstorm.
- Perguntas norteadoras: permita que sua equipe inicie um brainstorming baseado na pergunta “Como podemos fazer?” selecionada. Sempre que a equipe deixar de ter ideias, passe para a próxima pergunta.
- Coleta das ideias: capture todas as ideias em post-its e coloque-as no quadro. Você pode captar ideias através:
- O escrivão coleta, de forma legível e visual, as ideias que são faladas pelos membros da equipe. É muito importante coletar todas as ideias, independentemente de seus próprios sentimentos sobre cada ideia;
- Outra possibilidade é a de que cada pessoa escreverá cada uma de suas ideias à medida que elas surgirem, e as compartilhará verbalmente com o grupo.
7. Dicas: siga e aplique as regras de brainstorming fornecidas nas “Premissas, dicas e cuidados” – elas têm a intenção de aumentar a produção criativa.
Premissas, dicas e cuidados
- Uma conversa de cada vez;
- Foque em quantidade;
- Escreva as ideias em frases curtas ou desenhos;
- Construa em cima das ideias das demais pessoas;
- Encoraje as idéias ousadas;
- Seja visual;
- Mantenha-se no contexto;
- Não julgar a ideia em um primeiro momento para evitar bloqueios;
- É contra-intuitivo, porém, impor restrições pode aumentar o potencial criativo. Durante um brainstorming, ou quando está sendo realizado um mapa mental, acrescente temporariamente uma restrição. Mantenha um filtro sobre a ideação enquanto for útil;
- Crie prazos fictícios para forçar um enviesamento para a ação;
- Se houver pessoas na equipe que possam constranger outras (nível hierárquico superior), pessoas mais extrovertidas junto com pessoas muito tímidas, considere utilizar a Técnica de Grupo Nominal (TGN)
Métodos semelhantes
Técnica de grupo nominal (TGN): Técnica que integra o brainstorming com a método Delphi para corrigir possíveis limitações do brainstorming, que dependem do ambiente e cultura da empresa.
Brainwriting: as pessoas trabalham individualmente, em paralelo e em silêncio e escrevem as próprias ideias. Este método produz mais ideias diversas e é apropriado para ideias mais complexas. Tem o mesmo princípio da TGN para eliminar as limitações do brainstorming (que o Scott Berkun, citado no tópico anterior não concorda, se as dicas dele forem seguidas)
Bodystorming (também conhecido como brainstorming for the body): “Bodystorming é um método de exploração e descoberta física que irá gerar ideias e compreensão, bem como revelar rapidamente suposições e problemas. É muito útil quando o desafio de ideação tem aspectos físicos ou interpessoais; quando o grupo está cansado de falar; ou quando uma sessão precisa de empatia, energia ou um destaque memorável (Stickdorn et al., 2018).
Os demais métodos semelhantes serão nomeados em inglês, de acordo com a fonte original, que traz um resumo desses métodos e fontes para consultas adicionais (os métodos citados acima serão omitidos):
- Group passing technique
- Team idea mapping method
- Directed brainstorming
- Guided brainstorming
- Individual brainstorming
- Question brainstorming
Não listamos aqui outros métodos de ideação, mas somente aqueles semelhantes com o brainstorming.
Informações adicionais
Este post do Neilpatel sobre brainstorming é bem estruturado e recomendamos como uma leitura complementar. Seguem os tópicos tratados no post.
- O Que é Brainstorming? Conceito
- Importância e Benefícios de Um Brainstorming.
- Onde o Brainstorming Pode Ser Utilizado?
- Etapas do Brainstorming.
- Afinal, Como Fazer Um Brainstorming?
- Composição do Grupo.
- Princípios e Regras.
- Principais Técnicas de Brainstorming.
- Exemplos Práticos de Brainstorming.
- Dicas Para o Brainstorming Fluir Bem.
- O Que Fazer Depois da Reunião – Hora de Agir!
A Wikipédia em português não acrescenta muito e a descrição é bem superficial.
Já a wikipedia em inglês traz um conteúdo bem completo e indica variações deste método, que indicamos no tópico “métodos semelhantes”.
Este post do Scott Berkun argumenta a importância do brainstorming e faz uma revisão das críticas típicas e traz uma discussão avançada para quem quiser conhecer este método em maior profundidade. Traz insights interessantes que valem a pena ser debatidos. Eles serão incorporados em uma nova versão desta seção.
O mesmo Scott Berkun publicou um post, 5 anos antes de publicar o post que analisamos acima, que traz diversas dicas de como realizar uma reunião de brainstorming.
O Cayo Woebcken publicou um post no blog do rockcontent, que recomendamos como conteúdo complementar. Seguem os tópicos tratados no post.
- O que é brainstorming?
- Qual é a história do brainstorming?
- Para que serve o brainstorming?
- Quais são as vantagens de aplicar essa técnica?
- Quais são as possíveis aplicações do brainstorming?
- Quais são os tipos de brainstorming?
- Quais são os princípios e regras do brainstorming?
- O que não fazer no brainstorming?
- Como fazer um brainstorming?
- Quais são as 9 principais técnicas para utilizar na hora do brainstorming?
- Melhores práticas para um brainstorming à distância
Referências
Lewrick, M., Link, P., & Leifer, L. (2020). The design thinking toolbox: A guide to mastering the most popular and valuable innovation methods. John Wiley & Sons.
Stickdorn, M., Hormess, M. E., Lawrence, A., & Schneider, J. (2018). This is service design doing: applying service design thinking in the real world. ” O’Reilly Media, Inc.”.
Gostaria de contribuir com casos, exemplos, críticas, revisão ou dicas? Escreva para flexm4i.email@gmail.com. Assim, você se tornará um colaborador da flexM4I e seu nome irá aparecer no cabeçalho desta seção e no “quem somos nós”.