Abordagens e Práticas
Biomimética

Aprender com a natureza para ter ideias de soluções sustentáveis

localize-se na flexM4I

 Você está em: flexM4I > a teoria > abordagens > Biomimética
O conteúdo da flexM4I está dividido por níveis de detalhamento e você pode navegar por trilhas. Entenda.

Esta abordagem foi editada por Henrique Rozenfeld (roz@usp.br). 

Como dissemos no tópico “usar a Wikipédia?” da seção “Saiba mais sobre as abordagens e teorias de inovação”. “Indicaremos o conteúdo da Wikipédia ou outras fontes de acesso gratuito, se considerarmos que o seu conteúdo é de qualidade.” Portanto, nesta seção iremos somente apresentar links para leitura sobre esta abordagem.

Se você desejar contribuir e ser o autor ou revisor desta abordagem, entre em contato pelo email flexM4I.email@gmail.com. Todo o conteúdo será revisado por nós. Conheça os colaboradores atuais.

Definição

Biomimética é uma abordagem de aprender com a natureza e emular as formas naturais, os processos da natureza e os ecossistemas para criar soluções mais sustentáveis. Não se trata da apropriação de práticas da natureza e sim de usar a natureza como fonte de inspiração.

Segundo Benyus (2009), a biomimética significa usar:

  • “a natureza como modelo. A biomimética é uma nova ciência que estuda os modelos da natureza e depois imita ou se inspira nesses projetos e processos para resolver problemas humanos, por exemplo, uma célula solar inspirada em uma folha.
  • a natureza como padrão . A biomimética usa um padrão ecológico para julgar a “correção” de nossas inovações. Após 3,8 bilhões de anos de evolução, a natureza aprendeu: O que funciona. O que é apropriado. O que dura
  • a natureza como mentora. A biomimética é uma nova forma de ver e valorizar a natureza. É o início de uma era baseada não no que podemos extrair do mundo natural, mas no que podemos aprender com ele.”

Existem soluções inspiradas na natureza que não são sustentáveis.

Por exemplo, o velcro foi inspirado na natureza, foi criado por Georges de Mestral em 1948. Ele se inspirou nos carrapichos que ficavam grudados no seu cachorro. Ao observar os carrapichos pelo microscópio, ele constatou que o carrapicho continha filamentos entrelaçados com pequenos ganchos nas pontas. O nome veio da junção das palavras veludo e gancho em francês (velours e crochet). A patente já expirou, mas a marca continua sendo de uma empresa. O velcro feito de material sintético dificulta a sua destinação final.

Relação com inovação

A natureza é perfeita e é uma fonte de inspiração pouco explorada. Veja nas informações adicionais exemplos de inovações inspiradas na natureza. Elas podem trazer novas funcionalidades e estéticas. Porém, devemos mais e mais enfatizar que a natureza está em equilíbrio, sendo assim uma ela deve ser uma referência para criação de soluções sustentáveis.

O design baseado da biomimética pode ser bidirecional (Ceschin & Gaziulusoy, 2020):

  • da biologia para o design (solution-driven design): as soluções da natureza servem de inspiração para novas ideias de design 
  • do design para a biologia (problem-driven design): os designers consultam a natureza (base de dados de soluções) com um problema em mente, para obter inspiração de como resolver problemas similares aos encontrados na natureza

Lembra o technology-push (technology driven) e o market-pull (problem driven), mas ao invés de se relacionar com a tecnologia, a inspiração é a natureza.

Adaptamos de Ceschin & Gaziulusoy, (2020) os possíveis passos para essas duas direções da biomimética

da biologia para o design (solution-driven design)

  • identificar uma solução da natureza
  • observar e entender a solução 
  • extrair princípios da solução
  • reformular(*) a solução pensando na sua utilidade para os seres humanos
  • procurar por um problema que possa ser resolvido pela solução encontrada na natureza
  • entender e definir o problema
  • aplicar os princípios

do design para a biologia (problem-driven design)

  • definir o problema
  • reformular(*) o problema
  • pesquisar por uma solução na natureza
  • definir a solução
  • extrair os princípios
  • aplicar os princípios

Nota (*): reformular é uma tradução do termo “reframing” em inglês, que na área de design tem o sentido de resignificar, entender melhor, pensar de uma maneira diferente, adotar um outro ponto de vista ou perspectiva, tentar não se prender nos valores e crenças arraigadas (difícil conseguir), dar um outro sentido à solução ou ao problema.  É o famoso “pensar fora da caixa”. Essa reformulação (ou reenquadramento em uma tradução mais literal) é importante para se obter insights criativos.

Segundo Ceschin & Gaziulusoy, (2020) , apesar de terem sido apresentados de forma linear, a aplicação desses processos são iterativas, pois necessitam de reflexões e buscas mais detalhadas por soluções na natureza, que sejam relevantes os objetivos da aplicação da biomimética.

Informações adicionais

De acordo com a diretriz de indicar conteúdos complementares de acesso livre, recomendamos o seguinte material:

A Wikipédia em português traz alguns exemplos de soluções inspiradas na natureza.

A wikipedia em inglês traz a história da biomimética e muitos exemplos de tecnologias inspiradas na natureza.

O site do eCycle traz um resumo em português bem sucinto com os principais conceitos da biomimética.

A empresa Biomimicry 3.8 presta serviços de consultoria, treinamento e palestras sobre biomimética para apoiar a inovação das empresas.

O Biomimicry Institute tem como missão tornar a biomimética uma prática natural do processo de design das empresas para criar uma nova geração de inovadores com mentalidade orientada para a sustentabilidade.

O livro Biomimética: Inovação inspirada pela Natureza é um clássico e uma obra seminal sobre biomimética. A primeira edição é de 1997 e a última é de 2009 (Benyus, 2009).

O livro de Ceschin & Gaziulusoy, 2020 (acesso gratuito do e-book) possui um capítulo sobre biomimética, que apresenta um resumo atual das principais publicações.

Faça uma busca por publicações sobre biomimética, biomimicry e  biomimetics para encontrar fontes de referências em divesas áreas de aplicação.

Youtube

Existem vários vídeos sobre biomimética no youtube, vale a pena conferir.

Um vídeo importante é do TED talk da autora do livro seminal sobre o assunto, Janine Benyus (2009) que traz uma mensagem para os inovadores olharem sempre primeiro para a natureza.

Referências 

Benyus, J. M. (2009). Biomimicry: Innovation inspired by nature.

Ceschin, F., & Gaziulusoy, İ. (2020). Design for Sustainability (Open Access): A Multi-level Framework from Products to Socio-technical Systems. Routledge.

 

#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }