Design of Experiments (DoE) é uma metodologia sistemática e estruturada para planejar, conduzir e analisar experimentos (testes) em diversas áreas, como ciência, engenharia, marketing, pesquisa de mercado, gestão de operações, serviço e negócios. O DOE contribui para aumentar a qualidade e diminuir a taxa de falhas dos produtos e processos ao longo do ciclo de vida.
Práticas: Método Taguchi
Método popular para otimização de qualidade que visa reduzir as variações e efeitos indesejáveis das características críticas de um produto ou processo. Resulta em produtos ou processos robustos menos sensíveis a fatores ruídos, que afetam os produtos mas que não podem ser controlados. Possui, no entanto, limitações que podem levar a resultados não confiáveis.
Práticas: “Espaço” de inovação
É um espaço destinado a criar um ambiente propício à inovação, que fomente a comunicação, interação, motivação e engajamento das pessoas, assim como a inspiração para obtenção de insights e a realização de experimentações por meio da construção de provas de conceito, MVPs e protótipos.
Práticas: Prova de conceito, MVP e protótipo
Artefatos utilizados nas atividades de experimentar, avaliar, selecionar, aprender e pivotar para para escolher alternativas; validar conceitos, market fit, hipóteses de mercado e funcionalidades; aprender.
Práticas: Design Thinking
Design thinking é uma abordagem ampla, que deu origem a muitas metodologias centradas no usuário para entendimento e ideação. Serve tanto para as fases iniciais da inovação, como para a resolução de problemas em geral.