Glossário: Gestão de requisitos

« retornar para home do glossário

“Gerenciamento de requisitos é o processo de documentação, análise, rastreamento, priorização e concordância sobre os requisitos e então o controle de mudanças e comunicação às partes envolvidas (stakeholders) relevantes. É um processo contínuo durante um projeto. Um requisito é a capacidade pela qual um resultado (outcome) do projeto (produto ou serviço) deve obedecer” (Wikipedia, 2023).

“Gestão de requisitos é o conjunto de procedimentos que apoiam o desenvolvimento de requisitos, incluindo planejamento, rastreabilidade, análise de impacto, gerenciamento de mudanças e assim por diante” (Hood et al., 2007).

“Gestão de requisitos é a soma das interfaces entre o desenvolvimento de requisitos e todas as outras disciplinas de engenharia de sistemas, como gerenciamento de configuração e gerenciamento de projetos. O objetivo do gerenciamento de requisitos é gerenciar os requisitos dos produtos e componentes do produto do projeto e identificar inconsistências entre esses requisitos e os planos e produtos de trabalho do projeto” (Hood et al., 2007).

“A gestão de requisitos é um conjunto de técnicas para documentar, analisar, priorizar e acordar os requisitos para que as equipes de engenharia sempre tenham requisitos atuais e aprovados. Requisitos claros, concisos e livres de erros ajudam as equipes de engenharia a detectar erros antecipadamente, reduzindo custos e riscos do projeto” (IBM, 2024).

“O objetivo da gestão de requisitos é garantir que as metas de desenvolvimento de software e produtos sejam atingidas com sucesso. A gestão de requisitos fornece uma maneira de evitar erros rastreando mudanças nos requisitos. Esta técnica também promove a comunicação com os stakeholders desde o início de um projeto ao longo de todo o ciclo de vida da engenharia” (IBM, 2024).

Gestão de requisitos versus Engenharia de requisitos

O texto a seguir foi adaptado de Hood et al. (2007).

Nos anos 1990, o termo geral utilizado era gerenciamento de requisitos. No entanto, no final da década de 1990 e início do novo milênio, uma tendência ganhou força para separar o gerenciamento de requisitos do desenvolvimento de requisitos

Algumas organizações fizeram essa distinção considerando que desenvolver ou definir requisitos era engenharia de requisitos. No entanto, outras discordaram. 

Divergências de Terminologia:

  •  Algumas organizações adotam os termos gerenciamento de requisitos e engenharia de requisitos, considerando sua compreensão como a única definição verdadeira.
  •  Outras organizações utilizam definições que contradizem completamente a compreensão de outras, também considerando sua interpretação como a única verdadeira. 
  • Alguns adotam as definições do CMMI para gerenciamento de requisitos e desenvolvimento de requisitos, combinando-as usando engenharia de requisitos para abranger tudo. 

Diversidade de Abordagens:

  • Uso de termos variados (gerenciamento de requisitos e engenharia de requisitos) para acomodar diferentes perspectivas.
  •  Reconhecimento da variedade de definições existentes. 
  • No ambiente de trabalho, utilizamos a terminologia que nossos clientes preferem. Existem batalhas mais importantes do que discutir quem tem as melhores palavras. 

Flexibilidade na Comunicação:

  • Importância de compreensão mútua para trabalhar juntos.
  • Aconselhamento para usar padrões sempre que possível.
  • Quando não há um padrão único, é necessário chegar a um consenso entre nós mesmos. 

Pessoas que se prendem a quem está correto (ou mais comumente, a disputa sobre quem está incorreto!) deveriam ler A. A. Milne e aprender com Winnie the Pooh: “Podemos usar palavras para significar o que quisermos”. Desde que nos entendamos, podemos trabalhar juntos. 

Esses autores utilizam o termo integrado: “RM&E: Requirements management and engineering”, ou seja, gestão e engenharia de requisitos.  Este termo inclui todos os processos relacionados com requisitos.


Leia mais na flexM4i sobre:
– a definição de requisito
– a definição de engenharia de requisitos
– a definição de QFD
– o Método MoSCoW para priorização de requisitos
– o Modelo de Kano para classificação de requisitos
– os Elementos de valor 

Hood, C., Wiedemann, S., Fichtinger, S., & Pautz, U. (2007). Requirements management: The interface between requirements development and all other systems engineering processes. Springer Science & Business Media.

IBM (2024). What is requirements management? Disponível em: https://www.ibm.com/topics/what-is-requirements-management Recuperado em: 8 abril 2024.

Wikipedia (2023) Gerenciamento de requisitos. Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: dia.org/w/index.php?title=Gerenciamento_de_requisitos&oldid=65658630. Recuperado em 8 abril 2024.

« retornar para home do glossário
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }