“É um tipo de Inovação realizada pela organização que é intencional e pode fornecer novas plataformas de crescimento por meio de um grande impacto no mercado. Seu objetivo é criar novos negócios para a empresa, não apenas um novo produto dentro de uma plataforma atual. […] Isso significa que qualquer iniciativa de inovação estratégica provavelmente criará mudanças dentro do mercado, usará tecnologia inovadora ou novas combinações de tecnologia, acessará recursos e conhecimentos que a empresa pode não ter e, muito provavelmente, perturbará a ordem organizacional de uma forma ou de outra” (O’Connor, Corbett & Peters, 2018).
O’Connor, Corbett & Peters (2018) propuseram um continuum entre os dois extremos, como ilustra a próxima figura. Neste continuum, a inovação estratégica abrange todos os outros termos que se diferenciavam da inovação incremental e do desenvolvimento de produtos.
Figura 1166: tipos de inovação ao longo de um espectro de incerteza
Fonte: adaptado de O’Connor, Corbett & Peters (2018)
Comentários
Na tentativa de sempre contrapor um tipo de inovação à inovação incremental, os autores já tinham utilizado os seguintes termos:
- inovação radical, para mostrar o grau de mudança no mercado e nas empresas.
- inovação de mudança de jogo (game changing), transformacional e breakthrough para indicar graus de mudança entre o incremental e o radical
O’Connor, Corbett & Peters (2018) afirmam que “O que sabemos sobre qualquer um desses tipos de inovação no extremo direito do continuum é que eles precisam ser gerenciados de maneira diferente do desenvolvimento de novos produtos, devido ao alto grau de incerteza em tantas dimensões que as inovações revolucionárias enfrentam ao longo de seu desenvolvimento. Isso requer uma abordagem de gestão completamente diferente daquela que executa com uma mentalidade de excelência operacional.”
O termo usual em inglês é “new product development”, cuja tradução literal é “desenvolvimento de novos produtos”. No entanto, consideramos que o termo “novo” é redundante, porque não imaginamos o desenvolvimento de um produto que não seja novo, mesmo que ele seja um desenvolvimento incremental. |
Os autores ainda afirmam que o termo ‘radical’ intimidava as pessoas, não apenas por causa das interpretações políticas não intencionais dele, mas por causa do nível extremo de mudança que ele representava. De fato, a inovação radical é uma ocorrência rara. No entanto, gerenciar elevados níveis de novidade com diferentes graus de incerteza não é tão raro. É necessário para as empresas sobreviverem.”
Como já apresentado na seção “Fatores contextuais e tipos de inovação” do capítulo “O que é inovação”, para o objetivo de customizar as abordagens, métodos e ferramentas (selecionar, implantar e aplicar práticas de inovação alinhadas com as iniciativas / projetos de inovação) de inovação, precisamos definir outros atributos para definir um tipo de inovação, tais como, objeto de inovação, grau de novidade, grau de complexidade, modularidade, grau de urgência e impacto ambiental, social e econômico.
Ou seja, dividir este amplo espectro entre inovação radical e desenvolvimento de produtos versus inovação estratégica é uma proposta simplista. Leia mais em “Objetivos de uso de uma tipologia de inovação”. Além disso, o desenvolvimento de produtos não é equivalente ao stage-gate ©. Há modelos de desenvolvimento de produtos para diversos tipos de inovação. |
O’Connor, G. C., Corbett, A. C., & Peters, L. S. (2018). Beyond the champion: institutionalizing innovation through people. Stanford University Press.
« retornar para home do glossário