“Define processos primários, de suporte e gerenciamento de uma organização, bem como a correlação desses processos a fluxos de trabalho e atividades necessários para a entrega de um produto ou serviço. Também define o inter-relacionamento entre processos e o relacionamento de processos com clientes e partes interessadas” (ABPMP, 2013).
Conheça as seguintes definições: – processo primário (ou ponta-a-ponta) – processo de apoio – processo de gerenciamento |
Arquitetura de processos versus arquitetura de processos de negócio
Essas duas arquiteturas se confundem e, geralmente, são tratadas como sinônimos. Explicamos a seguir como podemos diferenciá-las.
Como a definição de processo é bem genérica (transforma input em output), a arquitetura de processos também é ampla. Uma arquitetura de processos, mostra a relação entre qualquer tipo de processo em qualquer nível de detalhamento, ou seja, ela pode representar os processos de negócio e outros processos mais detalhados.
Por exemplo, o processo de vendas é amplo e pode ser considerado um processo de negócio (principal ou ponta-a-ponta). Mas em um desenho de inter-relação entre os processos, uma empresa pode desejar explicitar o processo de emissão de notas fiscais, que na verdade é um subprocesso ou atividade do processo de vendas. Não está errado (não existe certo ou errado nessa questão). Neste desenho (modelo), a empresa deseja enfatizar a importância da emissão de notas fiscais e atribuir a responsabilidade para um determinado departamento. É um tipo de representação (modelo) que encontramos em manuais de processos da ISO 9000.
O processo de emissão de notas fiscais do exemplo acima, pode ser considerado um fluxo de trabalho (workflow) ou atividade destacados na definição colocada anteriormente de arquitetura de processos. |
Se quando você construir uma arquitetura de processos, você estiver considerando somente os processos de negócio, você estará desenhando uma arquitetura de processos de negócio (BPA), que definimos em um outro verbete deste glossário.
Utilize o termo mais alinhado com a cultura da sua empresa.
Para o gerenciamento de processos de negócio (BPM), o importante é possuir uma arquitetura dos processos de negócio para representar a cadeia de valor da empresa.
Conheça as seguintes definições complementares: – processo – processo de negócio – arquitetura de processos de negócio (BPA) |
ABPMP (2013). CBOK v3.0 – Guide to the Business Process Management Common Body of Knowledge. 3. ed. Indiana: Association of Business Process Management Professionals. Disponível em: www.abpmp.org.
« retornar para home do glossário