Glossário: QFD

« retornar para home do glossário

QFD é a sigla para Quality Function Deployment, ou desdobramento da função qualidade.

“O QFD é uma forma de comunicar sistematicamente a informação relacionada com a qualidade e de explicitar ordenadamente o trabalho relacionado com a obtenção da qualidade durante o desenvolvimento de produto e é subdivido em Desdobramento da Qualidade (QD) e o Desdobramento da Função Qualidade no sentido restrito (QFDr)” (Cheng & de Melo Filho, 2007).

O livro de  Cheng & de Melo Filho (2007) é uma publicação seminal sobre QFD. Na sua introdução, eles explicam que nos USA e Europa, o termo QFD se limita a aplicação do desdobramento da qualidade para a obtenção das características de qualidade de um produto. Mas que no Japão, QFD (em japonês, Hinshitau Kino Tenkai) tem um significado mais amplo, relacionado com a função empresarial de garantia da qualidade durante o desenvolvimento de produtos, ou seja, gestão do desenvolvimento de produtos (GDP).

Na flexM4i, como na maioria das publicações no ocidente, vamos adotar o significado “distorcido” do termo QFD, como simplesmente Desdobramento da Qualidade (QD), embora denominamos Desdobramento da Função Qualidade, devido à letra “F” da sigla QFD. Mas essa função não é a empresarial, como no significado original, mas a função do produto.

A próxima definição também adota essa visão ampla do QFD como uma metodologia para gestão do desenvolvimento de produtos e/ou serviços.

“O QFD (quality function deployment) é um método para planejamento e desenvolvimento estruturado de produtos ou serviços que permite que uma equipe de desenvolvimento especifique claramente os desejos e necessidades do cliente e, em seguida, avalie cada produto proposto ou capacidade de serviço sistematicamente em termos de seu impacto no atendimento dessas necessidades.

O QFD é fundamentalmente um processo de planejamento e gerenciamento de qualidade para conduzir às melhores soluções possíveis de produtos e serviços. Um dos principais benefícios do QFD é que ele ajuda as equipes de desenvolvimento de produtos a comunicar à gerência o que pretendem fazer e a mostrar sua estratégia nas etapas planejadas.

A administração pode, então, revisar esses planos e alocar orçamento e outros recursos para o desenvolvimento. O QFD ajuda a permitir que os gestores avaliem se os planos de desenvolvimento de um produto valem o investimento. 

Trabalhar em equipe na aplicação do QFD traz o benefício do alinhamento – dentro da equipe do projeto e com a gerência.

O processo QFD tende a variar de profissional para profissional. Em todos os casos, no entanto, o trabalho bem-sucedido do QFD requer uma avaliação precisa das necessidades do cliente. Isso começa com a coleta da voz dos clientes (VoCvoice of customer) e termina com a validação de suas necessidades.

Algumas variações do processo de obtenção da VoC estão incluídas na maioria das definições de QFD, Six Sigma, Design for Six Sigma (DFSS), Marketing for Six Sigma (MFSS), Six Sigma Process Design (SSPD) e Technology for Six Sigma (TFSS)” (Ficalora & Cohen, 2010).

HOQCasa da qualidade

Ficalora & Cohen (2010) definem o método de desdobramento da qualidade (QD citado por Cheng & de Melo Filho, 2007) de matrizes de QFD e focam na primeira matriz, chamada de casa da qualidade (HOQ – house of quallity). Isso porque, a representação esquemática desta ferramenta assemelha-se ao esboço de uma casa.

Veja a definição de “House of Quality”.

A próxima figura procura conciliar e ilustra os termos e alguns sinônimos relacionados com a gestão da inovação e com a casa de qualidade (HOQ- house of quality) do QFD (quality function deployment).

Figura 1137: termos relacionados com inovação e com a casa de qualidade (HOQ- house of quality) do QFD (quality function deployment) – clique na figura para abrir em outra aba


Cheng, L. C., & de Melo Filho, L. D. R. (2007). QFD: desdobramento da função qualidade na gestão de desenvolvimento de produtos. Editora Blucher.

Ficalora, J. P. & Cohen, L. (2010). Quality function deployment and six sigma: A QFD handbook. Pearson Education, 2nd edition.

« retornar para home do glossário
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }