Glossário: Design for manufacturing

« retornar para home do glossário

Design for manufacturing (DFM) é uma prática da engenharia de projetar (design) produtos de forma que sejam fáceis de fabricar / manufaturar. Também é conhecido como design for manufacture ou manufacturability. Em português é traduzido como design para manufatura.

O conceito de DFM existe em quase todas as disciplinas de engenharia, mas a implementação difere amplamente dependendo da tecnologia de fabricação. DFM descreve o processo de projeto ou engenharia de um produto a fim de facilitar o processo de fabricação e reduzir seus custos de fabricação. O DFM permite que problemas potenciais sejam corrigidos na fase de projeto, que é o momento menos dispendioso para resolvê-los. Outros fatores podem afetar a capacidade de fabricação, como o tipo de matéria-prima, a forma da matéria-prima, as tolerâncias dimensionais e o processamento secundário, como o acabamento (Wikipedia contributors, 2023),.

Dependendo dos vários tipos de processos de fabricação, existem diretrizes definidas para práticas de DFM. Estas diretrizes do DFM ajudam a definir com precisão diversas tolerâncias, regras e verificações comuns de fabricação relacionadas ao DFM (Wikipedia contributors, 2023).

Veja na wikipedia citada, exemplos de DFM para processos de fabricação específicos.

Os 11 princípios genéricos do DFM são (Carter, 2023):

  1. reduzir o número de componentes 
  2. design modular
  3. utilizar componentes padronizados
  4. projetar peças de multi-funcionais
  5. projetar peças de multi-uso
  6. projetar (design) para facilitar a fabricação
  7. selecionar materiais que sejam simples de manufaturar sem perder seu desempenho
  8. preocupar-se com os impactos ambientais
  9. minimizar manipulações de material (automatizar o processo)
  10. atender as regulamentações de cada setor
  11. praticar a melhoria contínua
Esses princípios de DFM podem ser considerados de DFMA, pois o autor considerou o conceito mais amplo da manufatura (M), que engloba a montagem (assembly). Os 5 princípios iniciais listados são de design for assembly (DFA). Os princípios de 8 a 11 são bem amplos. Somente os princípios 6 e 7 são relacionados com o significado tradicional de manufatura (significado de fabricação). Esses dois princípios devem ser desdobrados em regras de design específicas para cada tipo de processo / empresa).  

Segundo Engelen (2020), as 9 regras básicas de DFM são:

  • DFM não é um tempero: considere o DFM durante as fases de definição da arquitetura do produto no design
  • Use componentes prontos para uso sempre que possível
  • Ninguém supera a China em peças personalizadas
  • Da montagem final perto de seus fornecedores
  • Envolva os principais fornecedores no início do projeto
  • Encontre uma fábrica do tamanho certo
  • Não confie em uma fábrica priorizando o trabalho de design
  • Proteja a sua propriedade intelectual, mas não se preocupe demais
  • Aumente o volume de produção paulatinamente
Acesse o link do artigo para ler mais sobre cada uma dessas regras básicas.

Regras de DFM devem ser específicas para cada tipo de processo e empresa

Exemplos:

O DFM está geralmente associado ao DFMA (design for manufacturing and assembly)


Carter, C. (2023). 11 Key Principles of Design for Manufacturing What Is Design for Manufacturing. Disponível em: https://www.mpofcinci.com/blog/design-for-manufacturing/ Acesso em: 3 de outubro de 2023.

Wikipedia contributors. (2023, August 26). Design for manufacturability. In Wikipedia, The Free Encyclopedia. Disponível em: https://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Design_for_manufacturability&oldid=1172306087 Acesso em: 3 de outubro 2023

« retornar para home do glossário
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }