O Design for maintainability visa projetar (design) produtos com características que minimizem os esforços futuros de manutenção necessários para manter o produto em boas condições (Mulder et al., 2012).
Design for maintainability é projetar (design) produtos que possuam uma mantenabilidade intrínseca e incorporada ao seu design. Isso porque, um objetivo principal no design de um sistema para obter a viabilidade operacional é garantir que o sistema esteja disponível e operando de maneira eficaz e eficiente, para cumprir o(s) seu(s) objetivo(s). Essa disponibilidade depende de dois fatores (Blanchard & Fabrycky, 2014):
- a confiabilidade inerente do sistema aplicável e,
- a capacidade de manutenção (mantenabilidade)- ou a capacidade desse sistema de ser mantido e/ou reparado (em caso de falha) e devolvido para atender com rapidez e eficiência.
“A mantenabilidade é a contrapartida da confiabilidade. Ambos os parâmetros, dependentes do projeto (design), têm a ver com a continuação da operação e do serviço esperado de um sistema (Blanchard & Fabrycky, 2014). |
Também é denominado de “design for maintenance” ou “design for maintenance and repair”.
Em português utilizamos o termo “design para mantenabilidade ou manutenibilidade” ou “projeto para mantenabilidade ou manutenibilidade”, “projeto para manutenção” ou “projeto para manutenção e reparo”.
A sigla usual para representar essa prática é DfMn (para se diferenciar da sigla DfM ou DFM – design for manufacturing).
Leia mais:
|
Blanchard, B. S. & Fabrycky, W. J. (2014). Systems engineering and analysis Pearson Education Limited. Essex.
Mulder, W., Blok, J., Hoekstra, S., & Kokkeler, F. (2012). Design for maintenance: guidelines to enhance maintainability, reliability and supportability of industrial products. University of Twente.
« retornar para home do glossário