Operação

O projeto de servitização terminou. O PSS está “rodando”. Na atividade de lançamento, os problemas iniciais que sempre aparecem devem ter sido resolvidos. Estamos no meio da vida do PSS (middle of life – MOL). O que desenhamos está funcionando. Temos de monitorar o negócio e melhorar constantemente até chegar o momento de operar o fim de vida (end of life), quando vamos acionar as estratégias de fim de vida, tais como remanufatura, reuso, descarte e outras.

Durante a operação podemos estar monitorando o desempenho do produto e serviço para acionar de forma pró-ativa a manutenção preditiva. Os dados que são medidos por meio de sensores são armazenados na nuvem (por exemplo). Podemos então rodar algoritmos de análise de dados (data analysis) para aprimorar nossos produtos e serviço em um novo ciclo de desenvolvimento. Essas possibilidades são dadas graças a digitalização do negócio. É complicado colocar em uma metodologia as possíveis alternativas de operação existentes, pois elas dependem da tecnologia a ser emprega, o modelo de negócio e a natureza dos serviços.

Por enquanto não iremos detalhar este grupo de atividades.

#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }