Glossário: Gestão da inovação

« retornar para home do glossário

Inclui as atividades de planejar, governar e controlar os recursos utilizados para inovação em uma organização. Tanto os recursos internos como os externos (OECD/Eurostat 2018).

A gestão da inovação organiza e conduz todas as atividades a partir de uma ideia até chegar a uma inovação (resultado) de sucesso (Ottosson, 2019). 

O livro de Tidd & Bessant (2021) é um clássico sobre a gestão de inovação e não apresenta uma definição formal do termo “gestão da inovação”.

Nós extraímos do seu capítulo 1,  “Innovation – What It Is and Why It Matters”, a seguinte definição, com base na nossa interpretação do conteúdo deste capítulo:

Gestão da Inovação é o processo sistemático e deliberado de organizar, coordenar e viabilizar atividades de inovação, por meio de mecanismos habilitadores, direcionamento estratégico, cultura organizacional, aprendizado contínuo e interação com o ambiente externo, com o objetivo de transformar ideias em valor.

E baseado no capítulo 3, “Innovation as a Core Business Process”: 

Gestão da inovação é a capacidade dinâmica de explorar e coevoluir sob condições de alta incerteza, exigindo atualização e adaptação contínuas diante de mudanças nos mercados, tecnologias, concorrência e regulamentações.

Gestão da inovação é a coordenação estruturada de todas as atividades envolvidas no processo de geração de ideias, desenvolvimento tecnológico, manufatura e marketing de um novo ou aprimorado produto, processo ou equipamento. (Trott, 2017)

Esta última definição foi elaborada com base na descrição de inovação apresentada por Paul Trott (2017), segundo a qual “A inovação é a gestão de todas as atividades envolvidas no processo de geração de ideias, desenvolvimento de tecnologia, fabricação e marketing de um novo produto ou processo de fabricação ou equipamento” (que é uma das definições de inovação que colocamos no glossário).

Embora a formulação original defina o conceito de inovação, entende-se que, ao caracterizá-la como um processo de gestão, Trott oferece os elementos conceituais fundamentais para definirmos a gestão da inovação — isto é, o conjunto de práticas responsáveis por orquestrar sistematicamente esse processo.

Gestão da Inovação Tecnológica (MTI – Management of Technological Innovation)) refere-se ao esforço coordenado da gestão para criar e entregar valor por meio de estratégias de inovação, atividades de P&D, inovações em produtos, serviços, processos e operações, e sua comercialização — tudo isso inserido em redes e comunidades de inovação. (Dodgson et al., 2008)

A definição anterior é uma síntese com base na forma como os autores descrevem o escopo e a importância da MTI ao longo do capítulo 1. Embora não apresentada como definição formal isolada, a formulação reúne as principais dimensões envolvidas na gestão da inovação tecnológica.

“Gestão da inovação refere-se ao gerenciamento de todas as atividades necessárias para “introduzir algo novo”, o que na prática significa atividades como gerar ideias, desenvolvê-las, priorizá-las e implementá-las, bem como colocá-las em prática — por exemplo, lançando novos produtos ou introduzindo novos processos internos.” (Nieminen, 2023)

“Gestão da inovação refere-se ao processo de gerar e introduzir novas ideias e desenvolver o negócio de alguma forma.” (Nieminen, 2023)

“A gestão da inovação é o gerenciamento dos processos necessários para que ideias sejam geradas, testadas e colocadas em prática, produzindo resultados para o negócio. A gestão da inovação é a responsável por promover práticas inovadoras nas empresas, um trabalho que inclui o planejamento, organização e gerenciamento de métodos e ferramentas.” (Sebrae, 2023)

Em resumo, a gestão da inovação tem três objetivos principais  (Sebrae, 2023):

  • Pensar, desenvolver, testar, validar e ofertar novos produtos com foco na inovação;
  • Adotar novos processos internos ou aperfeiçoar os existentes, buscando maior qualidade, agilidade e otimização dos recursos;
  • Fortalecer a cultura tornando-a mais inovadora e preparada para as exigências do mercado.

“A gestão da inovação é a estruturação sistêmica de um processo de inovação sólido e contínuo, onde as ideias e projetos geram valor ao negócio. Este processo segue um fluxo com etapas bem definidas.” (AEVO, 2023)

“Gestão da inovação é o conjunto de processos que alavanca o fator de inovação em uma empresa, como a promoção interna de novas tecnologias para apoiar as operações e suas respectivas implementações.” (FIA, 2023)

Gestão da inovação é uma disciplina empresarial que visa impulsionar um processo ou cultura de inovação repetível e sustentável dentro de uma organização. As iniciativas de gestão da inovação focam em mudanças disruptivas ou incrementais que transformam significativamente o negócio (Gartner, n.d.).

“Gestão da inovação é o processo de gerenciar o procedimento de inovação de uma organização, desde a fase inicial de ideação até sua implementação bem-sucedida. Ela abrange as decisões, atividades e práticas de conceber e implementar uma estratégia de inovação.” (TechTarget, n.d.)


A proposta de definição de gestão da inovação da flexM4I é:

A gestão da inovação é uma disciplina empresarial orientada pelas estratégias e objetivos da empresa, considerando seu contexto e sendo administrada pela governança da inovação. Tem como finalidade  entregar valor aos stakeholders a partir de ideias, oportunidades, desafios e outras entradas de inovação advindas de diversas fontes de inovação. Utilizando as capabilidades da empresa, essa disciplina é responsável por orquestrar a criação ou mudança, implementação e monitoramento de novas ofertas (produtos e/ou serviços), novos negócios e novas capabilidades da empresa, incluindo as capabilidades de inovação. A gestão da inovação abrange todo o ciclo de vida da inovação e deve considerar a sustentabilidade como princípio orientador.

Em seguida apresentamos a mesma definição de forma estruturada

A gestão da inovação,

– é orientada pelas estratégias e objetivos da empresa;
– considera o seu contexto;
– é administrada pela governança da inovação;
– visa entregar valor aos stakeholders;
– parte de ideias, oportunidades, desafios e outras entradas de inovação advindas de diversas fontes;
– utiliza  as capabilidades da empresa;

– é responsável por orquestrar a criação/mudança, implementação e monitoramento de:

  • novas ofertas (produtos e/ou serviços)
  • novos negócios
  • novas capabilidades da empresa, incluindo as de inovação

–  abrange todo o ciclo de vida; e
– deve considerar a sustentabilidade.

Acesse a seção “Definição da gestão da inovação” para conhecer o detalhamento de todas as partes desta definição.


AEVO. (2023). Gestão da inovação: o que é, qual o papel e os 4 pilares. Disponível em:  https://blog.aevo.com.br/gestao-da-inovacao/ Recuperado em: 10/04/2025

Dodgson, M., Gann, D., & Salter, A. (2008). The Management of Technological Innovation: Strategy and Practice. Oxford University Press.

FIA. (2023). Gestão da inovação: o que é, objetivo e estratégias para adotar nas empresas. Disponível em:  https://fia.com.br/blog/gestao-da-inovacao/ Recuperado em: 10/04/2025

Gartner. (n.d.). Innovation Management. Disponível em: https://www.gartner.com/en/information-technology/glossary/innovation-management Recuperado em: 10/04/2025

Nieminen, J. (2023). Innovation Management – The Ultimate Guide. Disponível em: https://www.viima.com/blog/innovation-management Recuperado em: 10/04/2025

OECD/Eurostat. (2018). Oslo Manual 2018: Guidelines for Collecting, Reporting and Using Data on Innovation. Organisation for Economic Co-operation and Development Statistical Office of the European Communities.OECD.

Ottosson, S. (2019). Developing and Managing Innovation in a Fast Changing and Complex World. Springer Books.

Sebrae. (2023). Gestão da inovação na prática. https://sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Arquivos/ebook_sebrae_gestao-da-inovacao.pdf  e-boook Recuperado em: 10/04/2025 

TechTarget. (n.d.). Innovation management. Disponível em:  https://www.techtarget.com/searchcio/definition/innovation-management Recuperado em: 10/04/2025

Tidd, J.; Bessant, J. R. (2021). Managing innovation: integrating technological, market and organizational change. 7ª ed. John Wiley & Sons

Trott, P. (2017). Innovation management and new product development. Pearson education.

« retornar para home do glossário
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }