Glossário: Mantenabilidade

« retornar para home do glossário

“A mantenabilidade (também conhecido como manutenibilidade) é a capacidade de um item ser mantido ou recolocado em condições de executar suas funções requeridas, sob condições de uso especificadas, quando a manutenção é executada sob condições determinadas e mediante procedimentos e meios prescritos” (ABNT, 1994). 

“A mantenabilidade é um objetivo muito importante de um sistema ao executar suas funções de acordo com os requisitos do sistema para atingir seus objetivos. A mantenabilidade pode ser algo diferente para pessoas diferentes” (Gullo & Dixon, 2021).

Segundo Blanchard & Fabrycky, 2014, a mantenabilidade é a habilidade de um sistema de ser mantido, enquanto manutenção constitui uma série de ações para restaurar ou reter um sistema do seu estado operacional efetivo. Mantenabilidade é um parâmetro dependente do design do sistema, ou seja, é uma característica do design, que pode ser expressa em termos de:

  • tempo (duração) de manutenção;
  • frequência de manutenção;
  • esforço (horas-homem) de manutenção e
  • custo de manutenção.

“Os requisitos de mantenabilidade devem ser especificados não apenas para os principais elementos de um sistema relacionados à missão, mas também para os vários elementos da infraestrutura de apoio logístico e de manutenção” (Blanchard & Fabrycky, 2014).

“A mantenabilidade precisa ser intrínseca e incorporada ao design de um sistema.
A mantenabilidade é a contrapartida da confiabilidade. Ambos os parâmetros, dependentes do projeto (design), têm a ver com a continuação da operação e do serviço esperado de um sistema” (Blanchard & Fabrycky, 2014).

A mantenabilidade pode ser expressa como um processo para desenvolver métodos e técnicas para realizar a manutenção de sistemas e equipamentos em aplicações de campo. A mantenabilidade é composta por características de design qualitativas e quantitativas (Gullo & Dixon, 2021):

  • características qualitativas: mantenabilidade é a disciplina de engenharia que se concentra no desempenho da manutenção do sistema que está sendo projetado, integrado com pessoal de manutenção com habilidades e treinamento especializados que utilizam procedimentos de manutenção prescritos e equipamentos de suporte em cada um dos níveis de reparo designados.
  • características quantitativas: a mantenabilidade é uma função do projeto (design) baseada no tempo que maximiza a simplicidade e ganha economia de recursos para restaurar a operação do sistema a uma condição especificada após a perda de desempenho crítico do sistema. A mantenabilidade é uma métrica que orienta o design do sistema no sentido de diminuir o tempo de inatividade do sistema e minimizar o tempo para restaurar a operação completa de um sistema complexo após uma falha do sistema.
Leia mais na seção “Design for maintainability”.

Na área de engenharia de software (ISO/IEC 9126, 2022)

Mantenabilidade é a capacidade (ou facilidade) do produto de software ser modificado, incluindo tanto as melhorias ou extensões de funcionalidade quanto às correções de defeitos, falhas ou erros.

Suas subcaracterísticas são:

  • Analisabilidade identifica a facilidade em se diagnosticar eventuais problemas e identificar as causas das deficiências ou falhas;
  • Modificabilidade caracteriza a facilidade com que o comportamento do software pode ser modificado;
  • Estabilidade avalia a capacidade do software de evitar efeitos colaterais decorrentes de modificações introduzidas;
  • Testabilidade representa a capacidade de se testar o sistema modificado, tanto quanto as novas funcionalidades quanto as não afetadas diretamente pela modificação;
  • Conformidade: Capacidade do produto de software de estar de acordo com normas, convenções, guias de estilo ou regulamentações relacionadas à manutenibilidade

ABNT (1994). NBR 5462 Confiabilidade e Mantenabilidade.

Blanchard, B. S. & Fabrycky, W. J. (2014). Systems engineering and analysis Pearson Education Limited. Essex.

Gullo, L. J., & Dixon, J. (Eds.). (2021). Design for Maintainability. John Wiley & Sons.

ISO/IEC 9126 (2022). In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=ISO/IEC_9126&oldid=64867232. Acesso em: 7 dez. 2023.

NBR ISO/IEC 9126-1 (2003) Engenharia de software – Qualidade de produto – Parte 1: Modelo de qualidade. 2003.

« retornar para home do glossário
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }