Um elemento de negócio é uma instância específica dos componentes ou perspectivas que compõem a estrutura e o funcionamento de uma empresa, representando as características únicas de um negócio em um contexto real. Esses componentes e perspectivas são generalizações abstratas de aspectos do negócio que agregam elementos de natureza semelhante e são descritos em modelos genéricos.
Em uma empresa específica, esses elementos de negócio representam concretizações das categorias gerais, formando a base da arquitetura empresarial ou do modelo de negócio adaptado ao contexto único da organização.
Para esclarecer:
- Componente: No Business Model Canvas, o termo componente se refere a uma das nove categorias do modelo de negócio: mercado, proposição de valor, canais, relacionamentos, atividades-chave, recursos-chave, parceiros-chave, modelo de custos e modelo de receitas. Esses componentes são categorias que são preenchidas com instâncias específicas, ao se criar um modelo de negócio de uma empresa.
- Perspectiva: Representa a visão sistêmica de uma empresa, um formalismo que abrange várias dimensões, como processos, estratégias, recursos e capacidades, proporcionando uma visão integrada do negócio.
Esses componentes e perspectivas, ao serem contextualizados com as especificidades de uma empresa, formam a base da arquitetura empresarial ou do modelo de negócio adaptados ao contexto único da organização.
Exemplos:
- o componente “arquitetura organizacional” pode ser composto pelos elementos de negócio (instâncias ) associados, como o organograma, áreas e responsabilidades concretas de uma empresa específica.
- o componente “pessoas e liderança”, em uma empresa específica, agrega os elementos de negócio (instâncias ): as pessoas com seus nomes, cargos, salários, competências etc.
« retornar para home do glossário