Casos de inovação
Os casos apresentados devem servir de inspiração para sua jornada de inovação
Se você se interessar, veja abaixo os tipos de casos de inovação que apresentamos e as possíveis fontes de onde retiramos informações sobre os casos.
Tipos de casos de inovação (clique aqui)
Os seguintes tipos de casos serão apresentados:
- caso de uma empresa inovadora: descrição de características da empresa, que a tornam uma empresa inovadora e pode servir de inspiração e referência (benchmarking) para iniciativas de inovação. Algumas descrições são mais extensas e outras bem curtas.
- caso específico de uma inovação em uma empresa: pode estar inserido, relacionado ou não com casos do tipo anterior. O foco aqui é na solução (inovação = resultado).
- caso de transformação: descrição de uma situação anterior da empresa (e possíveis problemas); o que foi realizado (inovação = ação); e a situação posterior (com resultados quantitativos se estiverem disponíveis).
- caso didático ilustrativo de um conceito da teoria ou de uma prática (metodologia, processo, técnica, instrução, método ou ferramenta de inovação)
Fontes dos casos (clique aqui)
- Iremos retirar os casos de publicações de diversos tipos, tais como: artigos, web, teses, dissertações etc (sempre indicando a fonte original).
- Quando o caso for baseado em experiências dos autores, iremos referenciar as fontes pessoais e a empresa (quando a empresa permitir). Se ela não permitir a divulgação do caso, iremos neutralizar a descrição e só publicaremos aquilo que as pessoas da empresa permitirem.
- Quando o caso for baseado em uma publicação de fácil acesso, só será apresentado o resumo do caso, pois você poderá acessar a descrição completa na publicação referenciada.
- Alguns casos didáticos foram criados por nós para ilustrar a aplicação de uma prática.
Pay-per-Lux – Product Service System para iluminação
PSS orientado a resultados desenvolvido pela Philips, na qual o cliente (empresa) contrata luminosidade por m^2. Portanto a Philips responsabiliza-se por toda a instalação e manutenção da luz ambiente, levando-a a priorizar luz natural e otimizar o layout de iluminação diminuindo seus gastos unitários em lâmpadas e luminárias, assim como o gasto com energia e consequentemente reduzindo o impacto ambiental.
Portobello, revestimentos com arte, design, história, qualidade, diferenciação e excelência tecnológica
A Portobello inova em várias frentes para oferecer mais do que produtos cerâmicos de alta qualidade tecnológica e diferenciados, com inspiração na arte, estética, história e design.
Rolls Royce Total Care – Pacote de manutenção para turbinas de avião
Pacote de serviços de manutenção disponível para companhias aéreas clientes da Rolls Royce, as quais adquirem as turbinas e pagam a manutenção destas através das horas de voo.
Tesla – Ideias inovadoras revolucionárias
Esse caso tem como objetivo explorar diversas práticas e soluções inovadoras da Tesla, buscando demonstrar como uma empresa, em menos de 18 anos de existência, abalou setores tradicionais do mercado mundial, tornando-se um modelo energético futurista, indo além da mobilidade.
Uber – Plataforma mediadora pra transportes urbanos
Modelo de negócios baseado na venda de experiências (transporte), caracterizado por uma plataforma mediadora (aplicativo) entre clientes e motoristas. Obteve grande sucesso e teve sua proposição de valor adaptada para diversos outros setores, tornando-se mundialmente conhecida.
Ultrasound as a Service
Este é um storyboard que mostra um caso didático de aplicação da metodologia de servitização da flexM4I.
Unpacked Stores – Varejistas que não utilizam embalagens plásticas
Movimento presente na Europa, onde diversas lojas varejistas aboliram a utilização de embalagens plásticas.
Viaduto de Millau – Parceria entre setor público e privado
Parceria realizada entre o setor público e privado (PPP) para construção civil, onde a empresa é responsável pela construção e operação do viaduto
Zipcar – Assinatura de uso de carros
Caso que retrata a aplicação do conceito ”shared economy” (ou economia do compartilhamento) para o mercado de automóveis. Para realizar tal compartilhamento, clientes utilizam planos de assinatura, atrelados à cartões magnéticos ou aplicativos de celular, com os quais podem alugar veículos espalhados pela cidade, em estacionamentos específicos, de maneira dinâmica.