Abordagens e Práticas
Omnichannel

Integração dos canais para prover uma experiência unificada aos clientes

localize-se na flexM4I

 Você está em: flexM4I > a teoria > abordagens > Omnichannel
O conteúdo da flexM4I está dividido por níveis de detalhamento e você pode navegar por trilhas. Entenda.

Esta abordagem foi editada por Henrique Rozenfeld (roz@usp.br). 

Como dissemos no tópico “usar a Wikipédia?” da seção “Saiba mais sobre as abordagens e teorias de inovação”. “Indicaremos o conteúdo da Wikipédia ou outras fontes de acesso gratuito, se considerarmos que o seu conteúdo é de qualidade.” Portanto, nesta seção iremos somente apresentar links para leitura sobre esta abordagem.

Se você desejar contribuir e ser o autor ou revisor desta abordagem, entre em contato pelo email flexM4I.email@gmail.com. Todo o conteúdo será revisado por nós. Conheça os colaboradores atuais.

Definição

Omnichannel é uma abordagem de unificação dos canais de relacionamento com os clientes para prover uma experiência unificada ao cliente. Assim, ele pode selecionar e sempre mudar o canal que gostaria de utilizar, que serão integrados para fornecer transparência para os clientes, pois todas as transações e resultados serão compartilhados entre os canais. 

Esta estratégia foi alavancada com a prática de marketing digital. Graças às tecnologias digitais, fica mais fácil integrar os canais.
Por exemplo,

  • um cliente faz uma reclamação no SAC, quando chega em um loja física, os atendentes têm acesso à reclamação.
  • um cliente compra em uma loja física, o site de e-commerce tem acesso a essa compra
  • um cliente faz um comentário em uma rede social, o SAC pode entrar em contato para esclarecer as dúvidas
  • um cliente coloca uma reclamação no “reclame aqui”, um atendente faz o contato via telefone para entender o problema, dar um retorno e tentar resolver o problema

Muitas vezes o omnichannel é colocado como um contraponto à abordagem de multicanais. No entanto, o omnichannel pode ser utilizado para integrar alguns desses multicanais.

Relação com inovação

A abordagem de omnichannel traz um grande potencial para se realizar inovações na proposição de valor, que em alguns segmentos é altamente dependente dos canais de relacionamento. É uma forma de melhorar a experiência do cliente com relação a sua empresa.

Essa abordagem fortalece a marca, tendo como consequência a fidelização do cliente, que pode se tornar um defensor da marca e um evangelista do produto e/ou serviço adquirido. Isso contribui para o aumento da penetração da marca.

O omnichannel tem o potencial de coletar dados sobre a jornada do cliente, o que aumenta o conhecimento demográfico e comportamental dos clientes. Essas informações tratadas com analytics podem trazer insights e novas oportunidades e ideias para a inovação.

É fundamental considerar a abordagem de omnichannel quando se desenha um modelo de negócios, tanto um novo como uma melhoria do modelo de negócio atual.

Veja o checklist de canais de relacionamento da flexM4I.

Informações adicionais

De acordo com a diretriz de indicar conteúdos complementares de acesso livre, recomendamos o seguinte material:

A Wikipédia em português traz:

  • a história do omnichannel
  • a comparação entre omnichannel e multicanal e omni-digital

O post sobre Omnichannel do portal “resultados digitais” é bem didático, trata omnichannel como uma estratégia e apresenta, entre outros assuntos:

  • o exemplo de omnichannel da Disney
  • por que implementar, as vantagens e como utilizar o omnichannel
  • cadências e fluxos no omnichannel nas atividades de vendas para acompanhar os estágios de venda (leia mais sobre isso no tópico “estágios de vendas” do capítulo “marketing e inovação

Youtube

Existem vários vídeos sobre omnichannel no youtube, não vamos indicar nenhum em especial porque todos são básicos.

#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }