A segmentação comportamental analisa ações de consumidores, como histórico de compras, benefícios desejados, engajamento com a marca e navegação online, para personalizar o marketing e aumentar a eficácia das ações de marketing.
Práticas: Persona
Para sintetizar e documentar as observações humanas que a equipe fez em campo relacionadas a um stakeholder (com foco nos clientes e usuários). Isso pode incluir características “típicas”, tendências e outros padrões que a equipe identificou em seu grupo de usuários ao longo do trabalho de campo de observação e/ou entrevistas (incluindo dados demográficos e psicológicos).
Práticas: Proto-persona
Proto-persona é um método para representar de forma simplificada as características qualitativas de potenciais clientes e usuários baseada em suposições e insights da equipe de desenvolvimento.
Práticas: Marketing Intelligence
É uma das inteligências que faz parte da business intelligence (BI). Seu foco é analisar e otimizar as estratégias e decisões de marketing e inovação com base em dados para correr menos riscos. É composta por diversas inteligências mais especializadas.
Práticas: Product Intelligence
É uma das inteligências do marketing intelligence, que faz parte da business intelligence (BI). Seu foco é obter insight para acelerar o ritmo de inovação, tornando os produtos, serviços atuais e os novos lançamentos mais competitivos, além de aumentar a satisfação do cliente com base em dados sobre a aplicação dos produtos atuais obtidas muitas vezes automaticamente a partir de smart products.
Práticas: Sales Intelligence
Seu foco é fornecer insights acionáveis para impulsionar as atividades de vendas e aumentar a eficácia das equipes comerciais com base em dados internos e externos para identificar tendências, comportamentos de compra e preferências do cliente.
Práticas: Contextual Intelligence
Visa entender como os consumidores se envolvem com os conteúdos produzidos por uma empresa, o que revela insights profundos sobre o comportamento do usuário, e isso pode ser aproveitado para fornecer publicidade mais relevante, resultando em uma melhor experiência e campanhas mais eficazes.
Práticas: Persona simplificada
Simplificação do método persona, utilizado para sintetizar e documentar as observações humanas que a equipe fez em campo relacionadas a um stakeholder (com foco nos clientes e usuários). Isso pode incluir características “típicas”, tendências e outros padrões que a equipe identificou em seu grupo de usuários ao longo do trabalho de campo de observação e/ou entrevistas (incluindo dados demográficos e psicológicos).
Práticas: Omnichannel
Omnichannel é uma abordagem de unificação dos canais de relacionamento com os clientes para prover uma experiência unificada ao cliente. Assim, ele pode selecionar e sempre mudar o canal que gostaria de utilizar, que serão integrados para fornecer transparência para os clientes, pois todas as transações e resultados serão compartilhados entre os canais.
Práticas: Gestão de marketing
A gestão de marketing envolve a aplicação de estratégias, abordagens, metodologias, métodos e ferramentas de marketing para realizar os processos de marketing e fazer parte de outros processos, intimamente relacionados com a inovação.
Práticas: Estratégia do Oceano Azul
É uma estratégia competitiva para construir novos mercados, criar uma nova demanda, tornar os competidores irrelevantes e capturar o valor resultante. A metáfora do oceano azul se contrapõe ao oceano vermelho, manchado de sangue pela batalha por sobrevivência entre muitos tubarões, ou seja, empresas que estão competindo em um mesmo mercado.
Práticas: Processo de desenvolvimento de clientes
O processo tradicional de desenvolvimento de produtos é limitado quanto ao desenvolvimento de clientes, pois demora para realmente envolver os clientes, criar e testar soluções. Apesar do briefing, levantamento de requisitos e testes de protótipos, em desenvolvimentos mais inovadores, hipóteses de valor e de mercado devem ser comprovadas com rapidez e bem no início da inovação.