A definição síntese de excelência operacional da flexM4i baseada nas definições e publicações originais citadas no final é:
“Excelência operacional busca o aumento da produtividade, a diminuição de custos e o atingimento da qualidade, sustentada por práticas de melhoria contínua e uma cultura organizacional focada em eficiência e eficácia.”
“Excelência operacional pode ser definida como a busca contínua de uma organização por desempenho superior em suas operações, visando entregar produtos e serviços com alta confiabilidade, a preços competitivos, e com o mínimo de dificuldade ou inconveniência para os clientes. Ela envolve a aplicação de práticas baseadas em teorias de melhoria contínua, como Lean, TQM e Six Sigma, com o objetivo de otimizar processos, reduzir desperdícios e maximizar o valor entregue aos clientes, tudo isso sustentado por uma cultura organizacional focada em qualidade e inovação” (Found et al., 2018).
A definição acima sintetiza o artigo de Found et al. (2018), que no início afirma que:
|
“Por excelência operacional, entendemos fornecer aos clientes produtos ou serviços confiáveis, a preços competitivos e entregues com o mínimo de dificuldade ou inconveniência” (Treacy & Wiersema, 1993).
“O termo excelência operacional descreve uma abordagem estratégica específica para a produção e entrega de produtos e serviços. O objetivo de uma empresa que segue essa estratégia é liderar sua indústria em termos de preço e conveniência. Empresas que buscam excelência operacional são incansáveis na busca de maneiras de minimizar custos gerais, eliminar etapas intermediárias de produção, reduzir custos de transação e outros custos de “atrito”, e otimizar processos de negócios através de fronteiras funcionais e organizacionais. Elas se concentram em entregar seus produtos ou serviços aos clientes a preços competitivos e com o mínimo de inconveniência. Como constroem seus negócios inteiros em torno desses objetivos, essas organizações não se parecem ou operam como outras” (Treacy & Wiersema, 1993).
A transformação digital e a excelência operacional
A transformação digital desempenha um papel importante na busca pela excelência operacional em plantas de manufatura focadas na produção, onde o design é realizado em outras unidades. Isso é especialmente relevante para empresas instaladas em países como o Brasil, nas quais as unidades de design das ofertas estão no exterior, particularmente no setor de commodities. Ao adotar tecnologias avançadas e automação, essas empresas podem aprimorar sua excelência operacional, aumentando a produtividade, reduzindo custos e garantindo qualidade, mesmo em um contexto de operações globalizadas. Nesses casos, a inovação não está no produto, serviços ou novos modelos de negócios; o foco está nos processos produtivos. |
Found, Pauline, Lahy, Andy, Williams, Sharon, Hu, Qing, and Mason, Robert (2018). Towards a theory of operational excellence. Total Quality Management and Business Excellence, 29(9-10), pp. 1012-1024. https://doi.org/10.1080/14783363.2018.1486544
Treacy, M., & Wiersema, F. (1993). Customer Intimacy and Other Value Disciplines. Harvard Business Review, Fall.
« retornar para home do glossário