O quadro a seguir apresenta os tipos de manufatura, que é uma síntese das propostas de duas publicações: Adithan (2007) e Slack, Brandon-Jones & Burgess (2022). As figuras no final deste verbete mostram as diferenças de classificação desses autores.
Conheça as diferente definições do termo “manufatura” de acordo com diferentes perspectivas e abordagens |
Quadro 1239: Tipos de manufatura
Frequentemente se usa a expressão “processo” no lugar do termo “manufatura”. Por exemplo, processo contínuo, processo discreto, processo em lotes etc.
Seguem as definições:
- Manufatura contínua: envolve a produção ininterrupta de grandes volumes de produtos com baixa variação. Esse tipo de produção é adequado para produtos que têm uma demanda constante e são produzidos de forma contínua, como em refinarias ou usinas de energia.
Exemplos: Produção de petróleo, processamento de água, produção de produtos químicos em alto volume como tintas (que podem ser produzidas por batelada também, que varia conforme a demanda do produto). - Manufatura discreta: ocorre em intervalos, ou seja, não é contínua. A manufatura discreta é caracterizada por interrupções entre as etapas de produção (operações), com setup (preparação) de máquinas, equipamentos, estações de trabalho, assim como trocas de lotes, dependendo da quantidade e variedade dos produtos. Geralmente, a manufatura discreta é realizada para itens distintos e contáveis. Em alguns casos os produtos são montados e, no final da sua vida útil, eles podem ser submetidos a algumas das estratégias de sustentabilidade, tais como, reciclagem, reuso etc.
Leia mais na flexM4i: – sobre os Rs da sustentabilidade, que mostra estratégias e práticas para recuperar o valor de produtos – sobre o Checklist de estratégias de economia circular – CIRCit Scanner, que apresenta estratégias, que podem ser utilizadas na aplicação do Circular Strategies Scanner |
A manufatura discreta pode ser dividida em:
- Manufatura de projeto (Project Manufacturing): é altamente personalizada, que ocorre apenas uma vez e tem um escopo único. Este tipo de manufatura está associado a produtos ou projetos complexos que envolvem um longo tempo de execução e onde cada item produzido é único e personalizado para o cliente ou projeto específico. É realizada por meio de um projeto (veja a definição no glossário). Exemplos: Construção de edifícios, produção de filmes, fabricação de grandes turbinas ou geradores, construção de uma hidrelétrica, produção de uma fábrica de celulose (e outros tipos de produtos únicos turn-key).
- Manufatura em pequenas quantidades ou itens unitários (Job-shop): Caracteriza-se pela produção de itens personalizados e variados, que requer flexibilidade no uso de máquinas e uma mão de obra qualificada para lidar com a variabilidade e eventual complexidade dos produtos. Cada item ou grupo de itens é adaptado às necessidades dos clientes. Nesse tipo de produção, cada item ou grupo de itens pode ser único. Exemplos: Ferramentas de precisão, produtos sob medida, aeronaves.
- Manufatura em lotes ou bateladas (Batch Production): Produção de lotes de produtos que compartilham características semelhantes. O tamanho dos lotes pode variar de alguns itens a várias unidades, e a produção ocorre de forma intermitente, repetindo-se enquanto o lote está sendo produzido. Exemplos: Produção de peças automotivas, alimentos congelados especiais, impressão de livros.
Diferença entre lotes e bateladas:
Podemos considerar a manufatura em batelada como um tipo de manufatura discreta? Sim, porque, apesar de o termo “batelada” ser amplamente utilizado em processos que envolvem líquidos, pastas ou pós, ele ainda se refere à produção de quantidades específicas em intervalos, assim como a manufatura discreta. Na manufatura discreta, os produtos são contáveis (veja os outros tipos de manufatura discreta), enquanto na produção por batelada, o foco está mais em volumes de material (litros, quilos, metros cúbicos). Mas na manufatura em batelada ocorre a interrupção entre etapas e a preparação (setups) dos equipamentos entre lotes/bateladas, que é a principal característica que diferencia a manufatura discreta da manufatura contínua. No entanto, podemos considerar como manufatura contínua uma das etapas do processamento de produtos líquidos ou pastosos, que depois são engarrafados ou empacotados de forma discreta. |
- Manufatura de produção em massa (Mass Production): Produção em larga escala de grandes quantidades de produtos padronizados, com pouca ou nenhuma variação entre eles. Esse tipo de manufatura é caracterizado por alta eficiência e repetição contínua de processos. A grande vantagem deste tipo de manufatura é a economia de escala. Porém, geralmente, este tipo de manufatura é pouco flexível Exemplo: Produção de automóveis, eletrodomésticos e produtos eletrônicos.
Sistemas flexíveis de manufatura e a estratégia de customização em massa procuram aproveitar as vantagens da economia de escala adicionando flexibilidade aos sistemas produtivos. |
As duas próximas figuras mostram gráficos que comparam esses tipos de manufatura segundo os critérios descritos na figura.
Figura 1240: tipos de produção em relação à quantidade de produção e à variedade dos produtos
Fonte: adaptado de Adithan (2007)
Figura 1241: tipos de processos de manufatura de acordo com as características de volume e variedade dos processos
Fonte: adaptado de Slack, Brandon-Jones & Burgess (2022)
Este verbete foi criado com o apoio do chatGPT 4o depois de mais de 20 iterações com o autor humano e discussões baseadas nos resumos criados pelo chatGPT a partir das referências.
Adithan, M. (2007) Process planning and cost estimation. New Age International (P) Ltd., Publishers. New Delhi.
Slack, N., Brandon-Jones, A., & Burgess, N. (2022). Operations management (10th ed.). Pearson Education Limited.
« retornar para home do glossário