Glossário: Ecossistema de inovação local

« retornar para home do glossário

Ecossistemas de inovação locais são comunidades baseadas em um território específico, formadas por atores interconectados que colaboram na produção de inovação e no suporte aos processos inovadores. Além disso, incluem infraestrutura, recursos e um ambiente favorável que possibilitam a criação, adoção e disseminação de formas mais eficazes de realizar atividades. Esses processos frequentemente envolvem o empreendedorismo, mas também podem ocorrer por meio de outros mecanismos de introdução de novas ideias e práticas na sociedade, como implementação direta por agências governamentais, organizações multilaterais, grandes corporações, ONGs ou organizações comunitárias, além de mudanças legais e políticas.” (Hoffecker, 2019)

A construção deste conceito é baseada na intersecção de duas definições de ecossistema de inovação e ecossistema de empreendedorismo, como ilustra a próxima figura.

Figura 1308: ecossistema de inovação local para promover o empreendedorismo orientado à inovação

PONTOS EM COMUM entre ecossistema de inovação e de empreendedorismo:

  • São sistemas complexos adaptativos, ou seja, possuem múltiplos elementos interconectados, interdependências e dinâmicas emergentes.
  • Envolvem atores, redes de relacionamento, infraestrutura e condições institucionais, embora as abordagens sobre esses elementos variem.

DIFERENÇAS

Objetivo principal:

  • O ecossistema de inovação é estruturado para gerar e sustentar processos de inovação, abrangendo atores e condições que promovem o desenvolvimento de novas soluções.
  • O ecossistema de empreendedorismo é mais abrangente e tem como propósito possibilitar o surgimento e crescimento de novos empreendimentos, focando em aspectos culturais e territoriais, que tornam um local propício à atividade empreendedora.

Escopo e abordagem:

  • Os sistemas de inovação são frequentemente analisados em níveis nacional, regional ou local, mas tendem a ignorar aspectos específicos do contexto social, cultural e ambiental onde operam.
  • Os ecossistemas de empreendedorismo, por outro lado, são explicitamente ligados a um território e consideram fatores contextuais, como cultura e ambiente econômico, na sustentação do empreendedorismo.

Amplitude conceitual:

  • O ecossistema de inovação é um conceito mais estruturado e definido na literatura, baseado em relações institucionais, infraestrutura e redes de conhecimento.
  • O ecossistema de empreendedorismo tem uma construção mais ampla e flexível, reconhecendo que a atividade econômica está embutida em fatores ambientais e culturais que influenciam seu comportamento e resultados.

Compare com a definição de ecossistema de inovação e empreendedorismo


Hoffecker, Elizabeth. (2019). Understanding Innovation Ecosystems: A Framework for Joint Analysis and Action. Cambridge: MIT D-Lab.

« retornar para home do glossário
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }